Quais são as etapas do planejamento estratégico: conheça as 4 principais e as melhores ferramentas

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Trabalhar a gestão empresarial dentro da sua empresa é um dos pontos fundamentais quando se pensa em atingir os objetivos desejados. Mas você sabe como iniciar esse processo? Na prática, você sabe quais são as etapas do planejamento estratégico do seu negócio?

Isso mesmo, o planejamento estratégico de uma organização está diretamente ligado a um bom trabalho de gestão empresarial. Na verdade, essa é a base que vai sustentar todas as suas ações de gestão.

Em outras palavras: sem planejamento, não há gestão empresarial!

Esse processo difere do processo de gerenciamento de projetos, que é usado para manter projetos individuais adequadamente encarregados, ou mapeamento de processos, que ajuda a determinar suas tarefas visando a entrega de um produto ou serviço final ao cliente.

O processo de planejamento estratégico é mais amplo. Ele ajuda a criar um roteiro para quais objetivos estratégicos você deve direcionar mais esforços e quais iniciativas não serão úteis para o negócio.

O planejamento estratégico te ajuda a fazer escolhas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, então está no lugar certo. Neste artigo, vamos definir quais são as etapas do planejamento estratégico mais importantes que qualquer organização precisa seguir.

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Como se faz um planejamento estratégico

Para fazer o planejamento estratégico é preciso, em primeiro lugar, entender a situação atual da empresa.

Nesta etapa, empregam-se ferramentas como a análise SWOT, em que se descobrem as forças e as fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Neste post, você verá tudo sobre a ferramenta SWOT: Análise SWOT para planejamento estratégico: Quais seus pontos fortes e pontos fracos?

Em seguida você deve desenvolver um plano de ações (etapa 2).

Nele, você apontará quem deve fazer o quê, porquê, quando e usando quais recursos.

Este vídeo te mostra como fazer isso:

Na terceira etapa, é preciso divulgar tudo isso para os colaboradores e, por fim, na etapa final, é necessário acompanhar se as metas estipuladas estão sendo atingidas.

Como?

Mais um vídeo que vai te ajudar a entender isso:

Para que as fases do planejamento estratégico fiquem mais claras para você, detalhamos, a seguir, cada uma delas.

Quais são as etapas do processo de planejamento estratégico?

Agora que já sabemos a importância de colocar em prática essa ação visando alcançar os objetivos da empresa, sempre surge a dúvida: por onde começar?

A verdade é que cada empresa possui suas particularidades. Por isso é tão difícil ter uma lista de etapas completa, que se encaixe em todos os padrões de diferentes modelos de negócios.

Mas vamos apresentar agora quais são as etapas do planejamento estratégico que você pode aplicar para ter os melhores resultados ao longo desse processo:

  • Determinar a posição estratégica da sua empresa, internamente e para o mercado;
  • Desenvolver um plano de ação estratégico;
  • Distribuir o plano traçado para todos;
  • Manter todos como responsáveis e criar métricas de acompanhamento.

Tendo essa lista pronta, que tal saber mais detalhes sobre cada uma dessas etapas? Confira agora como pode colocar em prática essas ações e quais as ferramentas que podem ajudar nesse trabalho de implementar as etapas do processo de planejamento estratégico.

1- Determine seu posicionamento estratégico

Esta é a fase de preparação do terreno para todo o trabalho daqui para frente. Você precisa saber onde você está para determinar onde você precisa ir e como chegar lá.

Mantenha o foco certo desde o início, considerando fontes internas e externas.

Identifique os principais problemas estratégicos conversando com clientes e colaboradores e coletando dados da indústria ou do mercado para obter uma visão clara de sua posição.

Você precisa entender exatamente o que sua empresa faz, que benefício oferece ao mercado e onde quer chegar no futuro.

  • Ferramenta: nesse momento inicial, é imprescindível o uso de uma ferramenta – que na prática são 3 bem conhecidas, mas que possuem grande importância para essa fase. Elas são a Missão, Visão e Valores Organizacionais, definições que marcam o início dessa posição estratégica e ajudam a tomar as decisões nos negócios em vários sentidos.

2- Desenvolva um plano de ações

Depois de identificar sua identidade organizacional, é preciso definir sua posição atual no mercado, assim como suas forças e fraquezas.

Com isso, será possível identificar também oportunidades e ameaças e escolher possíveis objetivos estratégicos de acordo com a missão e visão de sua empresa.

Essa é a hora de calcular quais ações precisará colocar em prática daqui para frente. E para desenvolver seu plano, priorize seus objetivos fazendo perguntas importantes como:

  • Quais iniciativas terão mais impacto quando se trata de alcançar a missão da empresa e melhorar a posição no mercado?
  • O que traz mais impacto para identificar o sucesso do negócio?
  • Como os competidores reagem aos nossos produtos e soluções?
  • Quais iniciativas são mais urgentes para o crescimento?
  • O que precisaremos fazer para atingir nossas metas?
  • Como medir nosso progresso e determinar se alcançamos nossos objetivos?

Veja que tudo isso requer uma reflexão não só interna como externa também. É por isso que essa etapa pode levar um pouco mais de tempo para ser concluída, mas não deixe passar nada para não ter um plano estratégico falho.

  • Ferramenta 1: a análise SWOT é a ferramenta ideal para colocar em prática essa etapa de validar sua posição. É com ela que você vai levantar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e com isso já terá em mãos a base para prosseguir com as etapas do processo de planejamento estratégico.
  • Ferramenta 2: análise das forças competitivas de Porter. Essa ferramenta ajuda a entender a posição da empresa no mercado em relação aos concorrentes e como identificar a melhor maneira de desenvolver vantagens competitivas sustentáveis.

Saiba mais: Conheça seu mercado fazendo a análise das 5 Forças de Porter!

Confira também este vídeo e veja mais detalhes de como planejar ações efetivas em sua empresa:

3- Divulgue o plano com transparência

A verdade depois de preparar o terreno é uma só: nada se constrói sozinho. É preciso informar todo o time sobre quais são as etapas do planejamento estratégico que se pretende executar.

Nesta terceira etapa, seu plano precisa ser comunicado e divulgado a todos da sua organização para garantir um bom alinhamento e motivar a equipe.

Para garantir que todos estejam alinhados e toda a energia e esforços de cada indivíduo esteja na mesma direção, as empresas bem-sucedidas garantem que seu plano estratégico não seja comunicado apenas aos chefes de departamento. Cada pessoa na empresa precisa estar ciente e comprar no plano.

  • Ferramenta: nesse momento, a ferramenta mais valiosa para as empresas é mesmo fazer boas reuniões. Para cumprir essa etapa, será necessário ter uma série de conversas com todos os colaboradores. Mas também com cada equipe, mostrando qual a tarefa que ela vai cumprir nessa série de fases do planejamento, com objetivos e metas claras.

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4- Acompanhe as metas em cada etapa do planejamento estratégico

Agora que seu plano foi traçado, é hora de acompanhar o desempenho de cada equipe, departamento ou pessoa específica.

Dar a devida responsabilidade às pessoas e garantir que as atividades do planejamento estratégico estão realmente acontecendo é um passo essencial, mas não é o final. Ajustes podem ser feitos no dia a dia para ter o melhor desempenho do plano estratégico.

  • Ferramenta: já sabendo quais são as etapas do planejamento estratégico, existe uma ferramenta que vai contribuir não só nessa, mas em todas as outras frentes. É um software para acompanhamento de metas, como o STRATWs One, que consegue integrar as pessoas com a estratégia do negócio e permite ao gestor ter todas as informações que necessita na palma de sua mão.
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