RH e Marketing: como essa relação pode ser benéfica para a sua empresa?

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Em um primeiro momento, é comum acharmos que os setores de RH e Marketing não compartilham muitas características e funções em comum dentro de uma empresa. Porém, as práticas de gestão mais modernas estão revendo essa separação entre as duas áreas e questionando até que ponto suas operações devem ser mantidas independentes e seus objetivos devem ser distintos entre si.

Com isso, cada vez mais, RH e Marketing têm atuado de maneira alinhada e complementar, de modo que suas práticas e estratégias levem a ganhos mútuos que colaborem para trazer melhores resultados para a empresa.

Neste post, confira de que forma RH e Marketing podem atuar juntos. Antes, conheça suas principais diferenças e semelhanças e as lições que um setor pode tirar do outro. Acompanhe!

RH e Marketing: diferenças e semelhanças fundamentais

Quando falamos em processos, tanto a área de Recursos Humanos quanto o setor de Marketing possuem um objetivo em comum: engajar pessoas. O RH busca engajar o público interno da empresa, tendo como foco melhorar a produtividade, a qualidade de vida no trabalho, a motivação e a satisfação dos colaboradores.

Por sua vez, o Marketing atua para engajar o público externo, elaborando estratégias para construção de autoridade em torno da marca junto ao público, de forma a transformá-la em referência no mercado em que atua.

Sendo assim, cada qual à sua própria maneira, RH e Marketing trabalham baseados na segmentação de seus públicos e, em ambos os casos, com o mesmo foco: conquistar resultados melhores. De fato, as formas de realizar essa segmentação e alcançar os objetivos esperados são distintas, uma vez que cada área faz uso das métricas e práticas próprias do seu setor.

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O que RH e Marketing podem ensinar um ao outro?

Com objetivos em comum, mas atuações distintas, que ensinamentos RH e Marketing podem tirar um do outro? A área de Recursos Humanos investe seus esforços em, basicamente, entender quem são os colaboradores que fazem parte de uma empresa, quais são seus objetivos profissionais e qual a melhor forma de se comunicar com elas.

Para isso, o RH explora recursos como valorização e reconhecimento dessas pessoas, trabalhando seu desenvolvimento profissional e buscando formas de proporcionar um ambiente de trabalho e uma estrutura de trabalho que lhes permita crescer.

E é justamente esse aspecto que o Marketing pode tomar para si. Se o foco do setor são as pessoas, dominar os melhores mecanismos para se relacionar com elas é fundamental do ponto de vista estratégico.

Afinal, um dos maiores trunfos do Marketing é conseguir gerar empatia e sentimento de pertencimento em seus clientes e leads, o que ajuda não apenas na atração de novos prospects como em sua retenção junto à empresa.

Mas, quais ensinamentos o Marketing pode passar para o RH? Quando nos referimos ao marketing digital ou automação de marketing, estamos falando, dentre outras coisas, da análise e do uso de dados para o direcionamento estratégico da tomada de decisão em uma empresa.

Na internet, tudo é mensurável, e o marketing digital é uma das áreas que mais bem explora essa facilidade, trabalhando em cima do acompanhamento de métricas e sabendo quais são os principais indicadores-chave (chamados de KPIs) para cada estratégia.

E é dessa característica que o RH pode tirar vantagem. Afinal, a possibilidade de analisar, prever, aproveitar e coletar dados comportamentais, opiniões e tendências é algo que pode contribuir – e muito! – para uma atuação mais certeira do departamento de Recursos Humanos.

Por meio de métricas e dados, o RH consegue tomar decisões muito embasadas e, consequentemente, estratégicas. Por exemplo: será que as ações implementadas pelo setor para melhorar o desempenho do time estão gerando os resultados planejados? Qual a diferença na performance de cada um nesse período de tempo?

Por meio da análise de dados e métricas, o RH consegue medir e acompanhar resultados, revisar planos, propor mudanças de rota, direcionar esforços e priorizar as ações que se mostram mais efetivas.

E como RH e Marketing podem trabalhar juntos?

Vimos as semelhanças e as diferenças entre RH e Marketing e entendemos que processos de cada área podem ser úteis para o aprimoramento da outra. Agora, é preciso compreender como eles podem trabalhar juntos e unir forças em prol da empresa. Para isso, existem dois pontos fundamentais. São eles:

Planejamento integrado

Qualquer empresa que deseja ser bem sucedida na integração da atuação de diferentes setores deve elaborar um planejamento integrado, que preveja as formas como as diferentes áreas podem colaborar para alcançar os objetivos comuns a todos.

Para isso, é essencial ter objetivos bem definidos e compartilhar um propósito organizacional. Isso ajuda a tornar a comunicação mais coerente, não apenas entre os setores envolvidos, mas também para os públicos interno e externo.

Branding

Se RH e Marketing compartilham o objetivo de engajar pessoas, isso significa que ambos podem atuar de maneira coordenada na elaboração de estratégias de comunicação que colaborem para o branding da empresa. A construção da identidade de uma marca – e sua posterior manutenção – passa pelo modo como as ideias e os objetivos da empresa são comunicados.

Nesse sentido, o planejamento integrado que citamos no tópico anterior permite que RH e Marketing colaborem para esse objetivo: enquanto o Recursos Humanos levanta informações relevantes junto aos colaboradores, o Marketing coleta dados do público externo. Juntos, branding e employer branding ajudam a construir uma identidade mais sólida e coerente.

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Este artigo foi escrito pela LAHAR uma software de automação de marketing  eleito a melhor ferramenta de marketing digital de 2019 pela ABComm. Nosso serviço ajuda a sua empresa a alcançar melhores resultados em estratégias como redes sociais, e-mail marketing, gestão de leads, SMS marketing, criação de landing pages e mais.