Porque e como investir na integração de equipe e dos setores da empresa

CONTEÚDO

integração de equipe e setores da empresa

CONTEÚDO

Um problema atualmente muito enfrentado pelas empresas é a falta de alinhamento entre pessoas de uma mesma equipe, bem como entre os setores. Isso se dá porque os antigos modelos de gestão costumavam analisar mais individualmente o desempenho das equipes. No entanto, no atual contexto da transformação digital, esse cenário está mudando.  

Uma equipe bem alinhada trabalha melhor, com maior produtividade e economia de tempo. Da mesma maneira, uma empresa com setores bem integrados tem mais facilidade de identificar erros e traçar estratégias cada vez mais assertivas para o sucesso do negócio. 

Além disso, é sempre importante lembrar que todas as organizações são constituídas de pessoas. Assim, é necessário que elas se relacionem bem entre si, para que possam perseguir os mesmos objetivos. O sucesso se assenta das relações humanas e, por isso, é necessário ter o aspecto pessoal como um dos principais focos da sua estratégia. 

Importância e benefícios de promover a integração interna na empresa

Pensar no bom alinhamento interno da empresa é essencial, uma vez que a falta de diálogo pode fazer com que os processo sejam contraproducentes. Uma empresa que seja internamente integrada verá em seus resultados mais produtividade das equipes e assertividade na tomada de decisão por parte dos gestores.  

Além disso, você também poderá observar uma redução dos custos operacionais, eficiência de processos internos, mais satisfação dos clientes, mais atração e retenção de talentos, redução do absenteísmo e um clima organizacional mais saudável. Assim, cresce a sensação de pertencimento nos funcionários, aumentando seu engajamento com os projetos da empresa. 

Por isso, agora vamos falar um pouco sobre os dois tipos de integração interna e te dar alguma dicas práticas para promover esse alinhamento na sua empresa. 

Integração de equipe

Começando do micro para o macro, primeiramente vamos falar da integração interna das equipes. Ou seja, a importância de se cultivar boas relações entre os colaboradores de um mesmo setor. 

Como bem sabemos, toda equipe tem seus próprios objetivos e metas que devem atingir em um determinado período de tempo. Idealmente, essas metas são definidas pensando que todos os funcionários estarão engajados e trabalhando em conjunto para atingir o resultado esperado. Para tal, é necessário que todos os fluxos de trabalho estejam claros, uma vez que cada um terá sua própria taxa de participação em um projeto e suas tarefas para entregar. 

Caso o relacionamento entre os colaboradores não esteja bom, a comunicação não seja efetiva ou o organograma de trabalho não esteja bem definido, o desempenho da equipe pode ser consideravelmente prejudicado. 

Uma equipe disfuncional acaba por gerar funcionários desmotivados e, consequentemente, uma queda na produtividade. Assim, uma equipe mais alinhada terá mais facilidade em atingir as metas definidas e, muito além disso, poderão ter insights valiosos para melhora dos resultados e otimização de processos internos. 

Como promover a integração da sua equipe

Agora que você já sabe a importância de ter uma equipe bem alinhada, vamos ter dar algumas dicas simplesmente e práticas para que você possa promover este bom relacionamento entre pessoas de um mesmo setor. 

  • Feedback: todos já sabemos a importância dos feedbacks. No entanto, a dica aqui é dar um retorno para o colaborador não só sobre o seu desempenho profissional, mas também sobre o seu relacionamento com as outras pessoas do time. 
  • Comunicação: preze por uma comunicação mais clara e sem ruídos. A falta de comunicação pode gerar situações chatas, que acabarão por prejudicar a relação das pessoas envolvidas. 
  • Invista em momentos: primeiramente, faça reuniões de equipe com boa periodicidade para que as pessoas vejam se estão realmente alinhadas umas com as outras. Além disso, promova momentos de confraternização fora do expediente como happy hours, almoços, lanches, etc. 
  • Seja o exemplo: você, enquanto gestor, deve sempre prezar pelo bom relacionamento com as pessoas da equipe individualmente. Afinal, não adianta esperar que a equipe seja integrada entre si, se você não se relaciona bem com cada um deles. 
  • Seja mediador: em alguns momentos será necessário que você faça a mediação de conflitos internos da equipe. Por isso, lembre-se de ser uma ponte entre colaboradores, promova a boa relação e tome cuidado para não se tornar uma barreira entre os funcionários. 

Integração entre setores

Quando falamos de boas relações internas dentro de uma empresa, a integração entre setores não ganha tanto espaço e atenção quanto a integração de equipe. No entanto, ela deveria. Além de ajudar muito no alcance das metas gerais da empresa, a integração entre setores pode até mesmo ajudar na desempenho individual de cada equipe, uma vez que as tarefas ficam muito melhor divididas, diminuindo a necessidade de retrabalhos. 

A integração entre departamentos começa e se sustenta em uma boa comunicação interna. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ela vai muito além disso. Um bom alinhamento entre setores define a linha sutil entre os colaboradores trabalharem ao mesmo tempo em um projeto ou trabalharem juntos nele. 

Um dos problemas mais enfrentados dentro das empresas hoje em dia é o conflito entre comercial e marketing. Uma vez que duas áreas que, essencialmente deveriam estar trabalhando juntas, apresentam esse tipo de tensão, os resultados podem ser significativamente prejudicados. Por isso, é essencial promover a boa relação entre as pessoas dessas áreas e, sobretudo, a boa relação dos gestores também. 

Como promover a integração entre dos setores da empresa

Para construir uma empresa com departamentos mais integrados, você precisará algumas estratégias. No entanto, não se preocupe, nenhuma das que separamos aqui será muito trabalhosa e você poderá ver bons resultados com elas. 

  • Clima organizacional: aqui, você precisará de uma ajuda do setor de RH. Invista em um ambiente de trabalho saudável e em campanhas de endomarketing. Lembrando que, colaboradores mais satisfeitos possuem melhor produtividade e mais engajamento entre si e com as atividades da empresa. 
  • Comunicação: mantenha uma comunicação boa e constante com os funcionários, fazendo com que todos estejam a par do que está acontecendo na empresa. Além disso, aposte na integração de novos funcionários por meio do Onboarding
  • Reuniões: talvez esse seja a arma mais valiosa para a integração entre departamentos, desde que sejam reuniões produtivas. Por isso, promova reuniões com certa periodicidade para promover o melhor alinhamento entre os setores. Além disso, promova também reuniões entre os gestores das áreas para resultados ainda mais efetivos. 
  • Burocracia: quando usada em excesso e não estrategicamente, ela pode comprometer de forma significativa a integração dos processos internos. Por isso, aposte na desburocratização de processos para melhores resultados. 

Melhor alinhamento de equipes e setores com o STRATWs One

O STRATWs One é um software que reúne todas as informações e indicadores de uma empresa em um só lugar, visando uma análise mais completa e, consequentemente, uma gestão mais assertiva. 

Desde que foi criado, o nosso sistema foca em melhorar o alinhamento da empresa, pelo seu objetivo principal de centralizar as informações e análises em uma só plataforma. Assim, pensando em melhorar ainda mais esse processo, fizemos aperfeiçoamentos no STRATWs One a fim de promover a integração de pessoas e equipes. 

As mudanças são referentes ao próprio painel central de KPIs. Nesse dashboard, você pode fazer comentários e análises dos indicadores, dialogando melhor com os outros colaboradores e compreendendo melhor os resultados da empresa. 

A novidade é que agora você pode compartilhar ou até mesmo replicar um comentário feito por outro usuário, da maneira que achar melhor. Afinal, uma mesma análise pode se encaixar em outras situações e indicadores do dashboard. 

Banner 16 Porque e como investir na integração de equipe e dos setores da empresa