Tecnologia e inovação nas empresas: o aspecto humano no centro da gestão estratégica

CONTEÚDO

Tecnologia e inovação nas empresas

CONTEÚDO

Tecnologia e inovação nas empresas é uma temática bastante recorrente no mundo corporativo. Muitas organizações buscam soluções tecnológicas para se destacarem no mercado e saírem à frente de seus concorrentes.

No entanto, existe um aspecto que que muitas vezes não é adicionada à equação Tecnologia + Inovação = Sucesso.

Estamos falando do aspecto humano,  essencial para a implementação de soluções tecnológicas nos processos organizacionais.

Pensando nisso, convidamos você a fazer uma reflexão sobre colocar as pessoas no centro da tecnologia de gestão estratégica e como isso pode ajudar a impulsionar o seu negócio.

Leia também: Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

Tecnologia e inovação nas empresas: o aspecto humano

Sozinha, a inovação tecnológica nas empresas não é capaz de gerar transformação e impulsionar o crescimento dos negócios. É necessário que pessoas tomem a frente desse processo, pois a inovação tecnológica não deve ter um fim em si mesma; ela se dá por pessoas e em benefício de outras pessoas.

Negligenciar o aspecto humano da tecnologia e inovação nas empresas é um grave erro, pois as pessoas é que são os responsáveis por gerar novas ideias.

A partir do conhecimento das possibilidades tecnológicas, somente as pessoas são capazes de desenvolver novos modelos para, então, levar ao início de processo de inovação no negócio.

Simplesmente deter uma tecnologia não é suficiente para conseguir se destacar no mercado e se tornar mais competitivo. O “X” da questão está na maneira com que a empresa, por meio de seus colaboradores, utiliza determinado recurso tecnológico a fim de produzir valor para seus clientes e melhorar a produtividade de seus processos.

Ou seja, é necessário colocar as pessoas no centro para que haja, de fato, inovação tecnológica nas empresas, uma vez que as ideias inovadores provém de pessoas.

Leia também: Entenda como funciona a criatividade e inovação nas empresas e o que é preciso para estimular seu time

3 dicas de como implementar tecnologia e inovação nas empresas

1 – Coloque seu pessoal no centro de sua estratégia

A primeira dica básica para inovação tecnológica nas empresas é colocar o seu pessoal no centro da sua estratégia.

Como vimos anteriormente, é de fundamental importância colocar as pessoas no centro da gestão estratégica. Procure desbloquear e incentivar o potencial criativo e inovador dos seus recursos humanos.

Use a tecnologia para permitir que seus colaboradores sejam mais produtivos e possam acelerar o desenvolvimento de suas carreiras. Crie oportunidades e os desafie a pensar e a criar.

Já pensou no quanto o seu negócio poderia evoluir se você utilizasse recursos tecnológicos para se livrar de tarefas repetitivas e se concentrar naquelas capazes de gerar mais valor?

Lembre-se: são as pessoas que fazem acontecer. Mas, com as tecnologias certas, podem fazer ainda mais!

Saiba mais: Como motivar seus funcionários criativos? 8 dicas para estimular a inovação

2 – Invista em treinamentos

Acompanhar os avanços tecnológicos pode ser difícil para alguns profissionais. Com as mudanças acontecendo tão depressa, incorporar certas tecnologias às rotinas de trabalho acaba sendo um desafio.

Nesse sentido, para evitar que alguns colaboradores “fiquem para trás” no processo de inovação tecnológica, busque sempre oferecer treinamentos.

Toda vez que um novo sistema de gestão for implementado, por exemplo, não espere que seu pessoal aprenda a manuseá-lo logo “de cara”. Este é um processo gradativo.

Portanto, treine seus colaboradores e avalie o aproveitamento de cada um deles em relação ao conteúdo que foi ensinado.

Veja em nosso blog: 3 dicas de como estimular a inovação nas empresas

3 – Incentive a colaboração

Implementar tecnologia e inovação nas empresas é um processo que deve ser feito de maneira colaborativa, tanto internamente quanto externamente.

Em primeiro lugar, é necessário ter consciência de que a sua empresa faz parte de um ecossistema. Portanto, dificilmente você obterá êxito em inovação tecnológica se não puder contar com a colaboração de empresas parceiras.

Indo para o âmbito interno à organização, é interessante incentivar a colaboração entre os departamentos e entre os colaboradores. A partir de uma visão sistêmica da gestão dos processos organizacionais, com todo mundo se ajudando, é possível fazer um uso mais inteligente de soluções tecnológicas e implementar uma cultura de inovação.

Para que a colaboração ocorra é preciso colher, tratar, organizar e compartilhar a informação. Por isso, confira este vídeo de nosso canal no YouTube com dicas de ferramentas que podem ajudar sua empresa a fazer isso:

Leia mais: Indicadores de inovação nas empresas: confira os 9 mais utilizados

As principais vantagens da inovação tecnológica nas empresas

Dentre as principais vantagens oferecidas pela tecnologia e inovação nas empresas, podemos destacar:

  • tomadas de decisão mais assertivas;
  • redução de custos;
  • otimização do uso de ferramentas;
  • maior produtividade das equipes;
  • maior controle sobre os processo e resultados;
  • processos mais ágeis;
  • diminuição de falhas humanas;
  • gestão focada em resultados;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • maior segurança aos dados e informações;
  • melhoria na interação e engajamento das equipes;
  • integração sistêmica;
  • aumento da vantagem competitiva.

Conclusão

Para se manter competitivo no mercado, a tecnologia e a inovação são essenciais. No entanto, não se pode deixar de lado o fator humano desta equação. Só assim será possível interagir com as soluções tecnológicas e inovadoras a fim de obter o melhor resultado para o negócio.

Confira: Gestão da inovação nas organizações: 6 dicas que funcionam

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a compartilhar as informações que sua equipe precisa para inovar e tomar as decisões certas. Com ele você cria, monitora e compartilha KPIs, descobrindo onde há necessidades de melhoria e se as inovações já implantadas estão dando certo.

Conhece mais sobre essa tecnologia acompanhando este vídeo: