Confira os 5 principais livros sobre indicadores de desempenho

CONTEÚDO

livros-sobre-indicadores-desempenho

CONTEÚDO

O uso dos indicadores-chave de desempenho, ou seja, dos KPIs (Key Performance Indicator), é essencial dentro das empresas que precisam de uma ferramenta que apresente os resultados alcançados ao longo do tempo.

Mas você domina esse tema?

Não? Sabia que existem diversos livros sobre indicadores de desempenho que podem ajudar você a aprender tudo que precisa sobre KPIs?

Dentro das empresas, os indicadores de desempenho podem ser usados para várias ações diferentes, por isso eles são divididos em tipos de indicadores de desempenho, como, por exemplo:

  • Táticos;
  • Estratégicos;
  • Operacionais;
  • Produtividade;
  • Capacidade;
  • Qualidade.

Mas qual a melhor maneira de aprender sobre eles e colocar em prática quanto antes a análise dos KPIs?

Existem alguns caminhos, mas um dos mais valiosos é através dos livros.

Por isso, preparamos uma lista completa com os 5 livros sobre indicadores de desempenho que você precisa ler para ficar expert no assunto.

Veja também: Aprenda como fazer indicadores de desempenho no Excel passo a passo

5 grandes livros sobre indicadores de desempenho

1 — Indicadores de desempenho – Dos Objetivos à Ação

Como primeira indicação de livro sobre indicadores de desempenho, temos Indicadores de Desempenho – Dos Objetivos à Ação. A obra é um lançamento de 2017 da editora Alta Books e mostra que todo gestor deve contar com a ajuda de uma ferramenta como o KPI para monitorar a performance dentro de uma empresa.

Os autores do livro são a professora Andresa S. N. Francischini e o coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini e POLI-USP, Paulino Graciano Francischini.

Para complementar seus estudos, confira também uma aula completa de Paulino Francischini sobre indicadores de desempenho.

Indicadores de Desempenho – Dos Objetivos à Ação

2 — KPI Checklist

Construir bons indicadores de desempenho pode não ser uma tarefa tão simples. Muitas vezes eles podem funcionar bem para um modelo de negócio, mas não tão bem para outros.

Por isso, existe uma adaptação natural que devemos fazer para otimizar os resultados, escolhendo os KPIs ideais para o nosso negócio.

Nesse contexto, o KPI Checklists é um dos melhores livros sobre indicadores de desempenho. Seu foco está em trazer as boas práticas e requisitos para construção de KPIs.

São ao todo 50 dicas e modelos práticos para utilizar no dia a dia de trabalho.

O autor, Bernie Smith, é um escritor experiente sobre o tema KPI e já lançou diversos guias práticos focados para áreas de negócios específicas, como KPIs para vendas, marketing, empresas de varejo, indústrias, entre outras.

KPI Checklist

3 — Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM

Para ter sucesso com o uso de KPIs, é essencial ter uma visão mais ampla dos processos do seu negócio. E um dos livros sobre indicadores de desempenho que aborda essa necessidade de abrir as perspectivas é Gerenciamento de Processos de Negócio — BPM.

Na obra, os autores Roquemar Baldam, Rogerio Valle e Henrique Rozenfeld vão relacionando várias disciplinas e ações referentes ao trabalho de gerenciamento das empresas.

Fica claro que as exigências por informações cada vez mais precisas é uma necessidade crescente no mercado, e os KPIs são uma das principais soluções.

Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM

4 — Indicadores de Desempenho de Processos de Planejamento

Todos os negócios possuem uma sequência de níveis de atividade, que podem partir desde a produção, passando por vendas, e chegando até a administração dos recursos financeiros. E já sabemos que os indicadores de desempenho são fundamentais em cada uma dessas etapas.

É por isso que o livro Indicadores de Desempenho de Processos de Planejamento, de Iony Patriota de Siqueira, apresenta ao leitor 5 estudos de caso onde os KPIs foram aplicados de forma prática.

Ele tem tudo que você precisa para entender os sistemas já utilizados e como eles podem ser aplicados ao seu negócio.

Indicadores de Desempenho de Processos de Planejamento

5 — Indicadores de desempenho — Estruturação do sistema de indicadores organizacionais

Em 2013, a FNQ — Fundação Nacional da Qualidade lançou o livro sobre indicadores de desempenho que aborda todos os conceitos relacionados à estruturação de um bom sistema de indicadores dentro das organizações.

O trabalho do Comitê Temático de Medição do Desempenho Global foi a base desse novo estudo que se tornou um dos mais importantes e-books nacionais que trabalha bem a temática dos indicadores.

Ele é voltado às vantagens que esse trabalho traz para todos os tipos e níveis de empresas no mercado.

Indicadores de desempenho – Estruturação do sistema de indicadores organizacionais

Vá além dos livros sobre indicadores de desempenho!

É claro que os livros sobre indicadores de desempenho são uma ótima fonte de conhecimento sobre o assunto. São neles que grandes estudiosos da área passam suas experiências e ensinamentos, falando mais sobre os erros e acertos.

Mas para conseguir ampliar seus resultados, você também pode utilizar novas formas de conteúdo. É pensando nisso que vamos deixar para você uma lista com 5 sugestões de conteúdo sobre o tema, que já estão no nosso blog.

Então, aproveite a leitura!

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa que permite que você acompanhe todos os KPIs de seu negócio, integrando pessoas, processos e estratégia.

Banner 16 Confira os 5 principais livros sobre indicadores de desempenho