Comunicação

Saiba mais sobre o mercado de aplicativos

Saiba mais sobre o mercado de aplicativos

Publicação : 28/10/2014

Por Siteware

5 min

mercado de aplicativos
mercado de aplicativos

O mercado de aplicativos para smartphones e tablets cresce a cada dia. Você sabe quais empresas estão por trás deles? O que é preciso entender para investir nesse mercado que promete revolucionar a vida das pessoas?

Pesquisas realizadas pela Conecta, Ibope e Win apontam que o brasileiro passa, em média, 84 minutos do dia usando tablets ou smartphones. E essa febre é, sem dúvida, mais intensa no Brasil, do que em outras partes do planeta.

Algumas empresas estão atentas às oportunidades de desenvolvimento de novos aplicativos, capazes de gerar grande volume de vendas.

Retorno garantido

Só em 2013, o mercado mobile  rendeu cerca de cinco milhões de reais em negócios no Brasil. Devido à escassez de profissionais especializados, as empresas que desenvolvem esses aplicativos investem bastante dinheiro em inteligência de pesquisa, definição de perfis dos usuários e potenciais consumidores.

Conheça alguns dados e tendências do mercado de aplicativos:

  • A internet mobile x desktop

O acesso à internet via dispositivos móveis já superou os desktops. Esse crescimento de tráfego móvel deve aumentar 11 vezes até 2018, cerca de 60% a cada ano.

  • 300% de crescimento até 2017

Aplicativos cada vez mais funcionais estão surgindo no mercado, evidenciando um negócio rentável e que não irá parar de crescer. Até 2013, a receita desse segmento chegou a somar 27 bilhões de dólares e as projeções apontam que, em 2017, chegará a 80 bilhões.

  • A venda de smartphones em 2013 ultrapassou um bilhão de unidades

E aí, vale ou não vale a pena investir? Pesquisas revelam que as vendas aumentaram 12% em 2014, contabilizando 43 milhões de usuários no Brasil. A expectativa é alcançar a marca de 70,5 milhões em 2017.

  • As pessoas gastam seis vezes mais tempo nos aplicativos do que em sites

É comprovado que a experiência de um consumidor com um aplicativo é bem mais agradável do que a navegação em um site, mesmo que acessado em plataforma mobile. É possível receber notificações e utilizar recursos que acabam por engajar mais as pessoas, fazendo com que elas acessem esses aplicativos com mais frequência.

  • 60% das pessoas efetuam compras por meio de dispositivos móveis

Pelo menos uma vez por mês, 60% dos brasileiros fazem algum tipo de compra pelo celular. O número de consumidores em todo o território nacional é superior a 20 milhões. No mercado mobile, há grande demanda a ser suprida e a tendência é que as empresas continuem investindo em aplicativos mais criativos e úteis para o público.

Oportunidade para investidores

  1. Aumente a presença da sua marca, posicionando-a na tela do smartphone do seu público.
  1. Faça contado direto com clientes e aumente o poder e o alcance de vendas da sua empresa.
  1. Divulgue as iniciativas de responsabilidade social e ações em prol do meio ambiente
  1. E, por último, proporcione ótimas experiências de consumo para quem utiliza seu produto!

Seja para entreter, fazer compras, obter dicas de viagem ou qualquer outro serviço, o mercado de aplicativos tem desenvolvido ferramentas cada vez mais otimizadas para cada perfil de usuários.

As empresas devem investir na criação desses aplicativos também com o intuito de gerar novos canais de venda, uma vez que são acessíveis, fáceis de usar e, na maioria das vezes, contam com um design idealizado para estimular o público a estar sempre com os smartphones à mão.

Confira as listas que já escrevemos dos melhores aplicativos para produtividade e facilitar o seu dia a dia no trabalho: