Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo

CONTEÚDO

Temas para reunião de equipe

CONTEÚDO

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre temas para reunião de equipe! Deixe nos comentários o que achou.)

As reuniões em equipe são momentos importantes para que líderes e liderados possam trocar ideias, sugestões, pontos de vista e aparar determinadas arestas.

O objetivo desses encontros é comunicar, da forma mais clara possível, toda e qualquer informação relevante para o desempenho da empresa.

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de temas para reunião de equipe.

Veja também: Saiba como um software de Gestão de Reuniões pode contribuir para sua rotina de trabalho!

CTA Reunioes Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo

6 dicas de temas para reunião de equipe

1 – Transformação digital

Com os avanços tecnológicos, fica cada vez mais difícil fugir do fenômeno de transformação digital, principalmente no meio corporativo.

As empresas que não conseguem acompanhar as evoluções tecnológicas e incorporá-las em suas rotinas tendem a ficar para trás, perdendo competitividade.

Por isso, a transformação digital é um dos mais importantes temas para reunião de equipe. É fundamental que todos os colaboradores estejam cientes sobre esse processo dentro da organização.

Durante a reunião, podem ser discutidos tópicos como:

  • De que forma a transformação digital pode melhorar o produto ou serviço oferecido?
  • Como a transformação digital pode impactar a experiência do cliente?
  • É possível agregar valor ao produto por meio da transformação digital?

2 – Trabalho em equipe

Se a reunião é em equipe, por que não falar sobre o trabalho em equipe? Reuniões sobre essa temática acabam sendo uma boa ferramenta de gestão, pois ajudam a conduzir os colaboradores aos objetivos da empresa.

Além disso, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso da organização. Quando todo mundo trabalha em sinergia e se ajudando, os resultados são impactados positivamente.

Portanto, nesse tipo de reunião, é interessante colocar em discussão o que pode ser feito para otimizar o trabalho em equipe.

3 – Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho merecem atenção na hora de definir os temas para reunião de equipe. Isso porque são eles que vão apontar se os resultados alcançados em um período específico estão de acordo com as metas pré-estabelecidas, bem como as performances de cada equipe.

É nessa reunião que serão identificadas as possíveis causas para um desempenho fraco e também as ações responsáveis por impulsionar os resultados positivos.

O objetivo é discutir e avaliar as medidas que podem ser implementadas para reverter resultados negativos e melhorar ainda mais aquilo que já está bom.

Para ter uma boa reuniões focadas em indicadores de desempenho é importante contar com softwares para análise de indicadores e resultados. Veja quais são os 9 melhores!

4 – Feedback coletivo

O feedback é uma das ferramentas mais valiosas que se pode ter dentro de uma organização. É por meio dele que os colaboradores poderão saber em que pontos eles estão errando e de que forma é possível melhorar.

Por isso, procure fazer reuniões com as equipes para dar aquele feedback coletivo. Os objetivos dessa conversa devem estar muito bem definidos e os argumentos precisam estar fundamentados em dados, como os indicadores de desempenho que citamos anteriormente.

Faça essas reuniões de feedback coletivo não só quando houver insatisfação. Utilize essa oportunidade também para fazer elogios, ressaltar bons trabalhos, reconhecer esforços, etc.

E lembre-se que essa é uma via de mão dupla; esteja aberto também para ouvir críticas e sugestões dos seus colaboradores.

Veja também: 8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

5 – Missão, Visão e Valores

A missão de uma empresa deve envolver e motivar os colaboradores em direção a uma visão de futuro.

A Missão, a Visão e os Valores são os três pilares fundamentais que sustentam a identidade organizacional.

  • A Missão é a razão pela qual a empresa existe;
  • A Visão é onde a empresa pretende chegar a longo prazo;
  • Os Valores são os princípios inegociáveis.

Ter esses três fatores bem definidos é muito importante para garantir que todos remem na mesma direção.

Por isso, as reuniões em equipe com essa temática servem para promover maior integração entre os colaboradores e a organização, mostrando para eles no que a empresa acredita, o que ela se propõe a fazer e quais objetivos ela quer alcançar.

6 – Reunião motivacional

A motivação dos colaboradores é uma fator que impacta diretamente os resultados da empresa.

Ao fazer a reunião motivacional, procure adotar uma abordagem mais descontraída, com dinâmicas em grupo, vídeos motivacionais, música, lanche, etc.

O objetivo é mostrar para os colaboradores que você reconhece o potencial de cada um deles e que eles são personagens fundamentais para o sucesso da empresa. Faça eles se sentirem valorizados, com aquele sentimento de que o trabalho deles realmente importa.

Assim, eles vão se sentir mais motivados, desempenhando suas tarefas com maior eficiência e alcançando as metas estabelecidas.

Veja também: Como fazer uma reunião motivacional em 3 passos + 4 dicas

Gostou das nossas 6 dicas de temas para reunião de equipe? Pois então saiba que com o software de gestão corporativa da Siteware, o STRATWs One, você pode gerenciar melhor as reuniões da sua empresa.

 

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 6 Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo

assinatura mar 18 daniella 6 Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!