Livros sobre gestão de riscos: 9 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com esse tema na sua empresa

CONTEÚDO

Livros sobre gestão de riscos

CONTEÚDO

Como você tem feito a gestão de riscos no seu negócio?

Esta é uma temática que vem ganhando mais relevância entre as organizações. Por isso, gestores do mundo inteiro estão cada vez mais conscientes sobre a importância de gerenciar com eficiência os riscos que rondam suas empresas.

Assim, para que você possa aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, listamos aqui 9 ótimos livros sobre gestão de riscos.

Confira as nossas dicas e saiba como a sua empresa pode ser tornar mais competitiva fazendo gerenciamento de riscos.

Veja em nosso blog: Os 7 melhores livros sobre produtividade que vão mudar sua maneira de pensar

9 dicas de livros sobre gestão de riscos

1 – Risco

Escrito por John Adams, Risco fala a origem deste conceito e suas ambiguidades. O autor propõe uma análise sobre a gestão de risco e fala da importância dessa prática para governos, organizações e até mesmo para a vida cotidiana do cidadão comum.

Livros sobre gestão de riscos

2 – Gerenciamento de Riscos Empresariais

Paulo Baraldi procura enxergar a gestão de riscos organizacionais de maneira integrada. Dessa forma, o autor considera não somente os riscos em si, mas também as oportunidades que os cercam e os controles internos capazes de gerar valor para a empresa.

Gerenciamento de Riscos Empresariais apresenta conceitos, técnicas e metodologias universais que prometem otimizar essa prática.

Livros sobre gestão de riscos

3 – Gestão de Riscos nos Modelos de Negócio

Esta obra procura mostrar a relação entre riscos e tomadas de decisão. Assim, em Gestão de Riscos nos Modelos de Negócio, Karan Girotra e Serguei Netessine falam sobre dois tipos de risco.

  • Risco informacional: quando as decisões são tomadas sem que haja informações suficientes para fundamentá-las.
  • Risco de alinhamento: quando as motivações dos tomadores de decisão não se encontram alinhadas aos objetivos da empresa.

Para os autores, conhecer bem a estrutura do seu modelo de negócio é fundamental para uma gestão de riscos eficiente. Com isso em mente, eles buscam mostrar como decisões-chave podem impactar os riscos inerentes ao seu negócio.

Livros sobre gestão de riscos

Leia também: Confira os 5 principais livros sobre indicadores de desempenho

4 – Governança, Riscos e Compliance – Mudando a Conduta nos Negócios

O livro Governança, Riscos e Compliance – Mudando a Conduta nos Negócios busca apresentar boas práticas de governança corporativa, gerenciamento de riscos, compliance e conduta organizacional.

Nesta dica de livro sobre gestão de riscos, Marcos Assi aborda casos reais sobre crises de governança corporativa e aponta quais técnicas poderiam ter ajudado no enfrentamento dessas crises. O autor fala também sobre o papel e a importância da ética dentro das organizações.

Livros sobre gestão de riscos

Dica de leitura: 7 livros inspiradores para mulheres empreendedoras

5 – Princípios de Gestão de Riscos

Neste livro, Erick Braga Ferrão Galante tem como objetivo oferecer ao leitor os fundamentos básicos da gestão de riscos. Por isso, em Princípios de Gestão de Riscos, o autor apresenta as principais ferramentas e metodologias para esse tipo de gerenciamento.

Livros sobre gestão de riscos

6 – Fundamentos da Gestão de Risco

Esta obra busca orientar o leitor sobre como ele pode construir e implementar um plano avançado para gerenciar riscos. Assim, os autores mostram as diferentes facetas e complicações que um risco pode representar para a empresa.

Além disso, o livro procura também facilitar o acesso à metodologias mais complexas, porém eficientes, de gerenciamento de risco.

Dessa forma, com uma abordagem prática e realista, Fundamentos da Gestão de Risco oferece o conhecimento necessário para administrar os riscos com mais eficácia em qualquer empresa.

Livros sobre gestão de riscos

7 – As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa

Com abordagem mais direcionada à empresas de pequeno e médio porte, esta obra é resultado de uma pesquisa de mais de 10 anos. Após vastas investigações com diversas empresas, o autor chegou a 11 fragilidades presentes em praticamente todas elas.

Tais fragilidades costumam afetar pequenas e médias empresas, fazendo com que elas sejam obrigadas a fecharem as portas. Por isso, se você não quer que isso aconteça com o seu negócio, você precisa ler As 11 Fragilidades Que Derrubam Sua Empresa.

Livros sobre gestão de riscos

8 – Gerenciamento de Riscos do Ponto de Vista da Gestão da Produção

O objetivo desta obra é destacar os fundamentos da gestão de riscos e sua importância para os negócios.

Nesse sentido, são apresentados conceitos, métodos, ferramentas e procedimentos; tudo por meio da perspectiva da gestão da produção.

Livros sobre gestão de riscos

9 – Flexibilidade, Gestão de Riscos e Resiliência na Cadeia de Suprimentos

Encerrando a nossa lista de livros sobre gestão de riscos, temos esta obra que fala sobre a importância de ser flexível e resiliente durante o gerenciamento de riscos em uma cadeia de suprimentos.

O livro não deixa de falar sobre a alta volatilidade dos mercados, a exigência cada vez maior por parte dos consumidores e stakeholders, a complexidade das operações organizacionais e a constante busca por maior eficiência.

Livros sobre gestão de riscos

E então, o que achou das nossas dicas de livros sobre gestão de riscos? Já sabe qual deles você vai ler primeiro?

Saiba mais: 10 livros sobre mudança organizacional que você deve ler para conhecer profundamente este tema

Acompanhar seus indicadores de desempenho pode ajudar a detectar riscos, por isso, use um software de gestão de performance organizacional como o STRATWs One e monitore seus KPIs em tempo real.

 

Banner 16 Livros sobre gestão de riscos: 9 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com esse tema na sua empresa