Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo de forma mais inteligente e ser mais produtivo

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Como você tem feito o gerenciamento de tempo para a execução das suas atividades? Você também tem a sensação de que nunca sobra tempo e de que a quantidade de tarefas parecem só aumentar? Bem, se essas perguntas fazem sentido para você, acredito que este artigo, que fala sobre a Técnica de Pomodoro, poderá te ajudar!

(Se preferir, clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre a técnica Pomodoro!)

Neste artigo, temos o objetivo de te ajudar a ser mais estratégico na sua gestão do tempo, promovendo iniciativas que vão ajudá-lo a ser mais produtivo. Continue a leitura e aproveite!

Veja também: Técnicas de gestão do tempo: a solução para melhorar seu rendimento

metodologias de gestão

O que é a Técnica Pomodoro?

Criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, a Pomodoro Technique ou Técnica Pomodoro consiste em uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalhar com o tempo que elas têm – e não contra ele.

Para isso, um cronômetro é utilizado para dividir seu dia de trabalho em períodos de 25 minutos de foco que posteriormente iniciam com intervalos de cinco minutos. Além disso, a cada quatro intervalos da divisão do tempo de 25 minutos, deve ser realizada uma pausa maior de 20 a 30 minutos.

Assim, a Técnica Pomodoro recebe esse nome porque foi desenvolvido por Francesco Cirillo. Ele utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro.

O método tem como base a ideia de que pausas frequentes podem intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.

Então, em vez de sentir que você tem um tempo infinito no dia de trabalho para fazer as coisas e desperdiçá-lo com pequenas distrações, você saberá que só tem 25 minutos para fazer o máximo de progresso possível em uma tarefa.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a evitar aquele esgotamento que muitas pessoas sentem no final do expediente. Assim, o cronômetro te força a levantar, respirar e, depois, voltar ao trabalho.

Essa estratégia funciona porque você se concentra completamente em uma tarefa sem mudar o foco para fazer outras coisas. Assim, quando o tempo está passando, você ignora o desejo de checar e-mails, acessar o WhatsApp, responder a mensagens de texto ou fazer qualquer outra atividade que o distraia. Com isso, você está completamente focado.

A técnica pode ser usada tanto nas tarefas do trabalho como também de estudos.

Qual a relação entre a técnica de Pomodoro e a procrastinação?

A relação entre a técnica Pomodoro e a procrastinação está relacionada à maneira como a técnica aborda a gestão do tempo e a concentração. A procrastinação é o ato de adiar tarefas importantes e relevantes em favor de atividades mais agradáveis ou menos desafiadoras, o que pode prejudicar a produtividade e aumentar o estresse.

A técnica Pomodoro combate a procrastinação ao criar um ambiente estruturado e focado para o trabalho. Ao dividir o trabalho em pequenos blocos de tempo, fica mais fácil iniciar uma tarefa, pois a ideia de trabalhar por apenas 25 minutos parece menos intimidadora do que enfrentar uma tarefa longa e complexa. Além disso, os intervalos regulares permitem pequenas pausas, o que ajuda a manter a concentração e evita a fadiga mental.

O que fazer nos 5 minutos de Pomodoro?

Durante a pausa 5 minutos na técnica de Pomodoro, as pessoas tendem a ficar tentando ocupar o tempo e a ficar mais ociosas. Se você está procurando algo para preencher esses 5 minutos, confira algumas sugestões abaixo:

  • descansar;
  • alongar;
  • fazer anotações;
  • meditar;
  • escutar música;
  • ler;
  • refletir sobre o que você fez nos 25 minutos anteriores;
  • visualizar o seu progresso;
  • rever suas metas. 

Quantos pomodoros fazer por dia?

A resposta não é única. Isso porque vai depender muito do seu nível de foco, agenda e o tipo de trabalho que você tem para realizar. No entanto, a maioria das pessoas recomenda começar com um ciclo de 8 pomodoros para que você possa conhecer e adaptar o método à sua agenda individual.

Durante os ciclos você deve tentar prestar toda a sua atenção à tarefa que precisa realizar, bloqueando quaisquer distrações. Se você descobrir que precisa de mais de 8 pomodoros para terminar todo o trabalho do dia, então você pode aumentar o número de ciclos por dia.

Felizmente, a técnica Pomodoro oferece flexibilidade para se adaptar à sua agenda.

Como fazer o método Pomodoro na prática?

Agora que você já sabe o que é o método Pomodoro, veja como você pode aplicá-lo no seu dia a dia. É mais simples do que você imagina.

1 – Planejamento

Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando-as em ordem de importância. Seja racional na hora de listar suas tarefas. Para te ajudar nesse processo de priorização, você pode fazer uso da Matriz GUT.

MATRIZ GUT

Ou seja, nada de colocar que você executará uma tarefa em 1h, sendo que você sabe que ela demora 2h e vice-versa. As expectativas realistas são a chave para ser produtivo.

Uma dica que você pode usar, caso você tenha dificuldade em mensurar o tempo gasto é a princípio colocar a sua percepção e com o passar do tempo, você tentar levar em consideração o tempo que foi gasto a partir do seu planejamento anterior.

2 – Foco

Qualquer distração, por menor que seja, pode prejudicar sua produtividade. Por isso, saia do seu e-mail e das redes sociais e coloque o seu telefone no silencioso. Peça para que os seus colegas não te perturbem enquanto você estiver trabalhando.

Lembre-se que você terá um tempo planejado para respondê-los e se atualizar do mundo.

3 – Trabalho

Escolha sua primeira tarefa, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, aperte o play e foco total. Assim, é recomendado que você não pause o medidor de tempo antes que os 25 minutos terminem.

4 – Pausa curta

Quando o seu cronômetro apitar avisando que os 25 minutos programados já terminaram, você deverá parar tudo o que está fazendo e se afastar da sua mesa por 5 minutos.

Portanto, utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.

5 – De volta aos trabalhos

Após essa primeira pausa, você retornará às suas tarefas e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, totalizando um total de três pausas curtas e 4 tempos de foco total, concentrando toda a sua energia e foco.

6 – Pausa longa

Ao término das quatro sessões de 25 minutos, você poderá fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Aproveite esse tempo ao máximo para limpar a sua mente e relaxar.

Feito isso, o ciclo inicia-se novamente até o final do seu expediente ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente.

Quer fixar melhor o método pomodoro? Então, confira o nosso infográfico:

infográfico pomodoro

As vantagens da Técnica Pomodoro

Como a Técnica de Pomodoro é um método de gerenciamento do tempo, há muitas melhorias que você pode experimentar implementando com sucesso, tornando-se um dos seus bons hábitos.

Aqui estão algumas das melhorias que você poderá experimentar:

  • Produtividade aumentada;
  • Melhor qualidade e quantidade de trabalho;
  • Melhor gerenciamento de tempo;
  • Foco e motivação fortalecidos;
  • Eliminação do hábito de multitarefa;
  • Mais concentração na tarefa que se tem em mãos;
  • Maior senso de urgência e, portanto, maior agilidade;
  • Aumento da força de vontade e da concentração;
  • Diminuição dos níveis de estresse por estar fazendo uma coisa de cada vez.

10 dicas de ferramentas de pomodoro

  • Focus Booster
  • PomoDoneApp
  • KanbanFlow
  • Pomotodo
  • Marinara Timer
  • Be Focused
  • Tomatoes
  • Engross
  • Pomodoro.cc
  • Timerdoro

Próximos passos

Agora que você já está por dentro do método Pomodoro, que tal colocá-lo em prática no dia a dia da sua empresa? Ela pode ser muito útil para você e para os seus colaboradores.

Se está buscando uma forma de melhorar a performance dos seus colaboradores, gostaria de te apresentar o STRATWs One.

Ele é um software de gestão de performance corporativa em que você define indicadores de desempenho e os acompanha em tempo real. Assim, é possível monitorar a produtividade das equipes e promover a melhoria de processos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

stratws one