O que é um sistema de gestão integrada (SGI)? Por que você deve usar?

CONTEÚDO

sistema de gestão integrada

CONTEÚDO

A gestão de uma empresa é o coração das atividades. E, para que tudo funcione corretamente, os gestores contam com a ajuda de diversas ferramentas, sendo que uma das principais é o sistema de gestão integrada (SGI). 

Um sistema de gestão integrada é um software de gestão empresarial utilizados por grandes empresas. Saiba quais são os 7 melhores softwares de gestão empresarial do mercado →

Essa plataforma de gestão empresarial é uma verdadeira “mão na roda”, especialmente por trazer mais segurança e eficiência para o dia a dia das organizações. Já ouviu falar nela?

Continue lendo e entenda o que é um SGI e como ele pode ajudar a sua empresa!

O que é um sistema de gestão integrada (SGI)? 

Um sistema de gestão integrada (SGI) é um tipo de software gerencial que reúne todas as informações da empresa e permite organizar as operações em um só lugar, facilitando a execução dos processos internos da organização.  

Hoje em dia, grande parte das empresas utiliza diferentes softwares para atender às necessidades dos vários departamentos. Assim, o RH tem seu sistema, o contas a pagar dispõe de outro, o financeiro conta com um terceiro e assim sucessivamente.

Nesse sentido, um software de gestão integrada é a ferramenta que une a função de todos esses e outros mais. A principal característica dessa solução é integrar (como o próprio nome sugere) diferentes aspectos das operações de uma empresa.

Os SGIs evitam a duplicação de informações e o retrabalho. Basta pensar, por exemplo, em tarefas que envolvem mais de um setor. 

Sem um sistema integrado, cada um terá que lançar sua parte da tarefa no próprio sistema. Nesse cenário, são pelo menos dois funcionários fazendo praticamente o mesmo.

Com um sistema integrado, basta que uma pessoa faça o lançamento, para a outra ter os dados à disposição. Fazendo uma mudança relativamente simples, você libera tempo de trabalho de, pelo menos, um colaborador, que pode se dedicar a outras coisas.

Agora, pense nessa mudança aplicada a toda a empresa e a todos os níveis operacionais. Conseguiu imaginar o quanto um sistema de gestão integrada pode contribuir para o ganho de produtividade do negócio?

A produtividade é um aspecto que pode ser mensurado, e você aprende como fazer esse cálculo no vídeo abaixo:

Qual o objetivo do sistema de gestão integrada (SGI)?

O principal objetivo do sistema de gestão integrada (SGI) é unificar a gestão. Ou seja, centralizar as atividades essenciais de uma empresa em um só local, garantindo assim que todos os interessados tenham acesso rápido a elas. Dessa forma, é possível ter uma gestão da qualidade melhor e mais eficiente!

Outro objetivo é o de padronização de processos. Isso significa assegurar que todos os procedimentos sejam feitos da mesma maneira, seguindo as mesmas normas e, portanto, sejam mais assertivos e menos passíveis de erros. 

Para finalizar, o sistema de gestão unificada visa trazer mais segurança, já que todas as informações inseridas nele são protegidas. Ficou claro?

>>>> Veja mais: ferramentas de gestão operacional para você começar a usar ainda hoje

Quais as vantagens do sistema de gestão integrada ERP? 

A primeira da lista de vantagens do sistema de gestão integrada é a que falamos no início do artigo: otimizar o planejamento de recursos empresariais (ERP). Eliminando retrabalhos entre seus colaboradores, você ganha muitas horas de produtividade a mais. 

Se esse motivo ainda não te convencer sobre a importância de um SGI, talvez as próximas vantagens desse sistema vão. Dê uma olhada!

Centralização dos dados

Ter dados centralizados é fundamental para tornar a gestão empresarial mais simples. Em vez de ter planilhas que ficam “andando” de um e-mail para o outro (e nem sempre atualizadas), você tem tudo em um mesmo lugar.

No mais, todos os colaboradores podem acessar de forma rápida, segura, conferindo informações atualizadas.  

Maior segurança da informação

O sistema de gestão integrada (SGI) é um ambiente seguro que só pode ser acessado por senha. Alguns sistemas permitem, inclusive, que você crie áreas diferentes para os usuários, dando acesso somente àquilo que é pertinente para cada pessoa. 

Além disso, como todas as alterações são feitas no sistema, é mais fácil manter um histórico e descobrir quando e quais mudanças foram feitas. 

Rapidez na tomada de decisão

Para tomar boas decisões, o gestor precisa ter boas informações. Em muitas empresas, isso pode significar precisar contatar outros três interlocutores de departamentos diferentes, e esperar que eles voltem com as respostas para questões importantes. 

Com o SGI, esse drama termina. Todas as informações já estão disponíveis, tornando o processo de tomada de decisão muito mais rápido. 

Por falar em dados, você sabe como usar o Big Data na gestão da sua empresa? Veja nosso e-book e aprenda tudo sobre o assunto: 

Redução dos custos 

O sistema de gestão integrada favorece a redução de custos de forma direta e indireta. Indiretamente, quando se usa melhor o tempo da sua equipe, você economiza — afinal, os colaboradores podem fazer mais nas mesmas 44 horas semanais de trabalho. 

Em paralelo, um sistema único significa menos gastos em treinamento para os colaboradores, bem como em manutenção de equipamentos e softwares. Essa, por sua vez, é uma forma mais direta de economia. 

Quais as principais normas do SGI? 

A principal norma para um sistema de gestão integrada é que ele seja um software capaz de atender às necessidades de diferentes áreas. A ferramenta precisa dar conta da gestão para o desempenho da qualidade da empresa e do meio ambiente, além da responsabilidade social, saúde e segurança do trabalho. 

Cada uma dessas áreas tem normas específicas, como o ISO 9001 e o ISO 14001. Assim, é imprescindível que os sistemas atendam a todas as especificidades para integrar as diferentes áreas da empresa.

E aí, quer implantar um sistema de gestão integrada (SGI) no seu negócio? Então, dê uma olhada no infográfico abaixo e confira 6 dicas de ouro para não errar:

sistema de gestao integrada 01 O que é um sistema de gestão integrada (SGI)? Por que você deve usar?

Tipos de empresas que possuem sistema de gestão integrada  

Nos últimos anos, a automação tem sido um grande tema em empresas de diferentes áreas. A propósito, existem no mercado sistemas de gestão integrada (SGIs) de diferentes perfis, para corresponder às demandas de segmentos variados. 

Isso faz com que esse tipo de software esteja se popularizando no mundo empresarial. Outro fator que também contribui para tal é o fato de esses sistemas estarem mais acessíveis. 

Dito isso, trouxemos a seguir alguns exemplos de empresas que possuem sistema de gestão integrada ERP ou podem se beneficiar muito ao adotá-lo.  

E-commerces

As lojas online têm crescido muito e viram sua importância aumentar no contexto mundial depois da pandemia de Covid-19.

No dia a dia, esses negócios precisam lidar com questões como atendimento ao cliente, logística, preparação de mercadorias para envio e tantas outras. 

Nesse sentido, o SGI reúne todas as informações necessárias para o pedido chegar ao consumidor final, mobilizando o mínimo possível de recursos na empresa. 

Fintechs

Os bancos online e outras fintechs são empresas que lidam com dados sensíveis e precisam de máxima eficiência no tratamento dessas informações. E mais: seu serviço se baseia na simplicidade. 

Um sistema de gestão integrada garante a segurança necessária nos processos, assim como a agilidade e a eficiência para as operações

Empresas de varejo

A produção ou distribuição de produtos para o varejo exige que as operações sejam otimizadas. Sendo assim, os diferentes setores da empresa podem se comunicar melhor e funcionar de uma forma mais dinâmica com a ajuda dos SGI. 

Além disso, esse sistema pode ajudar a automatizar uma parte do atendimento ao cliente, como FAQs (frequently asked questions) e topo do funil de atendimento. 

Próximos passos

Compreendeu para que serve um software de gestão integrada (SGI)? Então, aproveite para conhecer um sistema de planejamento estratégico ideal para aumentar, engajar e turbinar os resultados do seu negócio. 

Esse sistema de gestão empresarial permite acompanhar o desempenho corporativo e monitorar todos os indicadores de maneira centralizada. Assim, você consegue tomar decisões com mais assertividade. 

Quer saber de qual software estamos falando? É o STRATWs One! Com ele, você organiza a rotina de trabalho, priorizando o que é mais importante para o crescimento da sua empresa. 

O melhor de tudo é que você pode conferir as funcionalidades gratuitamente. Basta solicitar uma avaliação hoje mesmo!

Banner 16 O que é um sistema de gestão integrada (SGI)? Por que você deve usar?