Geração Millennials nas empresas: o que aprender com eles?

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Muitas vezes chamada de geração “Y”, a geração Millennials é a primeira a ter crescido com dispositivos tecnológicos desde pequenos.

E existem muitas outras caracterizações desta geração, nem todas complementares. São descritos às vezes como preguiçosos, egoístas, avessos ao trabalho árduo e “mimados”.

De fato, esta geração – com idades entre os 22 e os 38 anos a partir de 2019 – não é preguiçosa ou avessa ao trabalho. É uma geração que tem novas perspectivas sobre o trabalho e como ele é realizado.

Para as gerações mais velhas, isto pode ser frustrante, dado que valorizam um ambiente de trabalho estruturado e hierárquico, em que todos comparecem para trabalhar em determinada hora e ficam até o mais tarde possível para atender às exigências das suas responsabilidades (muitas vezes sacrificando a vida social e familiar).

Isso pode entrar em conflito direto com alguns dos valores da geração Millennials.

Conheça os principais valores da Geração Millennials:

  • Ver o local de trabalho como um ambiente igualitário, não hierárquico;
  • Valorizar horários flexíveis e oportunidades para trabalhar em home office;
  • Valorizar o uso da tecnologia;
  • Gostar de ser multitarefas, estar sempre conectados e aprender em qualquer lugar;
  • Valorizar suas atividades pessoais tanto quanto as do trabalho e não estar dispostos a sacrificar os seus estilos de vida devido a exigências do trabalho;
  • Estar dispostos a mudar de posição sempre que satisfizerem as suas necessidades e exigências. E esta disposição de “pular de emprego” custa aos empregadores cerca de $30,5 mil milhões por ano, segundo a Gallup.

Por que saber disso é importante?

Tudo isto é importante porque, até 2020, a geração Millennials irá compor 50% da força de trabalho global (em 2030 aumentará para 75%).

Assim, dado o fato de que as suas visões de trabalho e lealdade a uma organização estão em conflito direto com o status quo, existem alguns grandes desafios para os gestores das gerações mais antigas, que estão acostumados a funcionar de maneira muito diferente.

Como os Millennials impactam as organizações e o que fazer?

Existem vários aspectos da gestão que são afetados pelos novos valores de trabalho da geração Millennials.

1. Repensar o horário de trabalho, os prazos e a tomada de decisões

A gestão tradicional e as tarefas que ocorrem internamente funcionam da seguinte forma: a equipe se reúne, realiza reuniões e os colaboradores fornecem relatórios de progresso.

Questões são discutidas, são apresentados PowerPoints e/ou fluxogramas e os horários e prazos podem ser minimamente ajustados. Estas reuniões ocorrem numa base programada e são feitas pessoalmente.

A geração Millennials considera este modelo uma perda de tempo.

Eles esperam que as organizações para as quais trabalham se transformem digitalmente, de modo que todas as “coisas da reunião” possam ocorrer remotamente, através de videoconferências ou por mensagens.

2. Trabalho de equipe e colaboração

Essa é uma área em que a geração Millennials se destaca.

Eles valorizam o trabalho em equipe e colaboram uns com os outros. Estão dispostos a solicitar opiniões e conselhos, sem se preocupar com que os outros saibam que estão com um problema ou que existe algo que eles não compreendem.

Esta é uma mudança nas mentalidades tradicionais. Nessa estrutura, os membros da equipe tinham suas tarefas e concentravam-se em concluí-las individualmente.

Muitos colaboradores ficam preocupados em não transparecer perante outros, pois podem parecer incompetentes aos olhos dos colegas e superiores.

Então, o que faziam e muitos ainda continuam fazendo? Eles metem mãos à obra, passam longas horas trabalhando e lidam sozinhos com o estresse resultante disso.

A geração Millennials, no entanto, procura outros membros da equipe e até mesmo colegas fora do local de trabalho para obter informações, respostas e a ajuda que precisam.

O seu objetivo é conseguir que as tarefas sejam bem concluídas, mas o mais rápido possível, para que tenham tempo para as outras prioridades das suas vidas.

As organizações podem atender estas necessidades utilizando softwares e apps de gestão mais recentes, para que a comunicação seja instantânea.

Na gestão de projetos, por exemplo, eles facilitam a troca de ideias rápida, atualizações em tempo real, acesso a todos os membros da equipe, conversação de vídeo e muito mais.

A outra necessidade que esta transformação serve é óbvia, mas ainda não tão comum nas organizações: os membros da equipe conseguem trabalhar remotamente, de qualquer lugar.

3. Comunicação

A geração Millennials é ótima em comunicação, mas não no sentido tradicional. Eles não se envolvem tanto em conversas por e-mail.

Todos possuem apps para enviar mensagens a qualquer instante e não estão preocupados com a ortografia perfeita, a estrutura das frases etc.

Adicionalmente, são propensos a adicionar citações inspiradoras, desenhos/visuais informais e emojis nas suas conversas.

As organizações tradicionais e estruturadas que não fizeram as transformações digitais adequadas podem achar isto estranho, afinal, estão habituadas a relatórios de progresso formalizados, folhas de cálculo do Excel e coisas do gênero.

A geração Millennials está muito além disso. As organizações que pretendem manter o talento desta geração, portanto, devem adotar estes novos espaços de comunicação e formas de se comunicar.

4. Equilíbrio entre o trabalho e vida social

A geração Millennials está comprometida com os seus projetos de trabalho. E a maior parte da geração está disposta a trabalhar durante as horas de trabalho não tradicionais, desde que tenham tempo para outras prioridades.

Se alguém desta geração quiser ver o jogo de futebol do seu filho no meio da tarde, levará seu celular ou notebook e estará disponível para qualquer emergência. Irá trabalhar à noite ou ao fim de semana.

O seu objetivo é cumprir com os requisitos dos projetos, mas de acordo com a sua própria programação, e ser avaliado com base na conclusão dos mesmos e não de acordo com o tempo gasto.

O que as organizações podem aprender com eles?

1- Eles são a futura força de trabalho. Possuem uma maneira totalmente diferente de abordar o trabalho e não toleram trabalhar para organizações que não podem lidar com isso.

O dinheiro é menos importante do que outras prioridades, então oferecer mais dinheiro não irá funcionar. Além disso, eles não têm a lealdade que os trabalhadores mais velhos tinham.

2- Eles comem, bebem e respiram tecnologia, tanto no trabalho como nas suas vidas pessoais. Isto os torna poderosos contribuintes para o desenvolvimento de projetos, mas somente se a organização continuar a adotar a mais recente tecnologia e fizer as transformações digitais para a acomodar.

3- As organizações necessitam encontrar o equilíbrio entre satisfazer as necessidades das gerações mais velhas, que ainda são valiosas, e esta nova geração de trabalhadores em movimento cujos talentos devem ser aproveitados e mantidos. É um grande desafio.

4- A geração Millennials irá subir nas organizações para posições de liderança. Toda a tecnologia e o ambiente do local de trabalho devem ser atraentes, se quiserem que permaneça na organização. As empresas devem planejar esta inevitável evolução.

5- Eles querem as ferramentas, a liberdade e a independência para enfrentar os desafios do trabalho e querem comunicar e colaborar nos seus próprios termos. As organizações voltadas para o futuro devem se ajustar a isso.

6- A globalização também é um fator importante. À medida que as organizações abrem as suas asas, entram nos mercados globais e terceirizam parte do seu trabalho, será fundamental que os Millennials possam se comunicar com outros colegas ao redor do mundo.

Os serviços de tradução, como o The Word Point, que pode fornecer traduções imediatas de mensagens e outras colaborações, através das mais recentes ferramentas digitais, serão mais procurados do que nunca.

Conclusão

As organizações que não fizerem transformações digitais e não adotarem uma nova mudança mental de como o trabalho de projeto deve ocorrer vão acabar ficando muito atrás dos seus concorrentes.

A geração Millennials está assumindo a força de trabalho, e suas exigências por um ambiente com um ritmo de trabalho totalmente diferente não podem ser ignoradas.

Artigo escrito por Pauline, membra votante da Associação Americana de Tradutores e participante ativa do Conselho de Liderança de sua Divisão de Língua Portuguesa.

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