Qualidade

RN 277: o que é, como funciona, quais os benefícios e 5 dicas para atingir a excelência

RN 277: o que é, como funciona, quais os benefícios e 5 dicas para atingir a excelência

Publicação : 10/12/2019

Por Siteware

9 min

(Clique no player para ouvir o áudio do nosso artigo sobre RN 277. Deixe nos comentários o que você achou!)

Você sabe o que é a RN 277?

Se a sua empresa atua na área de serviços de saúde, é importante que você entenda do que estamos falando.

Confira nas próximas linhas o que significa a acreditação pela RN 277, como ela funciona e quais dicas você pode seguir para se adequar a essa norma.

Veja também em nosso blog: Indicadores de desempenho de farmácia hospitalar: confira os 11 principais

O que é RN 277?

Criada em 2011, a Resolução Normativa nº 277 (RN 277) trata da instituição do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. Inspirada em padrões internacionais e editada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a RN 277 de acreditação tem como principal objetivo promover a melhoria contínua na qualidade da assistência oferecida pelas empresas de saúde suplementar.

Para isso, são estabelecidos rigorosos critérios de avaliação para atestar a excelência das operações. A intenção é conseguir identificar problemas e propor soluções efetivas de maneira mais ágil, segura e consistente às operadoras de planos de saúde.

O programa de acreditação da RN 277 possui caráter voluntário. Isso significa que as empresas de planos de saúde não são obrigadas a se adequarem à Resolução. Porém, obter uma boa nota nesse programa é bastante benéfico para a credibilidade da empresa prestadora de serviços de saúde; ela passa a ser mais bem vista no mercado.

Este post também pode interessar a você: Projeto de redução de custos hospitalares: 7 dicas para não desperdiçar recursos valiosos

Como funciona o RN 277?

Diferentes aspectos da operação são levados em consideração pela RN 277. Dentre eles, podemos citar:

  • índice de satisfação dos beneficiários;
  • administração;
  • estrutura;
  • desempenho dos profissionais de saúde;
  • desempenho dos estabelecimentos de saúde conveniados;
  • serviços de saúde oferecidos.

A escala de avaliação varia de um a três, bem como já é feito pela certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para cada nível há uma pontuação mínima e máxima.

  • Nível I: pontuação de 90 a 100 pontos
  • Nível I:  pontuação de 80 a 89 pontos
  • Nível III: pontuação de 70 a 79 pontos

As avaliações são feitas por organizações independentes e, depois, submetidas à Coordenação Geral de Acreditação e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em seguida, essas avaliações precisam ser homologadas pela ANS.

Somente as empresas com operações regulares podem participar do Programa de Acreditação da RN 277. Aquelas em regime de direção fiscal ou técnica ou que estejam em plano de recuperação junto a ANS estão vetadas de participar.

Leia também: Indicadores de desempenho hospitalar: conheça 7 e como calculá-los

Por que participar do Programa de Acreditação da RN 277?

A adequação da sua empresa à Resolução Normativa 277 pode trazer alguns benefícios. Dentre eles, a possibilidade da operadora de saúde alcançar altos níveis de excelência.

Apesar de voluntária, essa prática de adequação aos padrões de qualidade ajuda a reduzir os retrabalhos e, consequentemente, os custos em geral.

O Programa de Acreditação possibilita ter mais controle sobre a qualidade da assistência oferecida. Isso ajuda as operadoras a elaborarem iniciativas mais efetivas de promoção à saúde.

Vale acrescentar também que todas as empresas avaliadas pelo Programa de Acreditação da RN 277 aparecem no portal da ANS, podendo ser consultadas por qualquer consumidor. Ou seja, antes de decidir contratar um plano de saúde, o consumidor pode acessar o portal da ANS para verificar qual operadora encontra-se mais bem avaliada.

Veja mais: Saiba o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar

CASE: Unimed-BH e a norma RN 277

Com mais de 46 anos de fundação e 4.400 colaboradores, a Unimed-BH é a sexta maior operadora de planos de saúde de nosso país; Assim, fica claro que os desafios para atender a norma eram imensos.

A empresa procurava por um sistema simples de operar, ágil, porém com todas as funcionalidades necessárias para operar com excelência e qualidade.

Com ajuda da equipe da Siteware, a Unimed enxergou no STRATWs One o sistema de acompanhamento de performance que precisava.

Agora, não se faz mais troca de arquivos por e-mail, porque todas os dados da empresa estão disponíveis de forma transparente no sistema. Além disso, gerencia centenas de projetos de forma unificada e encontra oportunidades de melhoria com muito mais facilidade.

O resultado também inclui a obtenção de certificações e acreditações, começando pela ISO 9001, as acreditações da Agência Nacional de Saúde e de Serviços de Saúde da ONA.

Confira o CASE Unimed na íntegra e se inspire!

Veja mais detalhes neste vídeo:

5 dicas para se adequar a RN 277

Como você pôde perceber, a acreditação pela RN 277 é capaz de trazer benefícios para uma operadora de planos de saúde. Mas, para conseguir uma boa avaliação, é necessário fazer algumas adequações.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas que podem te ajudar a atingir um nível de excelência na RN 277.

1 – Planejamento e Gestão Estratégica

Com o planejamento e a gestão estratégica, é possível olhar para a empresa sob diferentes ângulos. Além disso, assume-se riscos calculados, sem perder de vista os resultados de longo prazo.

2 – Sistema de Governança Corporativa

Um bom sistema de governança corporativa é o que vai determinar de que forma a empresa será conduzida e gerenciada. Trata-se de um conjunto de boas práticas que vão converter os princípios básicos da organização em recomendações objetivas.

A governança corporativa se baseia em 4 pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

3 – Política de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças

Uma boa avaliação no Programa de Acreditação da RN 277 também depende das diretrizes estabelecidas pela empresa para gestão de pessoas e para o desenvolvimento de suas lideranças.

4 – Política de Segurança e Privacidade das Informações

A segurança e a privacidade das informações dos usuários dos serviços de saúde é fundamental para alcançar o nível excelência na avaliação. Por isso, é necessário estabelecer uma política que zele pelos dados dos beneficiários a fim de evitar que eles caiam em mãos erradas.

5 – Experiência do beneficiário

A experiência do usuário também precisa ser levada em consideração pelas empresas que querem se adequar à RN 277. Oferecer aos beneficiários da operadora uma experiência única e positiva fará toda a diferença na avaliação.

Agora que você já está por dentro sobre o que é a RN 277, que tal adequar a sua empresa a essa Resolução e alcançar um bom nível de excelência?

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa intuitivo e completo. Assim, oferece uma série de funcionalidades ideais para quem busca melhorar seus processos para conseguir uma certificação ou acreditação.

Veja com o que você pode contar:

  • Criação e acompanhamento de KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhamento de informações com agilidade e transparência;
  • Gestão de portfólio de projetos;
  •  Gerenciamento de reuniões;
  • Melhora da governança corporativa;
  • Integração de pessoas, gestão e estratégia.

Quer mais dicas de acreditação? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como obter certificações hospitalares com o monitoramento de processos?

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *