Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

CONTEÚDO

software para acompanhamento de metas

CONTEÚDO

“O que pode ser medido, pode ser melhorado”

Esta frase de Peter Drucker (o pai da administração moderna) fica ainda mais clara se a explicarmos desta forma: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. E é exatamente essa a maior vantagem de utilizar o software para acompanhamento de metas: o monitoramento de indicadores para alavancar os resultados corporativos.

Como você mede os resultados da sua empresa? Como sabe se os processos de negócios são eficientes e eficazes?

Se você ficou sem resposta para essas duas perguntas, já pensou em utilizar um software para acompanhamento de metas no seu negócio? Saiba que essa é uma prática cada vez mais necessária nas organizações que querem se destacar no mercado.

Aprenda mais sobre esse assunto neste texto e saiba como elevar a sua capacidade de gestão e aumentar o faturamento corporativo!

Um software para acompanhamento de metas tornará sua operação muito mais ágil e sua tomada de decisão mais certeira e objetiva.

O STRATWs One, sistema de gestão estratégica desenvolvido pela Siteware, é um software para acompanhamento de metas completo, que conta também com visibilidade do mapa estratégico, gestão do portfólio de projetos, cálculo automatizado de remuneração variável e muito mais.

Saiba mais sobre o STRATWs One:

BANNER Indicadores em um so lugar corpo 2 Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

A importância do acompanhamento de metas em sua empresa

As metas são criadas com o objetivo de impulsionar a produtividade e, consequentemente, os resultados financeiros da empresa. Além disso, elas servem para orientar os colaboradores, dando a eles um norte a seguir, e promover uma cultura de feedback estratégica e construtiva a fim de elevar as habilidades das equipes.

Mas não basta apenas estabelecer as metas; é preciso acompanhá-las. Fundamental para o sucesso da organização, essa prática impacta, de forma positiva, quem busca atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Veja 5 motivos da importância de acompanhar KPIs:

software para acompanhamento de metas Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

Por meio do acompanhamento das metas, é possível fazer feedbacks mais assertivos e trabalhar a motivação das equipes.

Essa é também uma oportunidade para alinhar as áreas da empresa aos objetivos estratégicos do negócio, fazendo com que todos trabalhem em direção à mesma linha de chegada.

Sem um acompanhamento constante, é bastante provável que as metas definidas percam sua efetividade. Afinal, é preciso saber que distância já se percorreu rumo ao destino para saber se os esforços estão valendo a pena e se é preciso acelerar ou não.

Confira quais são os 7 melhores softwares de gestão empresarial do mercado

3 perguntas que auxiliam o acompanhamento de metas

A pergunta básica a ser feita durante o acompanhamento é:

  • As metas estão sendo alcançadas?

Mesmo que a resposta seja “sim”, questione:

  • O que pode ser feito para melhorar e continuar avançando?

Se a resposta for “não”, questione:

  • Quais são as causas desse desvio?

Para essa última pergunta, você pode recorrer aos diagramas de Ishikawa, à análise de Pareto ou à técnica dos 5 Porquês a fim de identificar as causas da dificuldade em bater as metas.

Para um acompanhamento mais eficiente, é interessante também fazer uso de recursos visuais que facilitem a compreensão dos colaboradores.

Se as metas não forem devidamente acompanhadas, elas podem se tornar um problema em vez de uma solução. Isso porque, além de não serem cumpridas, será mais trabalhoso redefini-las.

Acompanhar as metas é monitorar de perto o andamento das atividades de cada colaborador. Assim, ao menor sinal de desvio, é possível agir corretivamente antes que tudo vire uma bola de neve e seja tarde demais.

Para facilitar essa tarefa de acompanhamento, que tal utilizar a tecnologia ao seu favor?

Você sabe definir metas? Este infográfico vai te ajudar!

Software para acompanhamento de metas

Por que contratar um software para acompanhamento de metas?

Os maiores benefícios de contratar um software de gestão de metas são o aumento da produtividade, a melhora da qualidade e da eficiência na execução das tarefas, a maior agilidade na tomada de decisões, a visualização completa do negócio, integração entre colaboradores e equipes e otimização de processos.

No caso de software para acompanhamento de metas, os benefícios são vários. Com ele é possível, por exemplo, acompanhar o desempenho das equipes de cada setor em diferentes níveis e etapas.

As tradicionais planilhas eletrônicas podem até ser úteis nesse sentido. Porém, após certo tempo, elas começam a ficar defasadas, principalmente se a sua empresa contar com um grande fluxo de informações.

Além disso, as planilhas são mais indicadas para controles básicos. Empresas com diferentes setores possuem tarefas que necessitam ser vistas de maneira integrada, o que faz o software ser uma opção interessante.

O STRATWs One, da Siteware, é um software de gestão completo. Além do acompanhamento de indicadores, o sistema conta com o módulo de performance individual: focado nas metas de cada colaborador, com cálculos automatizados de remuneração variável e muito mais!

Vantagens da automatização do acompanhamento de metas

Confira agora as principais vantagens do uso de software para acompanhamento de metas.

  • Melhora da comunicação e maior integração entre os colaboradores.
  • Funcionários mais alinhados aos objetivos e metas estabelecidos.
  • Otimização das tarefas e recursos disponíveis.
  • Maior segurança e confiabilidade das informações.
  • Relatórios e gráficos gerados automaticamente.
  • Agilidade no acesso aos dados.
  • Assertividades nas tomadas de decisão.

E não para por aí. Com um software para acompanhamento de metas, os colaboradores podem monitorar frequentemente (e em tempo real) os seus resultados e o progresso em cada uma das metas estabelecidas.

Essa ferramenta possibilita também que os colaboradores visualizem, com mais transparência, quais os indicadores mais relevantes para a empresa, estimulando a priorização de determinadas ações.

Com um sistema para esse tipo de acompanhamento, é possível que eles vejam como o desempenho individual impacta no desempenho coletivo. Isso ajuda a criar um ambiente motivador, porque o colaborador se sente importante para o grupo e, por isso, acaba se tornando mais engajado.

Ou seja: optar por um software para acompanhamento de metas é uma importante decisão para as empresas que querem continuar crescendo e ocupando mais espaço no mercado.

Além de garantir uma visualização mais clara sobre o progresso de cada meta, essa ferramenta estimula a autogestão dos colaboradores.

Conheça um dos melhores softwares para acompanhamento de metas!

Diante de diversas opções de softwares de indicadores no mercado, o ideal é contratar o mais completo e fácil de usar. Desse modo, é possível centralizar toda a gestão das equipes e monitorar a eficiência da estratégia utilizada, integrando resultados de projetos e a execução do plano de ação.

Um sistema de gestão empresarial moderno permite o acompanhamento integral do desempenho da empresa, reunindo em um só local os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, que são primordiais para uma tomada de decisão rápida e precisa.

Ficou curioso? Conheça gratuitamente a ferramenta STRATWs One, que é um software de gestão corporativa, que facilita a organização, a produtividade e a alta performance da equipe:

Banner 16 Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?