O que é gestão de ativos: tudo o que você precisa saber sobre essa importante prática empresarial

CONTEÚDO

O que é gestão de ativos

CONTEÚDO

A gestão de ativos empresariais se refere à organização, ao controle, à manutenção, ao emprego correto, à mitigação de riscos (seguros, por exemplo) e à devida comprovação da posse e do uso legal desses recursos de uma organização. O objetivo é conseguir que entreguem o máximo valor à cadeia produtiva do negócio.

Ma e na sua empresa, como é feita a administração de ativos na sua empresa?

Essa é uma temática de extrema relevância no universo corporativo. Isso porque a maneira com que uma empresa gerencia seu patrimônio físico faz toda a diferença na busca por uma maior competitividade no mercado em que ela atua.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, então, convidamos você a continuar a leitura para entender o que é gestão de ativos e por que é importante atentar-se para esse aspecto do negócio.

Além disso, confira também nas próximas linhas deste conteúdo quais são os principais desafios do gerenciamento de ativos de uma empresa e as vantagens de manter essa prática em dia.

Este post também pode interessar a você: Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo

O que é gestão de ativos?

Os ativos de uma empresa se referem não apenas aos valores monetários que a organização possui em contas correntes, aplicações financeiras e até em participações acionárias em outros negócios.

Devemos incluir na conta dos ativos os bens materiais que ela possui e sobre os quais ela exerce controle. Trata-se, neste caso, do patrimônio físico que uma organização detém, incluindo aqueles que não estão prontamente à disposição.

Como exemplos de ativos, podemos citar:

  • Maquinário;
  • Equipamentos e materiais de escritório;
  • Veículos;
  • Imóveis;
  • Aplicações financeiras;
  • Contas a receber;
  • Mercadorias em estoque;
  • Matérias-prima.

Tendo isso em vista, podemos definir o que é gestão de ativos como um conjunto de práticas que são adotadas no sentido de manter os bens de uma empresa sob controle e utilizá-los da melhor maneira possível.

A intenção do gerenciamento de ativos é extrair o devido valor destes e garantir sua disponibilidade no longo prazo. Assim, a organização conseguirá se manter produtiva. Porque, afinal, são os ativos que geram valor para o negócio.

Outra importante tarefa contábil e financeira é a construções de orçamentos, por isso, baixe nosso kit gratuito: [KIT GRATUITO] Ferramentas para Orçamento empresarial

Veja algumas das práticas que envolvem a gestão de ativos de uma empresa:

  • manutenção;
  • balanceamento de custos;
  • identificação de oportunidades;
  • controle de riscos;
  • análises sobre a necessidade de cada ativo;
  • descarte (quando for necessário).

O caixa faz parte do ativo circulante de seu negócio. Neste webinar, veja dicas de como gerenciar este importante ativo de sua empresa:

Baixe a planilha de proteção do caixa neste link: [PLANILHA + WHITEPAPER] Proteja o caixa da sua empresa em diferentes cenários e períodos

A gestão de ativos industriais

A gestão de ativos industriais lida com todos os equipamentos e ferramentas diretamente ligados ao processo de produção e às atividades industriais de uma empresa.

Esse tipo de gestão de ativos trata de questões relacionadas ao ciclo de vida dos equipamentos industriais, seus custos, o impacto de tais custos na saúde financeira da empresa, a necessidade de investir em novos equipamentos e peças.

Além isso, é preciso decidir o que fazer com aqueles que serão descartados, onde comprar novos equipamentos para substituí-los, as etapas de instalação, prevenção de falhas etc.

A intenção é otimizar a utilização e reduzir os custos operacionais desses ativos industriais, preservando seu desempenho técnico e fazendo com que eles gerem valor para a empresa.

Com a gestão de ativos industriais, é possível tomar decisões condizentes aos objetivos da organização. Isto é: como investir adequadamente em ativos para tingir os objetivos do negócio.

Os ativos de seu negócio então risco? Este post pode ajudar você a descobrir como gerenciar riscos em sue negócio: 5 ferramentas existentes para análise e gestão de risco: como ser bem-sucedido nas decisões de negócio

Veja mais neste webinar gravado:

A gestão do ativo imobilizado

A gestão do ativo imobilizado se refere ao patrimônio tangível de uma empresa e que possuem natureza permanente, sendo utilizados para a manutenção das atividades cotidianas de uma empresa.

São considerados ativos imobilizados os bens que:

  • São mantidos para produção ou comercialização de produtos ou serviços, aluguel ou fins administrativos;
  • Geram benefícios econômicos para a empresa;
  • São usados por mais de 12 meses.

A gestão dos ativos imobilizados (maquinário, terrenos, edificações, escritório etc.) para que a empresa possa dar o devido tratamento contábil a esses bens e tomar melhores decisões estratégicas.

Quais as vantagens do gerenciamento de ativos?

Agora que você já sabe o que é gestão de ativos, é hora de conhecer as principais vantagens dessa prática. Afinal, por que é tão importante atentar-se ao gerenciamento de ativos da sua empresa?

Em primeiro lugar, essa prática ajuda na redução de custos e na otimização dos processos internos. A gestão de ativos favorece a padronização dos procedimentos da empresa de acordo com técnicas e normas reconhecidas nacional e internacionalmente.

Além disso, a correta administração de ativos ajuda a tornar o negócio mais competitivo e produtivo.

Os desafios da administração de ativos

Por fim, é importante também falarmos sobre os desafios que envolvem a gestão de ativos empresariais.

O primeiro deles é contar com um time especializado nesse tipo de gerenciamento. É importante que a sua empresa tenha profissionais que saibam lidar com a gestão de ativos.

Outro desafio se refere a elaboração de inventário dos bens da organização. Só é possível gerenciar aquilo de que se tem conhecimento. Logo, é importante manter atualizados os registros de todos os ativos da empresa.

Bom, ficou claro o que é gestão de ativos?

Agora que você já tem mais conhecimento sobre essa temática, dedique-se à administração dos bens da sua empresa e potencialize os seus resultados.

Leia também: Indicadores de desempenho de contabilidade: 6 dicas para monitorar seu progresso e mapear erros e acertos

O STRATWSs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a manter os KPIs sobre controle e, assim, favorece também a gestão de sues ativos.

Veja mais algumas de suas vantagens:

  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos.
Banner 16 O que é gestão de ativos: tudo o que você precisa saber sobre essa importante prática empresarial