Saiba o que é BI Business Intelligence e para que serve!

CONTEÚDO

BI Business Intelligence

CONTEÚDO

Por que trabalhar com achismo, intuição ou “feeling” se utilizar dados pode te levar ao sucesso? Uma das utilizações de informações é chamado de BI (Business Intelligence), e neste artigo vamos te explicar o que ele é.

Para você ter ideia da importância em investir em BI, segundo a Tableau, uma empresa que investe em soluções como essa para ajudar na gestão da organização pode chegar até 127% em ROI em apenas 3 anos.

Para te ajudar a entender e aplicar melhor esse conceito, achamos que você também pode se interessar por:

people analytics


Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

O que é BI Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) é uma estratégia de análise de dados e tomada de decisão que ajuda as empresas a melhorar seu desempenho. Ele utiliza tecnologias e técnicas avançadas para coletar, integrar, analisar e apresentar dados empresariais em informações úteis e fáceis de entender.

O seu objetivo é ajudar os gestores a tomarem decisões informadas e estratégicas baseadas em dados. Pois, ele oferece uma visão completa e detalhada das informações empresariais, incluindo as financeiras, de vendas, de marketing e de outras áreas.

Além disso, ele também fornece ferramentas e relatórios que ajudam os líderes a monitorar e avaliar o desempenho da empresa. Em suma, essa é uma ferramenta valiosa, independentemente do tamanho ou setor do seu negócio.

Pois, ele permite que você aproveite ao máximo seus dados e tome decisões embasadas que ajudem a alcançar seus objetivos. Assim sendo, ao utilizar o BI, a sua empresa se torna mais eficiente, rentável e competitiva no mercado.

Confira a aula abaixo com nosso especialista Guilherme Esperidião:

De modo geral, por conta da grande competitividade e da exigência do mercado em empresas mais preparadas para disputarem entre si, essa ferramenta é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque.

Por meio da inteligência artificial e outras práticas, esse é um jeito de agrupar diferentes fontes de dados e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio.

Assim como mostrado na imagem abaixo, o BI é a integração da sua empresa, do seu gerenciamento e da TI:

BI

Qual o objetivo do business intelligence?

Aplicar Business Intelligence em sua empresa é uma das melhores estratégias para ajudá-la a alcançar seus objetivos de negócios. Pois, ao aplicá-lo, você fornece informações valiosas e precisas para que as decisões estratégicas sejam tomadas com mais eficiência e eficácia.

Nesse sentido, com a BI, você terá acesso a dados precisos e atualizados sobre sua performance, o que permitirá identificar tendências, desafios e oportunidades.

Outro objetivo importante de aplicar essa ferramenta na sua companhia é melhorar a eficiência operacional. Afinal, dessa forma você pode monitorar o desempenho de todas as áreas de negócios, desde vendas e marketing até finanças e recursos humanos.

Isso significa que dá para identificar pontos fracos e otimizar processos, resultando em melhorias significativas na eficiência operacional e na produtividade da equipe.

Finalmente, aplicar a BI também pode ajudá-lo a ganhar vantagem competitiva. Até porque, ao ter acesso a informações precisas e atualizadas, você toma decisões estratégicas que permitam à sua empresa se destacar no mercado.

Conheça os benefícios do Business Intelligence (BI)

O BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.

planejamento estratégico

As vantagens de empregar ferramentas de Business Intelligence, como o Microsoft Power BI,  são inúmeras, afinal, eles dão mais velocidade à tomada de decisões, gerando ainda  mais qualidade, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos com informações concretas.

Portanto, esse suporte à tomada de decisão é oferecido pelo Business Intelligence pela facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos.

Assim, suponhamos que você precise tomar uma decisão muito importante que afetará seu orçamento. Com um relatório exibido por uma tela de computador ou celular, você consegue saber exatamente o que fazer em muito menos tempo.

Isso acontece porque você tem acesso ao panorama geral da sua empresa. Dessa forma, você pode tomar uma decisão pensada, estratégica e inteligente em questão de minutos, poupando tempo e esforços. Assim, você começará a guiar seu negócio estrategicamente.

Dados + Evidências = Decisão estratégica

Outro ponto importante é que as ferramentas de BI auxiliam na identificação de tendências de consumo e mudanças no comportamento do seu público-alvo de maneira rápida. Embora uma gestão humana também possa fazer isso, essas ferramentas são capazes de identificar essas novas tendências de maneira muito rápida.

Com isso, auxiliam na detecção de oportunidades de negócios, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, na ampliação de receitas e na conquista de novos clientes e mercados. Consequentemente, também ajuda no aumento da lucratividade!

Por exemplo, com um simples clique e usando as ferramentas certas, podemos descobrir:

  • Curvas de consumo;
  • Clientes que mais compraram;
  • Quando compraram;
  • Quais geraram a melhor rentabilidade;
  • Etc.

Agora que já explicamos o que é Business Intelligence e algumas das suas vantagens, vamos listar 10 dos benefícios mais importantes da inteligência empresarial:

  1. Ajuda você a conhecer o seu negócio;
  2. Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  3. Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  4. Permite análise em tempo real com navegação rápida;
  5. Ajuda a identificar perdas no sistema;
  6. Reduz o risco de problemas e obstáculos;
  7. Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata;
  8. Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  9. Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  10. Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.
pilares BI Business Intelligence
  • Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados. São determinadas características como produtividade, oportunidades, reputação etc.
  •  Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores ao grande volume de dados, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas em dashboards estratégicos.
  •  Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.

3 melhores software de Business Intelligence

A Business Intelligence é um método de melhorar a tomada de decisão baseada na análise de dados, que são coletados a partir de fontes internas e externas. É por isso que ela se tornou um recurso tão importante em uma vasta gama de empresas.

Para aproveitar desse método, é importante escolher o software adequado para o seu negócio. Aqui estão as três melhores opções de software de Business Intelligence:

O primeiro é o Microsoft Power BI, que oferece recursos de análise de dados avançados e recursos de visualização que ajudam os usuários a obter insights profundos dos dados.

O segundo é o IBM Cognos Analytics, que oferece uma variedade de recursos de análise de dados, como relatórios, painéis, visualizações e outros.

O terceiro é o Tableau, que fornece recursos para análise e visualização de dados, além de oferecer recursos de streaming de dados e integração com várias fontes de dados.

Com esses três softwares, os usuários podem obter insights profundos e tomar decisões assertivas para obter o máximo de seus negócios.

Como funciona o Business Intelligence?

O Business Intelligence funciona coletando dados de diversas fontes internas e externas, integrando-os em um sistema centralizado, e analisando-os para produzir informações úteis e valiosas que são apresentadas em forma de relatórios, dashboards e outros tipos de visualização de dados para que os líderes compreendam e aproveitem as informações.

Para isso são utilizadas várias técnicas avançadas para coletar, integrar e analisar esses dados, incluindo tecnologias de banco de dados, mineração de dados, análise preditiva e aprendizado de máquina, entre outras.

Ademais, a BI também usa fontes de informações externas, como dados de mercado e de setor, para oferecer uma visão mais completa e detalhada do desempenho do negócio.

Ao fornecer informações precisas e atualizadas sobre o desempenho da empresa, você identifica tendências, desafios e oportunidades. E com a ajuda de ferramentas e relatórios você monitora e avalia o desempenho de todos os setores, o que permite tomar decisões mais estratégicas.

A grosso modo, essa metodologia é uma estratégia de análise de dados que utiliza tecnologias avançadas para coletar, integrar e analisar dados empresariais, oferecendo informações úteis e valiosas para ajudar você a tomar decisões com mais embasamento.

Quem é o profissional de BI?

O profissional de BI é a pessoa responsável por implementar e gerenciar estratégias de análise de dados e tomada de decisão na empresa. Ele trabalha com tecnologias e técnicas avançadas para coletar, integrar, analisar e apresentar dados empresariais em informações úteis e fáceis de entender.

Vale destacar que ele é um especialista em tecnologia da informação e análise de dados, com habilidades e conhecimentos avançados em ferramentas de BI. Além disso, ele também deve ter habilidades em comunicação e apresentação de dados, a fim de transmitir informações valiosas para os líderes.

O papel do profissional de Business Intelligence é crucial para o sucesso da estratégia de BI da empresa. Pois, é ele quem vai garantir que os dados sejam coletados, integrados e analisados corretamente.

Ao fazer isso, ele ajuda a empresa a tomar decisões embasadas e estratégicas que ajudem a alcançar os objetivos do negócio.

Como aplicar o Business Intelligence na sua empresa?

o que é bi

Conforme você viu, ao aplicar a BI no seu negócio, você passa a ter muito mais embasamento na tomada de decisões que se tornam muito mais certeiras e estratégicas.

Vamos então passar o conceito para a prática e aplicá-lo na sua empresa?

Há 3 pontos básicos para criar uma estratégia de Business Intelligence dentro do ambiente corporativo.

São eles:

1. Dados confiáveis e de qualidade

Para ser bem-sucedido no planejamento e na execução, é necessário estar muito atento à qualidade das informações utilizadas nos processos de Business Intelligence. Afinal, elas precisam ser de fácil interpretação e acessibilidade, garantindo que todos que precisarem dela, a tenham de fácil acesso.

Dessa forma, o primeiro ponto que merece a atenção da empresa é o local em que essas informações serão salvas. É aconselhável que seja uma infraestrutura de qualidade, capaz de entregar os registros com integridade e agilidade.

É importante criar regras de acesso para a segurança do negócio. Por isso, investir em uma boa governança de dados é essencial. Afinal, quando se fala em segurança de dados na atualidade, se atentar às normas da LGPD é fundamental, tanto para o planejamento, quanto para questões de importância perante a lei.

segurança LGPD

2. Visão clara dos objetivos

Os analistas responsáveis pela estratégia de Business Intelligence na empresa devem ter uma visão clara dos objetivos para que a análise seja bem executada. Dessa forma, é preciso definir quais são as metas do negócio, seus pontos fortes e fracos e suas necessidades.

Assim, será possível coletar dados na internet, analisar e-mails, bancos de dados da empresa, como CRM, ERP e até automação de marketing, entre muitas outras fontes, muitas vezes de livre acesso, como pesquisas de órgãos governamentais, sindicatos, ONGs e diversas outras.

Dessa forma, a ferramenta de Business Intelligence terá acesso tanto a informações internas quanto externas, garantindo assim uma análise 360° das informações.

3. Mudança de acordo com a meta do negócio

Saber o que é Business Intelligence e aplicá-lo corretamente no planejamento, concede à empresa a competitividade necessária para gerenciar negócios sustentáveis em longo prazo.

É fundamental detectar a origem dos problemas e identificar como otimizar a rotina de trabalho da empresa.

É por meio de uma análise detalhada de atividades e informações internas que o processo de tomada de decisão se torna cada vez mais eficiente e importante para as organizações.

Business Intelligence (BI) x Big Data

Os dois conceitos fazem parte de transformações digitais que estão revolucionando a forma das empresas se desenvolverem. No entanto, mesmo sendo diferentes eles podem ser complementares. Dessa forma, é possível unir suas forças e alcançar mais resultados.

Quer entender de uma vez por todas a diferença? Vamos te explicar a seguir:

Big Data (acúmulo de dados)

Com a inovação digital e a enorme quantidade de dados que a tecnologia permite ser guardados,  milhares de informações são analisadas por especialistas de Data Science. Eles procuram achar correlações entre esses dados que, sozinhos, não têm utilidade, mas que juntos podem trazer diversos benefícios para as organizações.

Os dados podem vir de diversos canais: sites, blogs, redes sociais, ferramentas, apps, vídeos, áudios, imagens etc. Dessa forma, por meio dessa ciência tecnológica, é possível realizar análises complexas de comportamento do seu consumidor e identificar padrões e a partir dali, desenvolver iniciativas para melhorar os números.

Business Intelligence (Inteligência empresarial)

O BI, no entanto, surge como o próximo passo do Big Data. Utilizando-se dos dados estruturados, o Business Intelligence ajuda a compreender a base de dados do negócio, orientando os envolvidos nas melhores estratégias a serem tomadas de maneira automatizada e inteligente.

O BI estrutura as informações – essas que, geralmente, já fazem sentido e se comunicam entre si -, refina, avalia e as orienta estrategicamente para aumentar a competitividade.

Ou seja, o ideal é utilizar os dois conceitos para entender de forma mais profunda e clara como os dados podem atrapalhar ou ajudar sua empresa. Além disso, é interessante utilizar o BI após o Big Data para se ter mais compreensão da relação entre os dados, até mesmo para talvez mudar o caminho proposto pela correlação das informações.

Próximos passos

Gostou do conteúdo? Então assista nosso vídeo para não esquecer as partes mais importantes:

Veja também: Análise de cenários para planejamento estratégico: conheça as melhores ferramentas

De forma resumida, aplicar o BI na sua empresa é fundamental para que você tenha mais embasamento na tomada de decisões.

E para ajudar você nessa jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando os seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor a sua rotina, gerenciar e engajar a sua equipe, para ter o foco em resultados.

Com esse software você organiza as informações, detecta oportunidades de melhoria e fortalece a cultura de gestão por resultados, para que os gestores tenham mais tempo para tomar decisões estratégicas.

stratws one