5 ideias para reduzir custos na empresa sem afetar sua produtividade

CONTEÚDO

ideias para reduzir custos na empresa

CONTEÚDO

As contas não estão fechando e você precisa de ideias para reduzir custos na empresa, para evitar danos ao seu fluxo de caixa?

Quando o mercado está influenciado por crises econômicas e acaba passando por períodos turbulentos, onde as vendas diminuem, as empresas precisam diminuir seus custos para se manterem competitivas.

Infelizmente a economia passo por ciclos de crescimento seguidos de retração. E, nessas horas, é preciso ser criativo e inovador para não entrar no vermelho.

Nesse cenário, muitas — inadvertidamente — optam pela demissão de funcionários, mas esta nem sempre é a solução mais eficiente, por diversos motivos.

Além de impactar os resultados da organização, ocasiona a perda de talentos importantes, podendo sobrecarregar os colaboradores restantes. Isso piora ainda mais a produtividade, sem falar no clima ruim e na perda de engajamento dos funcionários.

Entretanto, existem outras soluções. Neste artigo, você encontrará ideias inovadoras para redução de custos na empresa.

5 ideias para reduzir custos na empresa

As ideias para reduzir custos na empresa que você encontrará a seguir servem tanto para momentos de instabilidade econômica quanto para aqueles períodos em que as empresas estão aumentando seus ganhos. Mas, muitas vezes, os custos acompanham, diminuindo as margens de lucro.

Por isso, além desas discas práticas para economizar, selecionamos uma dica extra especial. Ela ensina uma metodologia desenvolvida para gerar ideias para reduzir custos na empresa e aumentar a produtividade.

1- Seja Sustentável

A sustentabilidade, mais do que uma moda, pode ser uma das ideias inovadoras para reduzir custos da empresa.

Economize energia elétrica

Já está mais que comprovado que lâmpadas incandescentes ou fluorescentes gastam mais energia do que as de LED. Portanto, trocar as lâmpadas que estão sendo usadas em sua empresa, pelo menos nos ambientes mais usados, pode levar a uma economia significativa.

Em ambientes escuros, pintar as paredes de cores mais claras pode, até mesmo, possibilitar a eliminação de algumas lâmpadas.

Outro item que consome grande quantidade de energia é o ar-condicionado. Vale a pena avaliar se o seu uso pode ser substituído pela abertura das janelas, pelo menos, por algumas horas do dia.

Verifique se existem outros equipamentos que, pela idade, podem ser sumidouros de energia e troque-os por outros mais modernos e econômicos.

Plaquinhas com mensagens sinalizadoras sobre economia de recursos da empresa podem lembrar aos colaboradores para evitar desperdícios, apagando as luzes e desligando os equipamentos após o uso.

Use copos de vidro ou canecas

As empresas gastam um valor significativo com copos de plástico que, normalmente, são usados uma única vez e descartados. Essa atitude não é saudável nem para o meio ambiente, nem para as finanças da sua empresa.

Portanto, substituir por copos ou canecas individuais e solicitar que os funcionários as utilizem é outra maneira de economizar.

A empresa pode motivar os funcionários dando de presente canecas ou garrafas de água personalizadas.

2- Adote a terceirização

A reforma trabalhista ampliou as possibilidades de terceirizar serviços e profissionais e essa pode ser uma das ideias para diminuir custos na empresa.

Existem serviços que, rotineiramente, já são terceirizados em grandes empresas e você pode adotar esse exemplo. Entre eles estão a limpeza, a manutenção e a vigilância.

Mas, se a empresa quiser, pode ir além e verificar, dentro das suas atividades, o que mais poderia ser terceirizado, sem afetar as atividades fim do negócio, o core business da empresa.

Hoje, a internet conta com diversos sites onde se encontram excelentes profissionais terceirizados e mesmo empresas prestadoras de serviços para diversas áreas, como o GetNinjas e o oHub.

3- Use a tecnologia a seu favor

Em tempos de transformação digital, a tecnologia vem causando mudanças em todos os setores e muitas organizações já perceberam que ela também poder uma das melhores ideias inovadoras para reduzir custos da empresa.

Vamos ver como?

Modere o uso da impressão

O consumo de papel dentro das empresas costuma ser muito alto. Uma parte da culpa pode ser atribuída à burocracia, mas a verdade é que as pessoas se acostumaram a imprimir indiscriminadamente.

Portanto, uma das formas de economizar é moderar ou limitar o uso das impressoras. Isso pode ser feito através de senhas nos equipamentos ou impondo uma quantidade fixa de cópias por funcionário.

Isso ocasionará a redução da compra de papel, tinta e outros materiais para impressão.

Por outro lado, o hábito de imprimir pode ser substituído pela digitalização dos documentos. Com armazenamento na nuvem, compartilhamento de projetos para alterações simultâneas online, entre outras ações digitais.

Faça reuniões online

Que tal evitar deslocamentos, economizando passagens, combustível e tempo perdidos no trânsito? Uma das melhores ideias inovadoras para diminuir custos na empresa é a realização de reuniões online, por videoconferências.

Os profissionais podem se reunir por meio de ferramentas de conexão remota, como Skype, por exemplo, sem sair do seu escritório.

4- Renegocie contratos de fornecedores

A competição acirrada do mercado acontece para todas as empresas e os seus fornecedores não são exceções. Por isso, diversos serviços que eles oferecem podem ser renegociados, obtendo melhores preços e condições. Por exemplo:

Telefonia

As operadoras, em alguns estados, fazem uma verdadeira guerra de preços para captar novos clientes, principalmente corporativos. Aproveite e peça orçamentos para todas as concorrentes do seu fornecedor atual e compare com seu plano de telefonia.

A partir daí, renegocie o contrato ou, se a operadora for inflexível, troque para a concorrente.

Também vale a pena avaliar se o plano atual corresponde às necessidades da empresa ou se ele pode ser reduzido sem prejuízos na produtividade. Outra ação que pode contribuir para reduzir custos na empresa é controlar as ligações feitas, por meio de relatórios periódicos.

Internet

Da mesma forma que no caso da telefonia, os planos de internet competem entre si e sempre existe a oportunidade de se conseguir algum desconto.

Verifique também se a quantidade de banda contratada não é exagerada e não se está se pagando por algo que acaba não usando.

Lembre-se também de verificar combos de internet, telefonia fixa e móvel e procure a solução ideal para o seu negócio.

5- Verifique o regime tributário

A carga tributária no Brasil é uma das maiores do mundo, em grande parte por conta da burocracia e regimes tributários confusos.

Essa pode uma das mais importantes ideias para reduzir custos na empresa. O enquadramento errado pode acarretar a perda de muito dinheiro em impostos pagos indevidamente.

Portanto, solicite ao seu contador para verificar se existe a possibilidade de mudar o enquadramento da empresa, passando para um regime tributário com impostos mais baratos.

Você percebeu como pequenas ações táticas podem se tornar ideias para reduzir custos na empresa?

Além disso, é possível colocá-las em prática de forma simples e ágil, começando a economizar o mais rápido possível.

Veja também: Projeto de redução de custos hospitalares: 7 dicas para não desperdiçar recursos valiosos

DICA EXTRA: mapeie os processo e encontre gargalos e desperdício

Estudar a maneira como sua empresa realiza seus processos para entregar produtos e serviços aos clientes finais é a melhor forma de diminuir custos.

O ciclo PDCA é uma metodologia que ajuda a entender os processos, descobrir como melhorá-los e, consequentemente, diminuir perdas e desperdícios.

É uma excelente forma de como ter ideias para reduzir custos na empresa. Veja como ele funciona:

ideias para reduzir custos na empresa

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão e performance corporativa de ótima usabilidade que ajuda a acompanhar os processos em busca de oportunidades de melhoria.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 6 5 ideias para reduzir custos na empresa sem afetar sua produtividade

Baixe nosso e-book gratuito e veja como programas de gestão empresarial podem trazer mais eficiência, produtividade e redução de custos ao seu negócio: As 3 chaves de ouro da gestão empresarial