Criatividade coletiva: descubra o que é, como funciona, quais as principais vantagens e 4 dicas de como fazer na sua empresa

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Criatividade Coletiva

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O trabalho em equipe e a colaboração são aspectos que vêm sendo cada vez mais valorizados pelas organizações.

Com o mercado dinâmico e em constante transformação, torna-se notória a necessidade de compartilhar conhecimentos e experiências e incentivar a criatividade coletiva.

Por muito tempo, o conceito de criatividade era visto como uma característica individual, o que não deixa de ser verdade. Mas há também de se considerar a criatividade coletiva.

Para conceber uma ideia realmente inovadora e se destacar no mundo globalizado, é preciso reunir diferentes repertórios e raciocínios. E é a partir disso que surge a criatividade coletiva.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o processo de criação coletiva. Além disso, você também vai conferir quais as vantagens e como fazer a gestão para criatividade coletiva.

Leia também: Entenda como funciona a criatividade e inovação nas empresas e o que é preciso para estimular seu time

O que é criatividade coletiva nas empresas?

Podemos definir o que é criatividade coletiva como o processo em que diferentes mentes se unem para gerar ideias inovadoras e “fora da caixa”.

Aqui, abandona-se o conceito de que soluções criativas só são geradas na cabeça de um único indivíduo. Acredita-se no poder da coletividade e da soma de conhecimentos, experiências e repertórios para chegar a um produto autêntico.

Na criatividade coletiva, uma boa ideia deriva das boas ideias de outras pessoas que trabalham em conjunto.

Veja mais: Você sabe como conduzir um brainstorming? Confira 9 dicas que funcionam

DICA: Brainstorming

Uma das mais famosas técnicas de como gerar criatividade usando um time é o brainstorming?

Você conhece essa técnica? Basicamente ela faz o grupo de livrar de preconceitos e acetar ideias novas, sem criticá-las, para desenvolvê-las em grupo e encontrar novos caminhos.

Entenda tudo isso melhor neste vídeo:

Como funciona o processo de criação coletiva?

O processo de criação coletiva funciona a partir de interações entre pessoas que compõem uma mesma equipe.

Elas se reúnem e passam a realizar dinâmicas e processos na intenção de estimular a geração de ideias.

Existem diversos métodos para incentivar a criação coletiva. Um deles é o Design Thinking.

O objetivo dessa metodologia é empregar a empatia, observando as coisas e os problemas do ponto de vista das outras pessoas. Além disso, pratica-se a colaboração interdisciplinar.

As etapas do Design Thinking são:

  • Imersão
  • Análise
  • Ideação (brainstorming)
  • Prototipagem
  • Teste

Quais as vantagens da criatividade coletiva para o seu negócio?

Aderir à criatividade coletiva pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. A principal delas talvez seja a possibilidade de se atualizar e acompanhar as transformações do mercado.

Além disso, a criação em conjunto favorece o desenvolvimento de soluções realmente efetivas para os mais diferentes problemas que uma organização possa vir a enfrentar.

Confira a seguir as outras vantagens da criação coletiva:

  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do clima no ambiente de trabalho;
  • Descentralização do conhecimento;
  • Redução de falhas e refação;
  • Comunicação interna mais eficiente;
  • Agilidade na identificação e solução de problemas.

Veja também: 6 truques mentais para aumentar sua criatividade

4 dicas de como fazer gestão para criatividade coletiva

A criatividade pode sim se manifestar de maneira individual e resultar em ideias realmente muito boas. No entanto, quando esse processo ocorre individualmente, acaba-se limitando a criatividade ao próprio intelecto, deixando de lado a contribuição das ideias de outras pessoas.

Para evitar que isso aconteça, é necessário adotar algumas práticas de gestão voltada à criatividade coletiva. Veja a seguir as principais:

  1. Incentive seus colaboradores à ampliarem o repertório de experiência conhecimentos por meio de cursos, viagens, eventos etc.;
  2. Treine a capacidade associativa dos colaboradores para que eles possam fazer relações entre suas ideias e fazer conexões criativas;
  3. Deixe os colaboradores confortáveis para fazer questionamentos e desafiar o status quo;
  4. Dê espaço para experimentação de novas ideias.

Confira em nosso blog: Comportamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre a forma com que seus colaboradores se comportam e o impacto disso no desempenho da sua empresa

Linda Hill e a gestão para criatividade coletiva

A criatividade coletiva vem sendo defendida por diversos especialistas do mundo inteiro, incluindo Linda Hill.

A professora da Harvard Business School e diretora dos programas de lideranças da Universidade fez uma palestra em 2014 no TedX Cambridge, na qual falou sobre criatividade coletiva nas grandes empresas.

Linda Hill contou que, após uma pesquisa que ela fez em empresas de 7 países e que durou quase uma década, foi possível constatar que as noções convencionais de liderança precisam ser repensadas caso queira-se construir organizações com foco na inovação.

O experimento acompanhou vários gestores ao redor do mundo e descobriu a receita para ser um bom líder de equipe e ajudar todos os colaboradores a serem criativos em conjunto.

A palestra completa você confere no vídeo abaixo:

Mais dicas de vídeos para você: Filmes sobre gestão de pessoas para você se inspirar enquanto se diverte

Bom, agora que você já sabe mais sobre criatividade coletiva, que tal implementar esse conceito nas rotinas da sua empresa?

O STRATWS One é um software de gestão de desempenho empresarial que ajuda sua empresa a entender como está se saindo, acompanhar seus resultados e, assim, definir as maneiras mais criativas de melhorar.

Confira algumas de suas funcionalidades:
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;

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