Gestão de conflitos em empresas familiares: 6 dicas de como lidar com esse tipo de situação

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Gestão de conflitos em empresas familiares

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Geralmente, um conflito ocorre quando não há convergência de ideias e interesses. No contexto organizacional, eles são praticamente inevitáveis, tendo em vista que se trata de um ambiente com pessoas que apresentam posicionamentos, bagagens e perspectivas diferentes.

E no caso de empresas familiares, os conflitos são um tópico ainda mais delicado.

Talvez isso se deve ao fato de que, nesse tipo de empresa, é comum haver mais informalidade nas relações entre os membros da mesma família que trabalham no negócio. Além, é claro,  da dificuldade em separar o lado pessoal do profissional.

Seja como for, fato é que os conflitos são um dos principais motivos que impedem a sobrevivência de empresas familiares que, apesar de representarem quase 90% das empresas brasileiras, dificilmente conseguem chegar à terceira geração (5% apenas).

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo para explicar o que é e como fazer uma boa gestão de conflitos em empresas familiares.

Continue a leitura e confira nas próximas linhas 6 dicas que vão te ajudar a prevenir e resolver situações conflituosas em uma empresa familiar:

  • Alinhe expectativas;
  • Tenha um estrutura hierárquica bem definida;
  • Preze pelo profissionalismo no ambiente organizacional;
  • Estabeleça critérios claros para a contratação de familiares;
  • Combata o autoritarismo das lideranças;
  • Promova uma comunicação interna clara e eficiente.

Leia também: Filmes sobre gestão de conflitos: 7 dicas com lições importantes para seu negócio

O que é gestão de conflitos?

A gestão de conflitos se resume a um conjunto de ações que são tomadas no sentido de solucionar situações de discordância já instauradas e evitar que outras venham a surgir no futuro.

Na gestão de conflitos, busca-se entender os lados divergentes e encontrar um meio termo que seja bom para todos os envolvidos.

O objetivo é mediar e resolver impasses, por meio de negociação, a fim de reduzir ao máximos as consequências que o conflito em questão pode trazer.

Leia mais: O que é gestão de conflitos, principais benefícios para a sua empresa e 8 dicas de como colocar em prática

6 dicas de como promover uma boa gestão de conflitos em empresas familiares

A gestão de conflitos em empresas familiares apresenta certas particularidades.

Uma delas é o fato de que, na maioria das vezes, as pessoas que trabalham nesse tipo de empresa já possuem um histórico pessoal, que exerce forte influência em situações conflituosas.

Tendo isso em vista, confira a seguir 6 dicas valiosas de como promover uma eficiente gestão de conflitos em empresas familiares.

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1 – Alinhe expectativas

Muitos conflitos são gerados devido à falta de alinhamento das expectativas entre os sócios familiares.

Portanto, é importante manter alinhadas as expectativas individuais de cada familiar e os objetivos estratégicos da organização.

Este post pode ajudar você: Reunião de metas: 8 passos para discutir resultados e alinhar expectativas

Uma maneira prática e objetiva de alinhar expectativas é por meio de feedbacks, assim, estabeleça essa prática em sua empresa, veja como:

2 – Tenha um estrutura hierárquica bem definida

Em empresas familiares, as linhas que traçam os limites hierárquicos podem facilmente ficar nebulosas.

Sendo assim, defina um organograma da estrutura organizacional da empresa para delimitar a posição hierárquica de cada sócio familiar e suas respectivas responsabilidades.

3 – Preze pelo profissionalismo no ambiente organizacional

O ambiente de trabalho em uma empresa familiar deve o mais profissional possível.

Questões pessoais devem ser deixadas de lado, preservando os interesses da organização como um todo.

4 – Estabeleça critérios claros para a contratação de familiares

Em uma empresa familiar, muitos dos conflitos são gerados devido à contratação de familiares.

Por quê?

Porque há casos em que não são devidamente qualificados para exercerem as funções do cargo que ocupam. Assim, causam ressentimentos em alguns colaboradores que não são da família.

Portanto, é imprescindível para a gestão de conflitos estabelecer critérios que deverão ser seguido à risca sempre que houver necessidade de compor o quadro de funcionários.

Veja também: 5 indicadores de recrutamento e seleção valiosos para o RH achar os melhores talentos

Um plano de carreira claro e transparente pode ajudar muito, nessa hora, por isso, confira este vídeo:

5 – Combata o autoritarismo das lideranças

Especialmente em empresas familiares comandadas por um patriarca ou uma matriarca, é comum observar certo autoritarismo dessas figuras que ocupam posição de liderança.

Esse comportamento favorece a geração de conflitos e, por isso, precisa ser combatido.

6 – Promova uma comunicação interna clara e eficiente

Muitos conflitos poderiam ser evitados se houvesse uma boa comunicação entre as partes.

Partindo desse princípio, veja algumas boas práticas de comunicação interna:

  1. tenha uma boa estrutura de comunicação interna;
  2. estimule o diálogo;
  3. faça reuniões periódicas para que todos possam expressar suas ideias e pontos de vista sobre determinados assuntos;
  4. conte com uma equipe ou pessoa responsável pela comunicação interna.

Quando há uma comunicação clara entre colaboradores e sócios, fica mais fácil ir até a causa raiz dos problemas e encontrar soluções eficazes para as situações de conflito.

Além disso, evitam-se rumores e informações desencontradas.

Veja mais: Descubra agora os 7 melhores apps empresariais para melhorar a comunicação interna do seu negócio!

Existem alguma providências simples que podem melhorar muito a comunicação em seu empresa, aliás, selecionamos algumas deles, confira:

como se comunicar melhor no trabalho

Bom, o que achou das nossas 6 dicas de como promover uma boa gestão de conflitos em empresas familiares?

Se você trabalha como gestor ou é dono de uma empresa familiar, coloque em prática nossas recomendações e resolva as situações conflituosas com maturidade e profissionalismo.

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