Liderança

Conheça os líderes mais importantes da história e também alguns grandes estrategistas

Conheça os líderes mais importantes da história e também alguns grandes estrategistas

Publicação : 18/09/2014

Por Siteware

10 min

Alguns personagens históricos são marcantes, quer seja pelo que fizeram de bom pela humanidade, ou pelo que fizeram de ruim. Mas até nas personalidades mais controversas é possível encontrar lições. Os líderes mais importantes da história podem nos ensinar muito ainda hoje.

Gerenciar um grande número de funcionários, controlar todos os setores de uma empresa e não ter medo de seguir em frente. Todas essas atividades fazem parte da rotina de um líder. Para alguns uma tarefa árdua e complicada, para outros a realização de um grande sonho.

Na história mundial, podemos encontrar várias figuras marcantes que acreditaram nos seus ideais e se tornaram referências de liderança. Então, no post de hoje, você conhece um pouco mais sobre os líderes mais importantes da história e também dos maiores estrategistas da história. Assim, poderá utilizá-los como fonte de inspiração.

Estrategistas famosos da história

Algumas importantes figuras históricas são polêmicas demais para serem chamadas de “líderes” com a nossa concepção moderna do termo. Devemos lembrar que um líder é, acima de tudo, uma figura inspiradora e que leva a equipe na direção de um propósito maior.

Mas isso não significa que essas figuras controversas não tenham deixado lições importantes, ao contrário. É por isso que vamos falar um pouco desses estrategistas famosos da história nos próximos tópicos.

Sabe como está o desempenho dos seus colaboradores? Descubra com a ajuda do nosso e-book gratuito:

Alexandre, o Grande (356 a.C. – 323 a.C):

Alexandre é considerado o grande conquistador do mundo antigo. Admirador das ciências e das artes, ele teve como mentor o grande filósofo grego Aristóteles. Após a morte de seu pai, Alexandre tornou-se Rei da Macedônia. Assim, passou a mostrar seu lado visionário, sua inteligência e seu profundo respeito às pessoas que ele derrotava.

Em seu reinado, ele conquistou um Império gigantesco, que abrangia dos Balcãs à Índia, incluindo o Egito e a região do atual Afeganistão. Alexandre faleceu aos 32 e não se sabe ao certo a causa da morte.

Napoleão Bonaparte (1769 – 1821):

Napoleão Bonaparte pode ser considerado um dos maiores estrategistas da história. Era líder político e militar atuante nos últimos estágios da Revolução Francesa. Assim, ele se tornou imperador da França através de um golpe de Estado.

O Código Napoleônico criado pelo Imperador influenciou a legislação de diversos outros países, e a hegemonia francesa se espalhou por grande parte do continente europeu.

Você sabe o que é a Gestão 4.0 e como implementar? Aprenda com o nosso infográfico:

Adolf Hitler (1889 – 1945):

Hoje temos distanciamento histórico suficiente para compreender que as ações de Hitler foram atrocidades. Mas na época, muitos alemães consideravam que o Füher entraria na lista dos líderes mais importantes da história.

Hitler saiu de uma pequena cidade na fronteira entre Áustria e Alemanha para se tornar o líder mais “carismático” do mundo. Ele comandou a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e tornou-se destaque pelos seus “discursos apaixonados”, que na verdade eram carregados de fanatismo e crueldade.

Soube ser ambicioso ao ponto de colocar a Alemanha Nazista no patamar dos maiores impérios militares da história.

Líderes mais importantes da história

Paralelamente a essas figuras cujos qualidades ainda têm um gosto amargo, existem também os grandes líderes da história. Esses, sim, são figuras que contribuíram para causas nobres, trabalharam pela igualdade, lutaram em favor de minorias e deixaram uma marca positiva na história mundial.

A inteligência emocional é uma soft skill importante de um bom líder. Assista ao nosso webinar gravado e aprimore a sua:

Vamos a seguir relembrar alguns dos líderes mais importantes da história e o que eles fizeram.

Mahatma Gandhi (1869 – 1948):

Gandhi foi líder do processo de independência da Índia e conquistou o mundo inteiro com a sua sabedoria. Ele defendia “O caminho da felicidade”, uma filosofia de não violência como meio da evolução. Assim, se tornou idealizador e fundador do moderno estado Indiano e grande influência para outros ativistas democráticos.

Martin Luther King (1929 – 1968):

Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. Assim, entre as ideias manifestadas por ele está o antirracismo, o amor ao próximo e a não violência.

Portanto, em 1963, liderou a marcha sobre Washington e mobilizou mais de 200 mil protestantes. Dessa maneira, foi nesse manifesto que o ativista fez aquele famoso discurso “Eu tenho um sonho”.

Quer aprender e se divertir ao mesmo tempo? Assista aos filmes da lista que preparamos sobre liderança:

Nelson Mandela (1918 – 2013)

Mandela, ou Madiba, como é conhecido na África do Sul, é talvez o maior expoente da luta antirracista do mundo. Nascido em uma família da nobreza tribal no interior do país, ele abdicou do trono e se mudou para Joanesburgo aos 23 anos. Lá, fez faculdade de direito e ingressou na luta política.

Ele foi um dos principais líderes da luta não violenta na África do Sul e, depois de ser condenado em um julgamento por traição, ficou 27 anos preso. Ao ser libertado, foi eleito presidente do seu país, colocando um fim definitivo à política racista do Apartheid.

Em 2013, Mandela foi representado no cinema por Idris Elba. Assista ao trailer do filme a seguir:

Malala Yousafzai (12 de julho de 1997)

Em 2012, aos 15 anos, Malala levou um tiro na cabeça disparado por talibãs. A tentativa de assassinato tinha um motivo: Malala ousou contrariar o governo, que proibia meninas de estudarem.

Depois de ter passado por uma cirurgia e se recuperado bem, Malala passou a ser uma das principais vozes atuais pelos direitos das mulheres e das meninas, principalmente no Oriente Médio.

Aos 17 anos, ela se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um Prêmio Nobel pela Paz. Depois dessa conquista, não existe mais nenhuma dúvida que Malala Yousafzai já é uma das líderes mais importantes da história, mesmo sendo ainda tão jovem.

Assista ao trailer do documentário sobre a jovem, que está disponível na Netflix:

Vários dos grandes líderes da história que trouxemos neste post nasceram e viveram muito antes da revolução provocada pela tecnologia. A própria Malala, apesar de contemporânea nossa, demorou a ter acesso a ferramentas digitais devido ao seu contexto.

Mas, no universo das empresas, todos os líderes precisam contar com a ajuda de ferramentas que os ajudem a melhorar o engajamento, a eficiência e a produtividade das suas equipes. Um dos principais aliados para isso é o STRATWs One, software de gestão de processos.

Ele transforma em processos o modelo de gestão da sua empresa e é compatível com diferentes metodologias, como SWOT, Lean, BsC e outras. Ao criar os processos, a plataforma permite também a identificação dos principais indicadores para o monitoramento de cada processo e das metas estabelecidas para os departamentos e para a empresa.

Hoje em dia, o STRATWs One ajuda cerca de 180 mil profissionais em 20 países do mundo. Empresas como a Unimed, o Magazine Luiza e a Dotz são algumas das que já contam com o software para fazer com que seus líderes tenham tempo para o que é realmente importante para a empresa.

Peça uma demonstração gratuita e dê aos seus líderes o que eles precisam para brilhar ainda mais na gestão de pessoas da sua empresa!