O que é Indústria 4.0? Tudo sobre a Quarta Revolução Industrial

CONTEÚDO

O que é Indústria 4.0

CONTEÚDO

Com um avanço acelerado das ferramentas de trabalho, potencializadas pela internet, houve uma série de avanços no campo das tecnologias, principalmente industriais. Isso levou ao que chamamos de Indústria 4.0, ou também chamada de Quarta Revolução Industrial.

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre Indústria 4.0: tudo sobre a quarta revolução industrial. Deixe para gente nos comentários o que achou)

Também conhecida como Revolução das Tecnologias Digitais, ela tem promovido mudanças significativas dentro das organizações. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Por isso, se está interessado sobre a temática e deseja saber mais, continue a leitura e confira nas próximas linhas tudo sobre Indústria 4.0:

  • O que é
  • Como surgiu
  • Como funciona
  • Como acompanhar os avanços da indústria 4.0

E, assim, descubra de que maneira sua empresa pode se preparar para essa revolução.

Leia também: Conheça as melhores opções de softwares de gestão para varejo

O SW Conecta Live, evento proprietário da Siteware, teve uma edição voltada para a indústria em 2022. Baixe agora os materiais e fique por dentro de tudo que aconteceu no evento:

Mas, afinal, o que é Indústria 4.0?

A quarta revolução industrial é um conceito que se refere às inovações tecnológicas desenvolvidas recentemente com o objetivo de otimizar os processos de produção e industriais e potencializar os lucros das organizações, por meio das automações.

Assim, é fácil entender como surgiu a Indústria 4.0 por meio da união dos avanços tecnológicos mais recentes, tais como:

  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Machine Learning.

Dessa forma, esses avanços são utilizados no desenvolvimento de máquinas que operam de maneira inteligente e praticamente autônoma. Além disso, são capazes de se comunicar entre si e aprender com os próprios erros e acertos.

Assim, chegamos no ápice da Quarta Revolução Industrial que é a melhoria contínua dos processos, aumentar a quantidade de acertos – e minimizando os erros – aumentando assim a produtividade a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais: Indústria 4.0: como a tecnologia está revolucionando o trabalho

planejamento estratégico

Como surgiu a Indústria 4.0?

O termo surgiu pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011, na Alemanha. Tratava-se de um projeto de estratégias elaborado pelo governo alemão com foco em soluções tecnológicas.

Em outubro do ano seguinte, o mesmo grupo responsável por esse projeto apresentou ao governo da Alemanha um relatório. Mas foi só em abril de 2013, na Feira de Hannover, que o grupo apresentou o trabalho final sobre a Indústria 4.0.

Mais tarde, Klaus Schwab, criador do Fórum Econômico Mundial, se debruçou sobre essa temática no livro intitulado A Quarta Revolução Industrial.

Dessa forma, o autor fala sobre a fusão entre os mundos físico e digital. Além disso, trata das promessas e do perigo dessa fusão e também sobre como as transformações tecnológicas estão forçando as organizações a repensarem seus processos e sua criação de valor.

Benefícios da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 não é apenas uma tendência tecnológica; é uma revolução que está moldando o futuro das operações industriais e empresariais.

Neste capítulo, exploraremos os benefícios cativantes da Indústria 4.0 que estão impulsionando a transformação em várias áreas.

1. Eficiência Operacional Aprimorada

A adoção de tecnologias inteligentes e conectadas permite que as empresas otimizem seus processos de produção e operações. Isso resulta em uma maior eficiência, redução de desperdício e melhor aproveitamento dos recursos, levando a uma produção mais rápida e de alta qualidade.

2. Tomada de Decisões Informadas

A análise de dados em tempo real, provenientes de sensores e sistemas, capacita os gestores a tomar decisões mais precisas e embasadas. Isso melhora a visibilidade sobre o desempenho das operações e ajuda a identificar áreas que precisam de ajustes ou melhorias.

3. Personalização e Flexibilidade

A Indústria 4.0 permite a produção personalizada em massa, adaptando-se às demandas individuais dos clientes. As empresas podem ajustar rapidamente suas linhas de produção para atender às preferências do mercado e lançar produtos sob medida.

4. Manutenção Preditiva

A IoT e a análise de dados permitem que as empresas monitorem o estado de máquinas e equipamentos em tempo real. Isso facilita a detecção precoce de problemas e a implementação de manutenção preditiva, reduzindo os tempos de parada e aumentando a vida útil dos ativos.

5. Melhoria na Qualidade do Produto

O controle preciso dos processos de produção, combinado com a análise de dados, leva a um aumento na qualidade dos produtos. As empresas podem identificar e corrigir defeitos de maneira mais eficaz, garantindo que os produtos atendam às expectativas dos clientes.

6. Maior Segurança do Trabalho

A automação de tarefas perigosas e repetitivas reduz os riscos para os trabalhadores, melhorando as condições de segurança no ambiente de trabalho.

7. Redução de Custos Operacionais

A eficiência aprimorada, a redução de desperdício e a otimização dos recursos levam a uma redução significativa nos custos operacionais ao longo do tempo.

8. Competitividade Global

A adoção da Indústria 4.0 permite que as empresas se tornem mais competitivas em um mercado globalizado, atendendo às demandas crescentes por produtos personalizados e de alta qualidade.

9. Inovação Contínua

A transformação digital constante impulsionada pela Indústria 4.0 estimula a inovação, permitindo que as empresas desenvolvam novos produtos, serviços e modelos de negócios.

10. Sustentabilidade Ambiental

A otimização dos recursos e a redução de desperdício promovidas pela Indústria 4.0 contribuem para práticas mais sustentáveis e ambientalmente conscientes.

Leia também: O que é ESG: conceito e como aplicá-lo aos negócios

Como funciona a Indústria 4.0 na prática?

Conforme mencionamos anteriormente, a Inteligência Artificial, o Machine Learning, a Internet das Coisas, o Big Data e a Computação na Nuvem são tecnologias marcantes da quarta revolução industrial.

Na prática, a Indústria 4.0 parte do princípio de que, ao conectar máquinas, sistemas e pessoas, criam-se redes inteligentes por toda a cadeia produtiva. Assim, é possível, por exemplo, prever e evitar falhas processuais, se adaptar com mais agilidade às mudanças não planejadas e adquirir maior autonomia no controle de diversas ações.

As soluções tecnológicas que marcam a Indústria 4.0, bem como a convergência delas, permitem que haja maior integração entre homem e máquina. Isso afeta não só o campo do trabalho, mas também a forma com que os processos são realizados e o surgimento de novas ideias.

A proposta da Indústria 4.0 é revolucionar a maneira com que produtos e serviços são gerados, conectando “mundo real” e “mundo virtual”. Por exemplo, sistemas ciberfísicos promovem a troca de dados, em tempo real, entre máquinas e dados e permitem uma gestão mais eficiente de toda a cadeia produtiva.

Essa produção inteligente propiciada pela quarta revolução industrial conecta diferentes etapas de um processo e partes interessadas, como clientes, fornecedores e parceiros.

3 dicas de como se organizar para a Indústria 4.0

Está mais claro agora o que é Indústria 4.0 e como ela funciona? Então veja a seguir 3 dicas essenciais de como se preparar.

como se preparar para a indústria 4.0

1 – Faça um planejamento

A quarta revolução industrial traz consigo novas maneiras de trabalho. Além disso, outras habilidades passam a se fazer necessárias para conseguir se destacar no mercado.

Tendo isso em vista, é importante fazer um planejamento acerca dos investimentos tecnológicos que precisarão ser feitos para se adaptar à Indústria 4.0. A intenção é que você possa direcionar os recursos da sua empresa para a aquisição de tecnologias realmente úteis, sem precisar, por exemplo, trocar todo o seu maquinário ou demitir funcionários.

Vale a pena ressaltar que, na Indústria 4.0, a tecnologia é utilizada para transformar dados em vantagem competitiva.

2 – Conte com uma equipe diversificada

Uma equipe diversificada e multidisciplinar pode ser muito útil durante o processo de adaptação à indústria 4.0.

Isso porque a empresa passa a contar com diferentes pontos de vista para enfrentar um mesmo problema, o que favorece o surgimento de soluções inovadoras e criativas.

Invista na melhoria contínua da sua equipe! Aproveite e baixe agora mesmo o nosso template de PDI!

3 – Invista na formação dos colaboradores

Pode ser que você não tenha uma mão de obra capacitada para lidar com as transformações tecnológicas da Indústria 4.0. Nesse sentido, invista na formação de seus colaboradores, oferecendo cursos e oficinas para ampliar o conhecimento deles neste assunto.

Veja também: Dimensionamento de treinamentos a partir da matriz de competências e habilidades

Agora que você já sabe tudo sobre Indústria 4.0, que tal aderir a essa revolução? Lembre-se de que é extremamente importante que você faça uso de indicadores e métricas para acompanhar os resultados dos seus processos e promover o desenvolvimento da sua empresa.

Dessa forma, a gestão estará pensando na meritocracia de fato, ou seja, promovendo aqueles que têm entregue os melhores resultados e ajudando que a empresa cresça de fato. Para isso, fazer uso do People Analytics é fundamental para que a sua empresa possa implementar uma cultura de desenvolvimento capaz de inovar e humanizar a sua organização.

people analytics

A indústria 4.0  e a revolução da maneira de trabalhar

A indústria 4.0 marca o momento em que as fábricas estão conectadas. Por meio de diversas tecnologias, os processos estão cada vez mais interligados e automatizados. Isso permite otimizar o planejamento e controle da produção, aumentando a eficiência do chão de fábrica.

Mas esse é um cenário que não se restringe às indústrias. Paralelamente, outros setores também estão transformando suas rotinas de trabalho. Mas como? A resposta é simples: apostando na tecnologia como forma de aumentar a produtividade e promovendo uma melhor experiência ao cliente final.

Assim, vemos inovações em áreas como varejo, saúde, logística, finanças, agricultura e muitas outras. Embora cada setor tenha sua aplicação, as tecnologias utilizadas nessa nova era são similares.

Abaixo, reunimos as principais tecnologias envolvidas nessa nova era do trabalho e suas aplicações em diferentes vertentes, assim, ficará mais claro para você como se preparar para a indústria 4.0.

Quer saber mais sobre como usar a tecnologia na gestão de sua empresa? Então, baixe nosso audiobook gratuito: Automatização da gestão por resultados

Principais tecnologias da indústria 4.0

Veja como funciona a indústria 4.0 por meio de cada inovação tecnológica envolvida.

#01 Internet das Coisas

Uma das tecnologias mais expressivas do momento é justamente a IoT. Ela é um dos marcos dessa nova Era, afinal, possibilita a interconexão entre coisas físicas e virtuais. E, como já comentamos, a conectividade é um dos principais pilares da atualidade.

Mais do que só conectar, os novos dispositivos também são capazes de processar dados e até tomar decisões. Aliás, para ser considerado IoT, o dispositivo precisa receber dados por meio de sensores, se conectar com uma rede fora do objeto e processar dados sem a intervenção humana.

É por meio dessas três características que diversas soluções estão sendo colocadas em prática. Na indústria, por exemplo, sensores conseguem passar dados a respeito de máquinas, equipamentos e até das pessoas que fazem parte da operação. Nas fazendas, dispositivos avaliam diversos fatores para regular a quantidade exata de água necessária em cada cultivo.

Não é por acaso que se estima um impacto econômico com a IoT de até US$11,1 trilhões por ano a partir de 2025. É uma tecnologia que ainda está dando os primeiros passos no Brasil, mas que tem tudo para provocar grandes mudanças no ambiente de trabalho.

#02 Inteligência Artificial

A inteligência artificial já é uma tecnologia muito presente em nosso dia a dia, graças à quarta revolução industrial. Afinal, você já deve ter interagido com os assistentes virtuais do iPhone ou do Google, por exemplo, certo?

A IA é responsável por permitir que as máquinas pensem (ou se aproximem ao máximo de pensar) como humanos. Dessa forma, elas podem analisar dados, ponderar, tomar decisões e aprender com essas próprias decisões.

Se toda essa inteligência for usada no mundo dos negócios, a tendência é tomar estratégias cada vez mais estratégicas! Dessa forma, é possível promover uma contínua melhoria na experiência ao cliente.

Na saúde, por exemplo, a IA consegue auxiliar a otimizar diagnósticos, tratamentos a pacientes e substituir algumas máquinas. Essas funcionalidades promovem a redução de gastos com equipamentos, o que é de grande valia. Já no varejo, ela pode servir como atendimento (na forma de chatbots) ou na recomendação de novos produtos a partir do perfil do consumidor.

Quer saber como é possível fazer uso da IA para apoiar na gestão de talentos da sua empresa? Conheça o módulo de Gestão de Talentos, da Siteware e saiba mais!

#03 Realidade Virtual

A RV é um sistema computacional que, por meio de estímulos visuais e auditivos, coloca o usuário imerso em um determinado ambiente simulado. Se antes a realidade virtual parecia cena de filme, hoje ela já começa a estar presente para a geração de negócios.

O marketing, por exemplo, já utiliza a tecnologia para que os clientes tenham uma visão real sobre os produtos, criando um desejo de compra bem mais forte. E os smartphones já estão sendo fabricados com a capacidade de criar e reproduzir vídeos em 360º, ou seja, não é uma inovação distante dos nossos lares.

No entanto, a aplicação onde há maior potencial da RV está na transmissão de conhecimento. Seja em treinamentos corporativos (onde o colaborador aprende, por exemplo, como deve montar um equipamento) ou mesmo no ensino em sala de aula (onde o aluno consegue enxergar, na prática, aquilo que está aprendendo), já existem iniciativas nesse sentido e é onde o segmento aposta suas fichas.

#04 Impressão 3D

Usando materiais como plástico, vidro e até mesmo células vivas, é possível criar utensílios das mais diversas formas e técnicas. O potencial da impressão 3D é enorme, já que ela promove um nível de personalização único na fabricação de qualquer produto.

As máquinas de impressão 3D ainda são caras e exigem um bom tempo para aprender a operá-las. Porém, a tendência é que o acesso a elas se popularize nos próximos anos. Paralelamente, a indústria também precisará usar essa tecnologia e se adaptar a ela para não perder a concorrência para “pequenos fabricantes”.

Ou seja, essa é uma tecnologia que tem potencial para mudar a forma como produzimos e consumimos diferentes tipos de produtos.

Indústria 4.0 no Brasil: Rumo à Transformação Digital e Inovação

A revolução industrial está passando por uma evolução marcante, dando origem à tão comentada Indústria 4.0. No cenário brasileiro, os impactos da indústria 4.0 está moldando o futuro da economia. Neste capítulo, exploraremos como essa tendência está se manifestando no Brasil e quais são os desafios e oportunidades que ela apresenta.

1- Adoção Progressiva

O Brasil está trilhando um caminho gradual em direção à adoção da Indústria 4.0. Embora haja desafios a serem superados, muitas empresas têm reconhecido a importância de se modernizar para se manterem competitivas em um mercado globalizado.

2- Setores Impactados

Diversos setores da economia brasileira estão experimentando os efeitos da Indústria 4.0:

  1. Manufatura Avançada: A implementação de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a automação está otimizando os processos de produção, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
  2. Agricultura Inteligente: A agricultura de precisão, baseada em sensores e análise de dados, está impulsionando o aumento da produtividade e a redução do desperdício no setor agrícola.
  3. Saúde Conectada: A telemedicina e o uso de dispositivos médicos conectados estão transformando a forma como a saúde é gerenciada e monitorada, tornando os cuidados mais acessíveis e eficientes.

Próximos passos

É hora de olhar as novas tecnologias e entender como sua empresa pode se beneficiar de cada uma delas. Lembre-se que o foco deve ser sempre em inovações que aumentem a produtividade e ofereçam um resultado de maior qualidade ao consumidor final!

Assim, é possível criar, monitorar, analisar e compartilhar indicadores em tempo real, de forma ágil e transparente.

O STRATWs One, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda organizações de todos os setores a planejar, organizar e melhorar as tarefas do dia a dia, voltadas para o desempenho corporativo e individual e até da gestão de talentos das organizações.

Clique no banner e agende uma demonstração para você conhecer mais da nossa solução!

stratws one