Indicadores de desempenho de contabilidade: 6 dicas para monitorar seu progresso e mapear erros e acertos

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Indicadores de desempenho de contabilidade

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Em uma empresa, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que servem para quantificar e analisar o progresso de determinada estratégia ou meta específica, mapeando erros e acertos.

Os KPIs possibilitam medir a eficácia de seus esforços. Assim, fornecem informações que te darão uma base para realizar as mudanças necessárias e tomar decisões mais assertivas.

Neste artigo você irá conferir quais são os principais indicadores de desempenho de contabilidade que você deve implementar para fazer a sua empresa estar com essa área sempre em dia.

Continue a leitura e saiba como esses KPIs podem te ajudar a melhorar seus processos contábeis e se destacar no mercado.

Leia também: Gestão de notas fiscais: como automatizar esse processo?

6 indicadores de desempenho de contabilidade

Antes de conhecer os principais indicadores de desempenho de contabilidade, veja como alguns deles também são usados na área financeira:

1 – Fluxo de Caixa Operacional

Dando início a nossa lista de indicadores de desempenho de contabilidade, temos o fluxo de caixa operacional. 

Monitorar e analisar esse indicador é fundamental para que se possa compreender a capacidade da sua empresa de bancar despesas operacionais de rotina.

Este KPI mostra se as operações da sua empresa estão sendo capazes de gerar caixa o suficiente para que suas obrigações financeiras sejam cumpridas.

Outra forma de aplicar esse indicador é comparando-o com todo o capital que a sua empresa utiliza. Dessa forma, essa análise vai revelar se o caixa gerado consegue suprir todos os investimentos que você tem feito para alavancar seu negócio.

Isso te ajuda a ter uma visão mais clara sobre a saúde financeira da sua empresa.

2 – Capital de Giro

Capital de giro é a quantia de dinheiro que você tem imediatamente disponível em caixa após subtrair todos os passivos financeiros.

Assim, esse indicador mostra a capacidade que a sua empresa tem de cobrir todos os passivos de curto prazo por meio dos ativos atualmente disponíveis.

3 – Endividamento

A taxa de endividamento é um indicador que mostra como você está conseguindo financiar o crescimento da sua empresa. Ela é medida por meio da relação entre todas as responsabilidades financeiras da empresa e o seu patrimônio líquido.

Este KPI é muito importante para fazer o controle de prejuízos.

Veja também em nosso blog: 5 principais exemplos de indicadores de desempenho financeiro

4 – Payback

O payback é um dos indicadores de desempenho de contabilidade mais importantes. Afinal, ele avalia a capacidade que a sua empresa tem de “se pagar”. 

Ou seja, o payback mede o quanto do investimento que você fez para erguer a sua empresa você conseguiu recuperar.

Se, por exemplo, você investiu 100 mil reais para colocar sua empresa de pé e você já conseguiu recuperar 75 mil deste investimento, então a sua taxa de payback é de 75%.

Esse KPI mostra o quanto sua empresa é lucrativa.

5 – EBITDA

Earning Before Interests, Taxes, Deprecitation and Amortization. Essa a sigla para o indicador EBITDA, que em tradução livre significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

O cálculo para este indicador é bem simples:

  • EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações + Amortizações

Com o EBITDA, você é capaz de fazer uma análise não apenas do resultado final da sua empresa (lucro ou prejuízo),  mas também do quanto de recursos que são gerados somente em suas atividades operacionais. Assim, não se consideram efeitos financeiros e empréstimos.

6 – Net Promoter Score (NPS)

Para encerrar a nossa lista de indicadores de desempenho de contabilidade, que tal medir o quão satisfeitos os seus clientes estão com os serviços contábeis que a sua empresa vem prestando?

Para calcular o NPS, você precisa fazer uma pesquisa com uma amostra de clientes a partir da seguinte pergunta:

  • De 0 a 10, qual a chance de você indicar os nossos serviços para algum amigo?

Após coletar todas as respostas, você deverá categorizar os respondentes em 3 cAtegorias.

  • Aqueles que deram notas 9 ou 10 serão os Promotores;
  • Aqueles que deram notas 7 ou 8 serão os Neutros;
  • Aqueles que deram notas de 0 a 6 serão os Detratores;

O cálculo, então, é feito da seguinte forma:

NPS = (Promotores – Detratores) Total de respondentes * 100

  • Excelente: 75% — 100%;
  • Muito bom: 50% — 74%;
  • Bom: 0% — 49%;
  • Ruim: -100% — -1%.

Ao saber como anda a satisfação dos seus clientes internos (no caso da contabilidade dentro de uma empresa), você saberá se é preciso fazer melhorias na qualidade dos serviços prestados aos demais departamentos.

Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho de contabilidade, que tal colocá-los em prática na sua empresa para monitorar o progresso de suas estratégias e metas?

Quer conhecer mais alguns indicadores financeiros? Então, confira essas dicas:

Indicadores de desempenho de contabilidade

Saiba mais: 6 indicadores financeiros para pequenas empresas que você precisa conhecer

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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