Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

CONTEÚDO

Como ser um bom gestor financeiro

CONTEÚDO

Responsabilidade é o que não falta!

Afinal, o gerente de finanças é o responsável por lidar com o dinheiro da empresa. É ele que monitora o desempenho do negócio, gerencia seus investimentos e determina quais projetos oferecem o melhor retorno. 

Por desempenhar uma função estratégica dentro de uma organização, esse profissional precisa ser bastante competente.

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas de como ser um bom gestor financeiro. Continue a leitura e saiba quais são as habilidades indispensáveis para quem ocupa essa posição.

Leia também: Como se tornar um CFO: 6 dicas para chegar ao mais alto cargo financeiro

8 dicas de como ser um bom gestor financeiro

1 – Espírito de liderança

A primeira dica de como ser um bom gestor financeiro é saber liderar sua equipe.

O espírito de liderança é uma característica fundamental para exercer essa função. Afinal, é a partir dela que é possível desenvolver um time forte, coeso e harmonioso.

Isso contribui para os índices de produtividade da empresa e o gestor ganha reconhecimento pelos resultados alcançados.

Ter espírito de liderança é saber delegar tarefas, ter proatividade, conhecer os pontos fortes e as fragilidades de seus liderados e servir de exemplo para os demais colaboradores.

2 – Priorização

Um bom gestor financeiro precisa saber priorizar.

Ou seja, é necessário ter a capacidade de determinar, por exemplo, quais projetos merecem maior investimento, para quais tarefas do setor será dedicado mais tempo, quantos colaboradores serão designados para determinada tarefa etc.

3 – Definição de metas ousadas e realistas 

Saber definir metas é uma habilidade que um gestor financeiro não pode deixar de ter.

Você só tornará o seu trabalho neste cargo mais difícil se você tentar estabelecer metas ousadas mas extremamente distantes da realidade do seu departamento. 

Nesse sentido, as metas precisam sim ser desafiadoras para os seus colaboradores, mas também devem ser possíveis de alcançar. Caso contrário, as equipes vão simplesmente desistir.

Sabe como definir metas SMART? Então, confira estas dicas:

Como ser um bom gestor financeiro

Leia em nosso blog: 6 indicadores financeiros para pequenas empresas que você precisa conhecer

4 – Habilidades de comunicação

Para ser um bom gestor de finanças, é necessário saber se comunicar.

Procure comunicar suas expectativas com clareza. Considere a perspectiva exclusiva do funcionário e incentive-o a fazer perguntas ou expressar suas preocupações abertamente.

Além disso, você não pode lidar bem com muitas pessoas diferentes em vários departamentos – especialmente quando o assunto envolve o dinheiro da empresa – sem excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita.

Você deve aprimorar a capacidade de dividir a linguagem financeira em terminologia que aqueles sem seu conhecimento entenderão. Caso contrário, é impossível que eles tomem as decisões corretas com base em suas recomendações.

5 – Pensamento analítico

O pensamento analítico é um requisito para gestores financeiros bem-sucedidos.

Os profissionais que ocupam essa posição são contratados porque têm a capacidade de avaliar uma situação financeira, pesquisar opções para maximizar o lucro (incluindo investimentos potenciais), identificar oportunidades de crescimento e decidir quais opções são as melhores para recomendar.

Os gestores financeiros também precisam saber interpretar dados e informações de balanços da empresa.

É um desafio, sem dúvidas. Mas se você tem habilidades críticas de tomada de decisão e pensamento de alto nível e a personalidade para lidar com os desafios associados a essas decisões, você terá mais chances de ser um bom gestor de finanças.

6 – Planejamento fiscal

Os tributos e as regularidades fiscais são aspectos importantes da gestão financeira de uma empresa. Por isso, um bom gerente de finanças deve ter a habilidade de fazer um eficiente planejamento tributário.

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo, o que requer do gestor um conhecimento mais aprofundado sobre legislação e demais particularidades relacionadas a esse assunto.

Só assim será possível elaborar um planejamento que atenda às exigências fiscais das esferas municipais, estaduais e federais, garantindo que a empresa opere sempre dentro da legalidade.

Saiba mais: Planejamento Financeiro Empresarial: 8 dicas para ter grandes resultados!

7 – Atualização constante

Um bom gestor financeiro precisa estar sempre atento às mudanças do setor em que a empresa está inserida, bem como às notícias de economia que podem impactar as atividades do negócio.

Além disso, manter-se atualizado significa também ir atrás de conhecimento.

Além do diploma de bacharel em alguma área correlata a finanças, procure fazer uma pós-graduação, participar de congressos, cursos de capacitação, workshops etc.

Dessa forma, você estará mais preparado para a função.

8 – Uso da tecnologia

A oitava e última dica de como ser um bom gestor financeiro tem a ver com o uso da tecnologia a seu favor.

Atualmente, quase não há uma profissão que não seja influenciada pela inovação tecnológica, e isso inclui a área de finanças.

Embora os sistemas de software tenham evoluído ao ponto em que coletar e analisar dados seja mais fácil do que nunca, os gerentes financeiros precisam de um profundo conhecimento de como usar esses programas de controle financeiro.

Veja mais este infográfico com dicas de como ser um bom gestor, em qualquer área:

Como ser um bom gestor financeiro

Essas foram as nossas dicas de como ser um bom gestor financeiro. Que tal colocá-las em prática?

Leia mais: Como a tecnologia empresarial te dá mais controle sobre seu negócio?

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que disponibiliza todos os indicadores de desempenho que você precisa. Por isso, é ideal para gestores de todas as áreas, inclusive a financeira.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 12 Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

assinatura mar 18 daniella 10 Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Um bom gestor financeiro precisa dominar o orçamento empresarial. Que tal baixar um checklist gratuito sobre o assunto? Tudo o que você precisa fazer antes de começar o seu orçamento empresarial