Indicadores e KPIs

Descubra quais são os indicadores de desempenho mais utilizados

Descubra quais são os indicadores de desempenho mais utilizados

Publicação : 12/03/2021

Por Siteware

11 min

Quais os indicadores de desempenho mais utilizados
Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

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Como qualquer outro empreendedor, você quer que a sua empresa cresça e, para isso, é preciso avaliar constantemente o desempenho, saber se está alcançando as metas que foram traçadas no planejamento estratégico. Saber quais são os indicadores de desempenho mais utilizados é fundamental para conseguir fazer um bom acompanhamento dos negócios.

Neste post você vai conhecer exemplos de indicadores de performance e entender melhor como usar cada um deles.

Que tal começar acompanhando este vídeo?

O que são indicadores de desempenho?

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), trata-se de parâmetros que conseguem ajudar os empresários a descobrirem se o caminho que está sendo seguido no negócio é, de fato, a melhor opção para o momento.

Esses indicadores de desempenho podem oferecer resultados quantitativos e também qualitativos, ajudando a empresa a ter o máximo de informações possíveis. Assim, ela consegue melhorar ou modificar a estratégia de acordo com esses dados.

Saber quais são os indicadores de desempenho mais relevantes para cada informação que se deseja saber é fundamental para ajudar na tomada de decisão dentro da empresa. Afinal, só conseguimos administrar, melhorar ou modificar as decisões a partir do momento em que temos um parâmetro nos dando direcionamento sobre o caminho que estamos seguindo.

Existem tipos de indicadores de desempenho diferentes? 

Existem diferentes tipos de indicadores de desempenho, dependendo de qual atividade você quer monitorar. Cada setor ou área costuma ter os seus KPIs mais utilizados e que dão informações mais ricas acerca do progresso da equipe ao longo do tempo.

Alguns dos principais tipos de indicadores de desempenho são:

  • Indicadores de produtividade
  • Indicadores de qualidade
  • Indicadores de capacidade
  • Indicadores estratégicos

A escolha de cada um desses tipos vai depender do seu objetivo, do seu planejamento e do que é mais importante medir para mostrar o desenvolvimento de um projeto.

Quais os exemplos de indicadores de desempenho mais comuns? 

Para selecionar exemplos de indicadores de desempenho, a primeira coisa que devemos nos perguntar é qual a área que nos interessa monitorar.  Alguns KPIs são específicos de certos mercados, enquanto outros são mais gerais. Vamos ver exemplos de indicadores de desempenho dos dois tipos.

Exemplos de indicadores de desempenho gerais

  • Indicadores de competitividade: posicionam a empresa diante dos concorrentes e o mercado como um todo.
  • Indicadores de valor: mostram como o cliente percebe o valor gerado pela empresa com seus produtos ou serviços.
  • Indicadores de eficácia: apontam qual a relação entre o que havia sido planejado e o que foi efetivamente entregue.

Exemplos de indicadores específicos

  • Turnover: é um dos indicadores mais usados no RH e mostra a rotatividade de colaboradores em uma empresa.
  • Ociosidade: é um KPI muito utilizado na indústria e mostra quanto tempo uma máquina ficou parada sem produzir.
  • Market Share: este indicador é muito utilizado por empresas que trabalham com bens de consumo e reflete a fatia de mercado conquistada pela empresa ou por um produto.

Agora que você já entende melhor quais os principais indicadores de desempenho utilizados, vamos ver os principais KPIs para você começar a monitorar na sua empresa.

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?

Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

Quer começar hoje mesmo a melhorar os resultados da sua empresa usando indicadores de desempenho? Então, comece pelos que são mais utilizados pelas empresas. Veja quais são!

1. Indicadores de lucratividade

Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. Apenas verificar que a empresa está tendo resultados positivos no fim do mês não é o suficiente para determinar sua saúde financeira. É preciso usar indicadores financeiros adequados. É necessário calcular os lucros, pois é com esse indicador que você saberá se a empresa está ou não tendo os resultados esperados.

O lucro é calculado de acordo com uma porcentagem, e é preciso ir além de saber somente que essa porcentagem é positiva para ter a certeza de que a empresa está indo bem. Desse lucro, é preciso retirar o dinheiro para os gastos fixos e variáveis. Só depois de tudo é que você saberá se o investimento está ou não valendo a pena.

Levando isso em conta, o índice de lucratividade pode ser obtido pela fórmula:

(lucro líquido / receita de vendas) x 100

Por exemplo, se sua empresa vender R$ 100 mil e tiver um lucro de R$ 5 mil, então isso quer dizer que o índice de lucratividade foi de 5%.

Para saber qual foi seu lucro líquido, subtraia do total de receitas todos os custos e despesas da empresa (esse resultado corresponde ao lucro bruto). Depois, subtraia também os impostos e outras tributações.

2. Indicador de eficácia

Esse tipo de indicador tem como principal objetivo mensurar a satisfação do cliente com a sua empresa. O KPI pode ser o resultado de uma pesquisa feita por meio da internet, com envio de e-mails ou mesmo na própria empresa.

Por meio dele, é possível saber se o cliente recomendaria a sua solução para outras pessoas, se compraria novamente na sua empresa, se o atendimento foi adequado, entre outros aspectos. Pode ser usado como uma forma de pós-venda e descobrir se a solução que o cliente adquiriu está tendo os resultados desejados.

Você sabe quais os indicadores de desempenho mais usados para isso? Um deles é a pesquisa NPS – Net Promoter Score. Nessa pesquisa, usa-se uma única pergunta como esta: Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar nossa empresa para um amigo?

As respostas indicarão não apenas a satisfação dos clientes, mas também sua fidelidade e lealdade à marca. Quem dá notas 9 ou 10 é considerado promotor da empresa, notas 7 e 8 são neutros e 6 ou menos são detratores da marca.

3. Indicador do valor de ticket médio

Esse é um dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para a área de vendas. Ele tem como principal função medir e entender como funciona a dinâmica de vendas.

Usando o indicador do valor de ticket médio, você é capaz de identificar, por exemplo, quais são os clientes que mais compram da sua empresa e os mais fiéis, ao comparar seu ticket médio com a média dos outros clientes.

Dessa forma, é possível oferecer um atendimento diferenciado, melhorando a experiência deles e, assim, reduzir as chances deles irem para a concorrência.

Para calcular o ticket médio use a seguinte fórmula:

faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período

Use o nosso kit de ferramentas para usar os indicadores a favor da sua gestão estratégica:

4. Indicador de turnover

Empresas que apresentam uma grande taxa de turnover podem apresentar problemas de valorização da empresa por parte dos funcionários, problemas na liderança, ou até mesmo no clima organizacional. Essas questões internas podem afetar o atendimento do cliente, algo muito perigoso.

E como calcular o grau de turnover dos funcionários? Esse cálculo é simples de ser feito: basta calcular o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa.

É possível usar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de demissões e do número de admissões. Esse resultado, por sua vez, deve ser dividido pelo total de funcionários que estão cadastrados na empresa.

5. Indicadores estratégicos

Se você deseja saber quais são os indicadores de desempenho mais usados para saber se as metas estão sendo atingidas, aqui está a resposta. Cada empresa define os indicadores estratégicos mais importantes para o seu negócio, em função de seu planejamento estratégico.

Vamos supor que a meta estratégica para o ano é aumentar a capacidade de produção da empresa em 25%. Isso significa que, para cada mês, essa capacidade deve aumentar em uma média de 1% (o cálculo das porcentagens é composto)

Em alguns meses pode ser menos que isso e em outros mais, porém, é importante se manter dentro dessa média e verificá-la sempre. A partir dos indicadores, é possível saber se é necessário modificar esse processo ou se é possível aperfeiçoá-lo.

Veja mais dois exemplos de quais indicadores de desempenho são muito usados:

  • Market Share: porcentagem do mercado que a empresa domina;
  • Churn Rate: taxa de clientes que desistem da empresa em determinado período, muito usado por empresas que tem receitas recorrentes, como escolas e academias.

Como começar a usar indicadores de desempenho? 

Se você ainda está um pouco perdido sobre como implementar os indicadores de desempenho na gestão estratégica, um bom ponto de partida é o nosso Kit de KPIs. Esse material reúne uma série de conteúdos que a Siteware preparou ao longo de um processo de pesquisa extenso e aprofundado.

O resultado é um conjunto de ferramentas que vão ajudar você a começar a usar os indicadores de desempenho com muito mais propriedade. Dessa forma, você vai conseguir gerar insights mais ricos para o seu planejamento estratégico.

No nosso Kit de KPIs, você vai encontrar:

  • 1 ebook
  • 1 planilha de acompanhamento dos seus KPI
  • Modelos das principais ferramentas de acompanhamento de gestão.

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