Os 7 melhores livros de gestão de projetos que você precisa ler

CONTEÚDO

melhores livros de gestão de projetos

CONTEÚDO

Procurando os melhores livros de gestão de projetos?

Mantar-se atualizado é muito importante. Mas nem sempre conseguimos boas indicações de livros que realmente valham a pena ser lidos.

Por isso, selecionamos os 7 melhores livros de gestão de projetos, ou ao menos os mais vendidos no site da Amazon.

Todos foram criados por autores brasileiros. Assim, estão adaptados à nossa realidade, além de conter diversos exemplos e casos reais baseados na experiência profissional dos renomados autores.

Leia as sinopses e escolha os mais interessantes para ler o quanto antes e aplicar seus conceitos na gestão de seus projetos.

A gestão de projetos é um processo essencial em empresas que buscam eficiência. Por isso, separamos para você um artigo com os 6 melhores softwares para gestão de projetos: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados

Os 7 melhores livros de gestão de projetos: conheça os segredos da alta performance

Preparado para conhecer alguns dos melhores livros sobre gestão de projetos? Clique nos links para ter ainda mais informações sobre eles.

1- Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático

Trata-se da experiência pessoal do autor ao usar a metodologia Scrum em um projeto “interminável” da empresa em que trabalhava.

Veja em detalhes como aplicar essa metodologia de gestão de projetos em sua empresa. Dessa forma, segundo o autor, você cumprirá os prazos, engajará a equipe e fará entregas com a qualidade exigida pelo cliente.

melhores-livros-gestao-projetos

2- Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida 

Outro livro em que o autor usa sua experiência pessoal com projetos como inspiração para criar seu conteúdo.

Neste caso, ele apresenta em detalhes os 10 passos que devem ser seguidos para gerenciar um projeto. O autor faz também paralelos entre a gestão de projetos e a gestão de um projeto de vida. Quer, com isso, inspirar seus leitores a alcançarem seus objetivos pessoais na vida.

melhores livros de gestão de projetos

3- Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo

Focado na gestão de projetos de lançamento de novos produtos no mercado, o livro responde a perguntas como:

  • Onde e por quem o produto será usado?
  • O que é realmente útil para o usuário desse produto?
  • Quais dessas funções são possíveis de realizar?

Seguindo a metodologia Lean, Paulo Caroli também dedica parte do livro a explicar o que são os MVP, Minimum Viable Products.

Leia em nosso blog: Metodologia Lean aplicada à gestão de projetos

melhores livros de gestão de projetos

4- Gestão por processos na prática

A cada capítulo deste que é um dos melhores livros de gestão de projetos baseados em processos, uma nova pergunta.

Assim, Cláudio Pires organizou sua obra com base em grandes questionamentos que recebeu durante palestras ou treinamentos que ministrou e projetos que desenvolveu em sua atuação prática como alguém que “faz gestão por processos para quem faz gestão por processos”.

Saiba mais: O que é gestão de projetos e processos e como implementar em sua empresa

melhores livros de gestão de projetos

5- Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades

Ágil não é apressado. Metodologias ágeis na gestão de projetos se caracterizam pela entrega de todo valor desejado pelos clientes, mesmo em um ambiente complexo e incerto, se adaptando às constantes mudanças.

Neste livro, você vai entender como os métodos ágeis podem proporcionar tudo isso. E, assim, trazer eficiência e eficácia à gestão de projetos nas empresas.

O foco não está em criar um planejamento inicial perfeito, mas na capacidade de adaptação e evolução constantes.

Veja também: Metodologia ágil: lançada no início do século, mais atual do que nunca

melhores livros de gestão de projetos

6- Microsoft Project 2016: Standard, Professional & Pro for Office 365

Trata-se de um dos softwares de gestão de projetos mais usados do mundo. Por isso, é explicado em detalhes por estes três profissionais da área.

Descubra tudo que você precisa saber para manter seus projetos dentro do cronograma, organizá-los e delegar tarefas de onde estiver. Assim, fica muito mais fácil integrar sua equipe.

O objetivo é trabalhar de formar colaborativa, com ajuda dos demais programas e aplicativos da Microsoft, plenamente integrados à ferramenta descrita no livro.

Conheça também: 5 ferramentas para gestão de projetos para facilitar o seu dia a dia e alcançar grandes resultados

melhores livros de gestão de projetos

7- O Produto Ágil: Product Discovery: Um guia sucinto para criar um produto em um ambiente de agilidade

Mais um livro que trata de metodologias ágeis, com foco na abordagem lean startup. Afinal, demorar demais para lançar um novo produto pode significar que ele já não é mais relevante. Ou, pior, que um concorrente o lançou no mercado antes de você!

Por isso, descubra como desenvolver um produto com agilidade, como tratar com todos os envolvidos de forma a respeitar os custos, os prazos e os requisitos de qualidade.

Além disso, veja dicas de como angariar o apoio de patrocinadores do projeto dentro da empresa. Assim, você aumentará seu capital político para conseguir os recursos que precisa.

melhores livros de gestão de projetos

Veja mais: Metodologias de gerenciamento de projetos: quais deles priorizar?

O STRATWs One é um software de gestão de performance organizacional que apresenta seus indicadores de desempenho de forma ágil e intuitiva. Assim, você pode acompanhar o andamento de seus projetos rapidamente e de onde estiver. Solicite agora uma demonstração gratuita:

stratws one