Como implantar indicadores de desempenho? Descubra em 7 passos práticos

CONTEÚDO

Como implantar indicadores de desempenho

CONTEÚDO

Implantar indicadores de desempenho nas rotinas empresariais ainda é um assunto que gera muitas dúvidas entre os líderes e gestores.

Perguntas como: Quais usar? Quando usar? Como usar? Fazem parte da rotina da alta gestão, que precisa fazer uso dos indicadores para identificar pontos de melhoria e construir planos de ação. Além disso, para gerenciar um organização de maneira eficiente, é fundamental que faça uso de dados para realizar tomadas de decisão estratégicas.

Afinal, o que não é medido não pode ser melhorado, não é mesmo?

Com a correta implantação de indicadores de desempenho, é possível:

  • ter uma noção mais clara sobre a atual situação da empresa;
  • definir critérios para mensurar resultados individuais e coletivos;
  • aumentar a agilidade, a qualidade e a transparência das tomadas de decisão;
  • avaliar a maturidade dos processos e a evolução das mudanças já implementadas.

Mas como implantar indicadores de desempenho na prática? Para te ajudar nessa tarefa, elaborei um passo a passo simples e objetivo. Continue a leitura e confira!

Por falar em planilhas, que tal baixar algumas gratuitas, prontinhas pata usar?

Passo a Passo: como implantar indicadores de desempenho?

É importante destacar que implantar indicadores de desempenho pode ser uma tarefa personalizada. Ou seja, levar em consideração as particularidades da sua organização será um diferencial importante. A seguir, deixo os 7 passos comuns na hora de implantar indicadores de desempenho.

Passo 1 – Defina o que será mensurado

Antes de iniciar a implantação dos indicadores de desempenho, é preciso saber o que você pode e deve medir na sua empresa.

Empresas de e-commerce, por exemplo, podem usar indicadores com foco em medir a satisfação dos clientes. Também, na quantidade e qualidade das entregas, nas compras finalizadas, taxas de conversão e outras.

O ponto é que será preciso mapear quais são as ações que serão acompanhadas e melhoradas. Ou seja, não vai adiantar olhar para um número que a empresa não pretende ou não consegue mudar.

Veja também em nosso blog: Exemplos de indicadores de desempenho e como usar cada um deles

Passo 2 – Alinhe os indicadores com os objetivos estratégicos

A sua empresa já possui um Planejamento Estratégico? Se sim, com certeza esse documento possui um tópico dedicado aos objetivos estratégicos da organização, que são tudo aquilo que a empresa pretende conquistar no período definido em um determinado período.

Dessa forma, ao fazer a Implantação de indicadores de desempenho, eles precisam estar alinhados com esses objetivos, os quais serão “dissolvidos” em metas.

Assim, os indicadores poderão, de fato, apontar se o desempenho (e os resultados) está indo em direção ao alcance desses objetivos desejados. A lógica é que cada equipe deve estar remando junto e olhando para o mesmo caminho para que todos possam crescer juntos. Em contrapartida, isso não acontecerá se cada área tiver objetivos e indicadores de desempenho desalinhados.

planejamento estratégico

Passo 3 – Defina quais serão os indicadores de desempenho

Após estabelecer as metas, chegou a hora de definir quais indicadores de desempenho serão utilizados para medir os resultados.

Os indicadores escolhidos precisam fazer sentido para o negócio como um todo. Além disso, é importante que a quantidade de indicadores seja razoável. De nada adianta escolher diversos indicadores se a maioria deles não for relevante para a melhoria dos processos

Não tem como definir indicadores de desempenho sem pensar em sua relevância! Além disso, não adiantará ter inúmeros indicadores se não vai ter ninguém para olhar para eles.

Por isso, os indicadores devem também ser fáceis de medir e calcular, ajudando a prever resultados de acordo com o que já foi conquistado até o momento. Para isso você pode fazer uso da lógica das metas SMART.

Passo 4 – Aponte os responsáveis pela implantação

Como estamos falando em como implantar indicadores de desempenho, é importante que você já tenha definido o que será mensurado e quais serão os indicadores utilizados para medir o desempenho. Dessa forma, é preciso agora apontar quem serão os profissionais responsáveis pela implantação prática e pela orientação aos demais colaboradores sobre o uso dos indicadores.

O objetivo é evitar desconfortos e estranhamentos das equipes e garantir que as informações coletadas sejam consistentes. O ideal é que esses profissionais escolhidos, se não possuem experiência em como implantar indicadores de desempenho, sejam treinados antes de apoiar a implantação.

Passo 5 – Promova uma comunicação efetiva

É extremamente importante que toda a organização esteja ciente sobre os atuais indicadores de desempenho e seus respectivos resultados. Para isso, é interessante que se promova uma comunicação clara e efetiva.

O objetivo é fazer com que as equipes entendam as suas metas e a importância de cada um tema na busca por melhores resultados. Com isso, todos percebem os benefícios que os indicadores podem trazer para a empresa

Faça reuniões periódicas para discutir o desempenho individual e coletivo. Procure ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer.

O uso de monitores estrategicamente posicionados com informações sobre a evolução das equipes em tempo real também é muito útil. A intenção é manter todos informados e engajados em relação ao desempenho da empresa.

Essa é a chamada gestão à vista, veja: Como fazer a gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio?

Passo 6 – Faça a coleta de dados

Para saber como implantar indicadores de desempenho, é preciso estar ciente de que a coleta de dados é parte crucial desse processo.

Para isso, há diversas soluções tecnológicas com potencial para transformar esse trabalho chato e burocrático em algo simples, ágil e seguro.

Felizmente, o mercado disponibiliza softwares específicos para isso. Eles são capazes executar desde as funções mais simples (como número de acessos em uma loja virtual) até as mais complexas; tudo isso de maneira integrada e automática.

Metas individuais

A forma com que os dados dos indicadores serão coletados vai depender das necessidades da empresa e da sua disponibilidade de recursos para arcar com os custos desta coleta.

Passo 7 – Monitore os resultados

Chegamos ao último passo de como implantar indicadores de desempenho: fazer a gestão de metas e resultados. Monitorar os resultados dos indicadores será importante para que você possa se certificar de que o desempenho está dentro daquilo que se esperava.

Esse monitoramento precisa ser constante para que seja possível identificar falhas e desvios. Em seguida, corrigi-los antes que eles tomem proporções maiores e até mesmo irreversíveis.

Essas correções podem vir por meio da identificação da causa raiz dos problemas, fazendo o uso de metodologias como Ishikawa.

Próximos passos

Agora que você já sabe como implantar indicadores de desempenho, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui?

Assista a este vídeo exclusivo de Siteware em nosso canal no Youtube, e conheça outras perspectivas de Quer saber como ter uma planilha para fazer o acompanhamento dos seus indicadores? Preparamos um material exclusivo para você:

Para ajudar você nessa jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando os seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor a sua rotina, gerenciar e engajar a sua equipe, para ter o foco em resultados. Solicite uma demonstração agora mesmo e confira!

stratws one