11 ideias para reduzir custos nas empresas sem reduzir a qualidade

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Em busca de ideias para reduzir custos nas empresas?

Cuidado!

Toda empresa se esforça ao máximo para conseguir atingir dois grandes objetivos em busca da lucratividade:

  • Aumentar ao máximo suas receitas;
  • Reduzir custos e despesas ao mínimo necessário.

Até aí, nenhuma novidade, só que devemos levar em conta um detalhe:

Estes dois objetivos são, de certa forma, opostos.

Como?

Veja bem: para aumentar suas receitas, é preciso ter um produto ou serviço de qualidade que atende aos desejos dos clientes; fazer propaganda; investir em marketing digital; treinar a força de vendas e demais colaboradores; fazer a gestão empresarial com competência etc.

Tudo isso representam custos e despesas. Portanto, se você começar a cortar alguns desses fatores que levam ao aumento de receitas de forma indiscriminada, essa redução de custos pode ser um tiro no pé.

Nesse contexto, selecionamos algumas ideias para reduzir custos em uma empresa sem sacrificar a qualidade dos produtos ou serviços, mantendo os esforços de marketing e vendas em um nível sustentável para o negócio.

Leia também: Gestão de custos operacionais: 10 dicas que vão impactar positivamente a saúde financeira do seu negócio

8 ideias para reduzir custos nas empresas

Não tem como reduzir custos nas empresas sem análise, estudo, planejamento com base em ações inovadoras.

Por isso, você deve reunir sua equipe e procurara ideias criativas para reduzir custos nas empresas. Assim, as iniciativas serão sempre as mais indicadas para as características do seu negócio.

Mas se você busca inspiração para ter essas ideias para diminuir custos nas empresas, pode dar uma olhada na seleção que fizemos.

Dessa forma, você dá um primeiro passo, analisa o que mais tem a ver com seu negócio e adapta para a realidade de sua empresa.

1- Uma boa administração financeira

Este é o primeiro passo para que se possa descobrir formas para reduzir custos de uma empresa.

Será que seus recursos estão sendo bem administrados? Você tem o controle de seus indicadores financeiros, como o fluxo de caixa, o ROI e o índice de endividamento?

Contas a pagar e receber são controladas adequadamente?

Para fazer isso de forma ágil e objetiva, o ideal é contar com ajuda da tecnologia e adotar um software de gestão financeira que vai automatizar processos e deixar todos esses números acessíveis e confiáveis.

Confira em nosso blog: Entenda o que são indicadores não financeiros e conheça 4 exemplos para medir o desempenho da sua organização

2- Software de gestão empresarial

De que adianta ter as contas em dia se o seu negócio não tem objetivos estratégicos claros e não acompanha a performance dos processos?

Da mesma forma que a gestão financeira precisa da ajuda da tecnologia, uma das ideias para reduzir custos em uma empresa é adotar um bom software de gestão empresarial que alinhe processos, objetivos e resultados.

Usar planilhas eletrônicas é um primeiro passo muito empregado por algumas empresas, mas esse recurso é pouco eficiente para quem realmente deseja acompanhar resultados e ter os dados da empresa na palma de sua mão.

Por isso, procure por um software de gestão especialmente desenvolvido pora esse fim.

O STRATWs One, por exemplo, já é usado por mais de Mil empresas e conta com mais de 160 mil usuários.

Saiba mais sobre ele:

Fique de olho: 8 melhores softwares de gestão empresarial que você precisa conhecer para liderar com mais segurança

3- Faça uma revisão geral nos preços de seus fornecedores

Muitas vezes a empresa se acomoda com alguns fornecedores e esquece que, talvez, seja hora de dar uma olhada em seus concorrentes, em busca de condições melhores.

Isso não significa abandonar esses relacionamentos, mas ter uma conversa franca e discutir novas condições e, se for inevitável, mudar de fornecedor.

Veja também: Gestão de Fornecedores: da análise e avaliação até a Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM)

4- Você leva os custos de transporte em conta, na hora de comprar?

É muito comum que um comprador fique de olho nos preços das mercadorias e se esqueça dos custos logísticos.

Um insumo que aparenta ser mais barato pode ter um frete ou custo de armazenamento caríssimo. Não se esqueça de incluir isso em suas cotações.

Este post pode ajudar você: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística

5- A força do crowdsourcing

Crowdsourcing é uma forma de usar a força de uma comunidade de fornecedores cadastrados em um site da internet, fazer um pedido de fornecimento de serviços e receber diversas ofertas, para escolher a que mais te interessa.

Isso pode ser feito para reduzir custos de limpeza de escritório, produção de materiais de comunicação e marketing, gerenciamento de redes sociais, entregas, transporte de executivos, hospedagem, serviços de TI e muitos outros.

Essa é uma das ideias para reduzir custos nas empresas que a transformação digital está proporcionando, atualmente.

DICA: O que é SLA: a importância da assinatura do contrato de prestação de serviços para garantir a eficiência dos trabalhos que você fornece e contrata

6- Melhoria de processos

Será que seus processos realmente são executados da forma mais eficiente e eficaz?

Hoje existem softwares SaaS (comercializados como serviços pagos por assinatura) especialmente desenvolvidos para que analistas que não tem muito conhecimento de programação possam mapear os processos de sua empresa, analisá-los em busca de gargalos e desperdícios e, em seguida, desenhar novos processos, mais eficientes e menos custosos.

São os chamados softwares Low Code BPM. Alguns deles, inclusive, têm planos gratuitos.

Saiba mais: FMEA: exemplo prático para identificar falhas e melhorar a qualidade de processos e produtos

Quer algumas ideias de melhoria? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

7- Ajuda que vem de dentro

Com certeza os mais interessados dentro de uma empresa para que as ideais de reduzir custos não envolvam corte de pessoal são, obviamente, os colaboradores. Por isso, essa sempre será um excelente fonte de ideias para reduzir custos nas empresas.

Que tal organizar um projeto em busca de sugestões de redução de custos?

Muitas vezes aquele colaborador que vivencia o dia a dia da produção ou o contato direto com os clientes tem ideias excelentes, mas não tem oportunidade de expressá-las.

Saiba mais: Aprenda o que é gestão colaborativa e aproveite as melhores ideias dos seus profissionais

8- Invista em treinamento

Pode parecer um contrassenso, investir para reduzir custos, mas não é.

Além de existirem formas de capacitação muito acessíveis, como o coaching ministrado por gerentes e supervisores e o ensino a distância, colaboradores treinados erram menos e são mais produtivos, diminuindo, assim, custos em sua empresa.

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa para criação e gestão dos seus treinamentos como cursos online, e pode ser uma boa alternativa nesse momento.

O que achou dessas ideais para reduzir custos em uma empresa?

Como você viu, algumas delas são muito fáceis de serem adotadas e, com certeza, não vão diminuir a qualidade de seus serviços e produtos, pelo contrário, vão contribuir para que fiquem cada vez melhores.

Veja também: Dimensionamento de treinamentos a partir da matriz de competências e habilidades

9- Mudar de endereço?

Muitas vezes seu aluguel é alto, ou outras despesas, como IPTU. Porém, em outros casos, na verdade, o problema é que a localização de sua empresa não é boa.

Por quê? Porque pode ser distante de seus mercados e aumentar custos de frete, ou localizada em um local de difícil acesso pelos clientes.

Portanto, analise se realmente está ocupando todo o espaço em que está instalado e, além disso, verifique se não é um bom negócio se mudar para um novo local.

Este artigo foi escrito pelo time da Treasy, uma solução completa para Planejamento e Controladoria. Com ele é possível elaborar seu Orçamento Empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente.

10. O home office também é uma das ideias para reduzir custos nas empresas

Como? Simples: ao alocar os colaboradores em casa, custos de aluguel de salas, de energias, de deslocamento e muitos outros são reduzidos.

Assim, a empresa se torna mais enxuta e fácil de administrar. Além disso, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados. E dessa forma sua produtividade aumenta.

Portanto, seu trabalho rende mais e, ao mesmo tempo, trazem menos custo para o negócio.

É ou não é uma das grandes ideias para reduzir custos nas empresas?

Se você está na dúvida, então veja mais dicas sobre essa prática na gestão de pessoas:

11. Descontinue produtos ou serviços de baixa lucratividade

É muito importante analisar se as soluções que sua empresa entrega ao mercado estão mesmo trazendo retorno para o negócio. Porque, muitas vezes, mesmo fazendo a melhoria dos processos, chega-se a conclusão que aquele produto ou serviço já chegou ao final do seu ciclo de vida.

E isso é totalmente normal, em qualquer negócio, por isso, não tenha medo de encerrar a produção de um produto se ficar constatado que ele não tem mais mercado interessado nem traz lucro para seu negócio.

Assim, você percebe que as ideia para economizar nas empresas podem incluir a redução de algumas atividades. Para compensar isso, no entanto, você deve pensar também no lançamento de novos produtos e serviços.

12. Faça um diagnóstico organizacional

A verdade é que não há como ter ideias para reduzir custos nas empresas sem fazer uma análise completa do negócio.

Por isso, um dois primeiros passos a ser dado em direção a redução de custos é estudar seu negócio como ele é hoje. Assim, você descobrirá que áreas da empresa gastam mais que outras e se esses gastos são justificados.

Depois, deve focar nessas áreas em busca de ideias inovadoras para reduzir custos nas empresas. Afinal, pode ser que você acabe reduzindo custos em uma área em que realmente seu negócio precisa empregar mais recursos.

É por isso que ao fazer o diagnóstico você deve detectar se esse corte implicará em perda de qualidade, por exemplo. Dessa forma, evita-se um esforço de redução de custos e que acabará afetando seus produtos e serviços negativamente.

E se isso acontecer, a perda de clientes pode ser inevitável. Portanto, pese bem quais custos reduzir e de que forma fazer isso.

Não sabe como fazer um bom diagnóstico empresarial? Este vídeo vai te dar todas as dicas, confira:

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa criado para que você acompanhe o desempenho de todas as áreas do seu negócio. Com ele é fácil criar, monitorar e compartilhar indicadores de desempenho.

Veja mais algumas vantagens do STRATWs One:

  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 1 11 ideias para reduzir custos nas empresas sem reduzir a qualidade