8 dicas sobre como ser um bom gestor hospitalar

CONTEÚDO

como ser um bom gestor hospitalar

CONTEÚDO

Interessado em entender como ser um bom gestor hospitalar? Bem, gerenciar um hospital é uma tarefa que exige planejamento, organização e controle. Dessa forma, para aumentar a eficiência e a qualidade da assistência prestada pela instituição de saúde, o profissional que atua nessa área precisa ter como foco a melhoria contínua dos processos internos e a satisfação dos usuários pacientes e também dos colaboradores.

Além disso, gerir um hospital é um desafio muito mais abrangente que outras áreas da administração, afinal trata diretamente com o bem-estar dos pacientes e da qualidade das suas vidas, além de sempre ter um papel social, mesmo em instituições privadas com fins lucrativos.

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas específicas de como ser um bom gestor hospitalar. Elas consideram habilidades e conhecimentos pertinentes ao perfil desse profissional tão diferenciado que cada vez mais é procurado pelo mercado.

Veja também:

certificações hospitalares

O que faz gestor hospitalar, afinal?

Antes de darmos início à nossa lista de dicas sobre como ser um bom gestor hospitalar, é interessante esclarecer uma coisa: o que faz um gestor hospitalar?

De uma forma geral, é responsabilidade do gestor hospitalar administrar todas os recursos dos quais o hospital, público ou privado, dispõe: humanos, financeiros, logísticos, sanitários, etc.

Dessa forma, esse profissional é responsável também por gerenciar os processos internos e garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Além disso, o planejamento e a manutenção de toda a infraestrutura física das unidades de saúde do hospital e dos equipamentos e insumos médicos também passam pelo controle do gestor.

Como você viu, são muitas responsabilidades. Agora, vamos ver se nossas dicas podem ajudar esse profissional.

8 dicas de como ser um bom gestor hospitalar

1 – Adote uma postura analítica

Um gestor hospitalar de perfil analítico é aquele que sabe coletar e analisar dados quantitativos e qualitativos no dia a dia e, a partir disso, tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Ao adotar uma postura analítica, esse profissional conseguirá identificar problemas e propor soluções com mais facilidade e baseando suas decisões em fatos e não e meras intuições.

2 – Mantenha-se atualizado

A área da saúde está em constante transformação. Assim, a cada dia, novas técnicas e metodologias surgem no mercado e é necessário que o gestor hospitalar esteja sempre atento e atualizado em relação a essas transformações.

Nesse sentido, é essencial procurar investir em cursos nas áreas de gestão, finanças e administração, focados em serviços de saúde. Assim, você estará mais preparado para lidar com as especificidades desse mercado.

3 – Seja flexível

Um bom gestor hospitalar também precisa ter flexibilidade para lidar tanto com as pessoas no ambiente de trabalho, como com os colaboradores da instituição.

Dessa forma, a atuação na área de saúde é muito dinâmica e, não há como negar, envolve muitas emoções, principalmente por parte dos pacientes. No entanto, essa emoção também pode interferir na atuação dos profissionais.

Eles são treinados para enfrentar isso, mas nem sempre é possível ter um controle total da situação. Por isso, um gestor flexível, que saiba como contornar momentos delicados, sem excesso de rigidez, têm uma habilidade que pode fazê-lo se destacar em sua atuação.

Lembre-se: cada indivíduo é único, com reações diferentes. E quem trata diretamente com pessoas de forma tão íntima como o profissional de saúde precisam estar preparados para lidar com essa diversidade.

Além disso, é importante ser flexível também em relação às metas estabelecidas. Metas estão sempre sujeitas à alterações de acordo com o andamento dos processos.

Notar que as coisas não estão seguindo o rumo pretendido e não mudar a rota é uma demonstração de fraqueza, e não o contrário.

4 – Tenha espírito de liderança

Um gestor com espírito de liderança consegue direcionar um olhar mais ampliado sobre o ambiente de trabalho e antecipar problemas.

Além disso, ele acaba servindo de inspiração para os demais colaboradores e transmitindo segurança aos pacientes, ao lidar bem com os recursos humanos e financeiros a sua disposição.

Dessa forma, por mais tentador que seja, principalmente se o gestor hospitalar for médico ou outro profissional de saúde, ele deve resistir ao impulso de “pôr a mão na massa” e microgerenciar (isto é: interferir demais no trabalho de seus liderados).

O papel do líder é observar o cenário como um todo, delegar, controlar, orientar e ajustar.

5 – Seja organizado

O gestor hospitalar lida com diferentes aspectos da assistência, muitas vezes ao mesmo tempo: limpeza, logística, materiais, finanças, etc.

Por isso, é fundamental ter bastante organização para que o trabalho seja desempenhado com qualidade, segurança e sem negligências.

Softwares e ferramentas de gestão são uma excelente maneira de se manter organizado.

6 – Cultive empatia

Lidar com pessoas, principalmente se o assunto for saúde, é uma tarefa que requer muita empatia.

Colocar-se no lugar do outro é uma prática que pode ajudar o gestor a entender as necessidades e demandas dos usuários daquele serviço e, assim, propor as melhores soluções.

A empatia precisa também ser cultivada dentro do ambiente de trabalho. Assim, promove-se a integração entre os colegas e o espírito de equipe.

7 – Atente-se aos indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho – KPIs – são ferramentas que servem para medir, acompanhar e avaliar a performance de determinados processos. E isso vale também para o ambiente de trabalho hospitalar. Por isso, se você está interessado em como ser um bom gestor hospitalar deve se aprofundar mais sobre esse tema.

Isso porque no caso das instituições de saúde, os KPIs são importantes para monitoramento das metas e para ajudar os gestores hospitalares nas tomadas de decisão, fornecendo insights valiosos sobre redução de custos e aumento da qualidade dos serviços, por exemplo.

8 – Invista em feedbacks

Uma forma interessante e eficaz de saber como ser um bom gestor hospitalar é ouvindo a opinião dos usuários do serviço e dos colegas de trabalho.

Portanto, faça boas pesquisas para descobrir em que aspectos é possível melhorar. Procure ouvir o que as pessoas que estão a sua volta têm a dizer. Esteja acessível e aberto a críticas e sugestões.

Não tem como ser um bom gestor hospitalar sem ser um bom líder.

Confira mais algumas dicas neste vídeo:

Conclusão

Em resumo, podemos dizer que a função básica de um gestor hospitalar é garantir que tudo funcione bem dentro de um hospital. Colocando dessa forma, pode até parecer simples; mas não é.

Gerenciar uma instituição de saúde é uma tarefa complexa e delicado, pois é a vida de pessoas que está em risco. Por isso, os profissionais de gestão hospitalar devem sempre buscar por inovação, seja em tecnologia para os procedimentos ou em capacitação para os demais colaboradores.

Cabe a esses gestores planejar e organizar os recursos disponíveis, acompanhar o desempenho das equipes e promover a melhoria contínua dos processos internos.

Agora que você viu esta série de dicas de como ser um bom gestor hospitalar, que tal contar com ajuda da tecnologia para colocar tudo isso em prática?

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que pode ajudar sua instituição de saúde a acompanhar de perto o desempenho de cada processo e dos colaboradores, para encontrar oportunidades de melhoria e colocá-las em prática.

Com isso, será muita mais fácil manter ou conquistar certificados e acreditações.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre esse tema: Como obter certificações hospitalares com o monitoramento de processos?

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

kpis