Dissemine o conhecimento na sua empresa!

CONTEÚDO

CONTEÚDO

O crescente número de parcerias no contexto corporativo levou ao fortalecimento e à expansão da consciência de redes – de valores, conhecimento e abastecimento – resultando no que é conhecido como ‘sociedade em rede’. Os avanços em comunicação e tecnologia da informação fizeram surgir, recentemente, as ‘redes de informação’.

Este movimento transformou o ambiente corporativo e se tornou de relevância estratégica, constituindo uma fonte de diferenciação entre as empresas. A realidade do mundo dos negócios mostrou que a maior parte do valor dos produtos e serviços é gerada em redes e não mais individualmente, dentro dos limites de uma única organização. Desse modo, os agentes econômicos devem adaptar seu comportamento na busca por recursos compartilhados, dentre os quais o conhecimento se destaca como sendo capaz de gerar vantagens competitivas sustentáveis.

Estamos vivendo hoje a era do aprendizado, cuja base é o conhecimento. A maior parte do conteúdo acerca dos bens ofertados atualmente consiste na produção, distribuição e no processamento de conhecimento. Como o valor do conhecimento e da informação compartilhados aumentou significativamente, podemos dizer que as empresas que sobrevivem no mercado em esfera global o têm como principal recurso estratégico e, para manter a competitividade, apostam em aprendizado intenso e contínuo.

A habilidade de buscar novos aprendizados e conhecimento é essencial para o sucesso econômico das empresas na construção de novas competências estratégicas. No entanto, ao buscar novos insumos, devemos nos lembrar de trabalhar a capacidade de aprendizado, retendo novas informações, mas também a capacidade de esquecimento, abrindo mão de tudo que se tornou obsoleto e inadequado à nossa Estratégia.

Texto adaptado de material produzido por Guilherme Dornas.

Aqui na Siteware nós produzimos soluções que simplificam a Gestão do Conhecimento e a execução da sua Estratégia!

clareza da estrategia