Desenvolvimento de liderança: 10 dicas para ser um líder efetivo

CONTEÚDO

Desenvolvimento de liderança

CONTEÚDO

Como você descreveria um líder forte? Em um estudo, qualidades de liderança como assertividade, adaptabilidade, inteligência e conscientização foram citadas como as mais importantes para o desenvolvimento de liderança.

“As pesquisas mostram claramente que os líderes transformacionais – líderes que são positivos, inspiradores e que fortalecem e desenvolvem seguidores – são líderes melhores”, explica o psicólogo e especialista em liderança Ronald E. Riggio. “Eles são mais valorizados pelos seguidores e têm equipes de melhor desempenho”.

Líderes transformacionais são geralmente descritos como entusiastas, apaixonados, genuínos e energéticos. Esses líderes não estão apenas preocupados em ajudar o grupo a atingir suas metas, eles também se importam em ajudar cada membro do grupo a atingir seu pleno potencial.

Então, o que você pode fazer para abraçar essas qualidades valiosas e ter um desenvolvimento de liderança na empresa mais forte e eficaz?

Aprenda algumas dicas e ideias a seguir para trabalhar o desenvolvimento de liderança e pensar em maneiras pelas quais você pode implementar essas estratégias em sua empresa.

Confira nosso vídeo no YouTube com as melhores dicas práticas para você desenvolver sua liderança: 

O que é o desenvolvimento de liderança?

Desenvolvimento de liderança refere-se a atividades que melhoram as habilidades e a confiança dos líderes. 

Os programas de treinamento para desenvolver liderança variam enormemente em complexidade, custo e estilo de ensino. Coaching e mentoring são duas formas de desenvolvimento frequentemente usadas para orientar e desenvolver líderes.

De acordo com Baldwin e Ford (1988), o sucesso do desenvolvimento da liderança é fortemente influenciado pela qualidade do programa, nível de apoio e aceitação dos superiores, e as características/estilo de aprendizagem da pessoa que está sendo desenvolvida.

Alguns especialistas diferenciam o desenvolvimento de liderança do desenvolvimento de líderes, sendo o primeiro usado quando se refere a programas de desenvolvimento com foco em liderança coletiva em uma organização e o segundo em indivíduos.

O desenvolvimento de liderança é um processo comum no planejamento de sucessão, que visa produzir líderes de alto calibre para ocupar altos cargos quando se tornarem vagos. 

Os profissionais de alto desempenho são normalmente identificados para esses programas de desenvolvimento de liderança, que podem ser de longo prazo e mais amplos do que os programas que se concentram em metas finais mais rígidas.

10 dicas de como desenvolver a liderança

1. Comece entendendo seu estilo de liderança

Entender seu atual estilo de liderança é essencial. Quais são os seus pontos fortes? Quais áreas precisam de alguma melhoria? Uma maneira de começar a avaliar suas habilidades é fazer um teste de estilo de liderança com a equipe para ter uma ideia geral de como você lidera.

Depois de ter concluído o teste, leia sobre as principais características do seu estilo dominante. Essas qualidades estão ajudando ou atrapalhando sua liderança? Depois de determinar quais áreas precisam de algum trabalho, você pode começar a procurar maneiras de melhorar suas habilidades de liderança como cursos de liderança e gestão de pessoas.

2. Incentive a criatividade

A estimulação intelectual é uma das qualidades de liderança que definem a liderança transformacional. Os funcionários precisam ser encorajados a expressar sua criatividade. Líderes eficazes devem oferecer novos desafios com amplo apoio para atingir esses objetivos.

Uma maneira de promover a criatividade é oferecer desafios aos membros do grupo, certificando-se de que os objetivos estão ao alcance de suas habilidades. O objetivo desse tipo de exercício é fazer com que as pessoas ampliem seus limites, mas não desanimem com as barreiras ao sucesso.

3. Sirva como um modelo

A influência é outro dos quatro componentes-chave da liderança transformacional. Líderes transformacionais exemplificam os comportamentos e características que eles encorajam em sua equipe.

Eles são próximos e conversam. Como resultado, os membros do grupo admiram esses líderes e trabalham para imitar esses comportamentos no desenvolvimento de liderança.

Se você quiser se tornar um líder melhor, trabalhe no modelo das qualidades que gostaria de ver nos membros de sua equipe.

4. Seja apaixonado

Você procuraria alguém para orientação e liderança se não se importasse verdadeiramente com os objetivos do grupo? Claro que não! 

Grandes líderes não estão apenas focados em fazer com que os membros do grupo terminem as tarefas. Eles têm uma genuína paixão e entusiasmo pelos projetos em que trabalham.

Você pode desenvolver essa qualidade de liderança pensando em maneiras diferentes de expressar seu zelo. Deixe as pessoas saberem que você se importa com o progresso delas. 

Quando uma pessoa compartilha alguma coisa com o restante do grupo, não deixe de dizer o quanto você aprecia essas contribuições.

5. Ouça e comunique-se efetivamente

Outra importante qualidade de desenvolvimento de liderança envolve um foco no fornecimento de comunicação individual com os membros do grupo.

Bons líderes devem expressar sincero cuidado e preocupação com os membros de seu grupo verbal e não verbalmente.

Ao manter as linhas de comunicação abertas, esses líderes podem garantir que os membros do grupo se sintam capazes de fazer contribuições e receber reconhecimento por suas conquistas.

6. Tenha uma atitude positiva

Líderes transformacionais têm uma atitude otimista que serve como fonte de inspiração para os seguidores. Se os líderes parecerem desencorajados ou apáticos, os membros do grupo provavelmente também ficarão sem inspiração.

Mesmo quando as coisas parecem sombrias e seus seguidores começam a sentir-se desanimados, tente manter-se positivo. Isso não significa ver as coisas através de óculos cor-de-rosa. Significa simplesmente manter um senso de otimismo e esperança diante dos desafios.

7. Incentive as pessoas a fazer contribuições

Deixe que os membros da sua equipe saibam que você aceita suas ideias. Líderes que incentivam o envolvimento de membros do grupo são frequentemente chamados de líderes democráticos ou participativos. 

Enquanto eles mantêm a palavra final sobre todas as decisões, eles encorajam os membros da equipe a assumir um papel ativo na criação de ideias e planos.

Uma pesquisa mostrou que usar um estilo de liderança democrático leva a um maior comprometimento, mais solução criativa de problemas e maior produtividade.

8. Motive sua equipe

Líderes transformacionais também fornecem motivação inspiradora para encorajar seus seguidores a entrar em ação. Claro, ser inspirador nem sempre é fácil. Felizmente, você não precisa de discursos motivacionais para despertar os membros do grupo.

Algumas ideias para inspiração de desenvolvimento de liderança incluem ser genuinamente apaixonado por ideias ou objetivos, ajudar os seguidores a se sentirem incluídos no processo e oferecer reconhecimento, elogios e recompensas pelas realizações das pessoas.

9. Ofereça recompensas e reconhecimento

Outra qualidade importante de um bom líder envolve saber que oferecer reconhecimento e recompensas eficazes é uma das melhores maneiras de ajudar os seguidores a se sentirem valorizados e felizes. Também pode não ser surpresa que pessoas felizes tenham um desempenho melhor no trabalho.

De acordo com as pesquisadoras Teresa Amabile e Steven Kramer, os líderes podem ajudar os membros do grupo a se sentirem mais felizes, oferecendo ajuda, removendo barreiras ao sucesso e recompensando os fortes esforços.

10. Continue tentando novas coisas

Quem diz que a liderança é um relacionamento unidirecional? Ao trabalhar para desenvolver algumas dessas qualidades de liderança, não se esqueça de olhar para seus seguidores em busca de feedback e inspiração.

Preste atenção às coisas que foram eficazes no passado e esteja sempre atento a novas formas de inspirar, motivar e recompensar os membros do grupo.

Precisa contratar uma empresa para fazer a terceirização de algum serviço? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido, direto no seu e-mail.