Gestão Estratégica

Dicas para mais vendas em 2021: TOP 6 ações para e-commerce

Dicas para mais vendas em 2021: TOP 6 ações para e-commerce

Publicação : 28/03/2021

Por Siteware

10 min

dicas para vender mais em 2021
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Depois de um 2020 de crescimento histórico do comércio online, é hora se organizar para um novo ano com novos desafios. Em 2020 o número de vendas online cresceu 65,7%, alcançando os 105,6 bilhões nos seis primeiros meses. Como manter o crescimento da sua loja? Ou melhor, como aproveitar as oportunidades que estão por vir? É sobre isso que vamos falar neste artigo com 6 dicas para mais vendas em 2021.

Mesmo que sua loja não tenha sentido diretamente o impacto do aumento das vendas online em 2020, é possível se preparar para um 2021 melhor, aproveitando o “embalo” do mercado e do público consumidor que cada vez mais confia no comércio virtual para realizar suas compras.

Fato é que o comércio virtual ganhou mais de 5,7 milhões de novos consumidores que nunca haviam feito uma compra online e que agora já tiveram sua primeira experiência. E para muitos especialistas, esses clientes vieram para ficar.

Ou seja, temos mais clientes fazendo mais compras online, do que nunca! E se você tem uma loja virtual, precisa aproveitar essa oportunidade.

Então vamos ao que interessa: conheça as principais dicas para mais vendas em 2021.

Dicas para mais vendas em 2021

Entre as principais dicas para mais vendas em 2021 estão:

  1. Reveja seu processo de compra
  2. Otimize seu site para mobile
  3. Use um checkout transparente
  4. Ofereça diferentes métodos de pagamento aos clientes
  5. Invista em ações como upsell e cross sell
  6. Não esqueça das ações de marketing para atração

Entenda melhor, a seguir!

1. Reveja seu processo de compra

Talvez isso já tenha acontecido com você como consumidor: você está fazendo uma compra, quando começa a achar o processo muito complexo e longo. Isso faz com que você desista da compra ou deixe para depois.

Bom, cerca de 74% dos consumidores afirmam que, provavelmente, mudarão de empresa se acharem o processo de compra muito difícil.

Uma das opções para resolver esse problema é oferecer pagamentos com um clique e apresentar as opções de variações dos produtos (como tamanho e cores) na mesma página, facilitando a escolha do item mais apropriado pelo cliente.

Em suma, invista em estratégias que facilitem a conclusão de um pedido e tenha como resultado a redução do número de carrinhos abandonados e o aumento das taxas de conversão.

2. Otimize seu site para mobile

Um estudo apontou que 80% do tráfego digital no fim de 2019 foi realizado em um dispositivo móvel.

Atualmente, o próprio Google pontua melhor, em seu sistema de rankeamento orgânico, sites que são responsivos ou mobile friendly. Ou seja, sites que se adaptam ao celular ou tablet e oferecem uma boa experiência para seus clientes nesses dispositivos.

Mas, não é apenas para estar melhor rankeado no Google que você deve se preocupar com essa questão.

Uma vez que seu cliente acessa sua loja por meio do smartphone, cabe a você oferecer uma melhor experiência a ele, garantindo que o processo de escolha do produto e pagamentos seja simples e eficaz, como é no site acessado pelo computador.

3. Use um checkout transparente

No checkout transparente todo o processamento do pagamento é feito dentro do domínio da sua loja. Ou seja, mesmo que você utilize o sistema de pagamento como Mercado Pago ou Pagseguro, o cliente não é levado para fora da sua loja para fazer o pagamento, ele consegue cumprir todas as etapas dentro da sua plataforma.

Entre os benefícios comuns dessa simples mudança de processo estão:

  • diminuição da complexidade do pagamento,
  • aumento da sensação de segurança para o comprador,
  • contribuição para o aumento das taxas de conversão.

4. Ofereça diferentes métodos de pagamento aos clientes

Colocar opções de parcelamento na loja virtual, oferecer opções de pagamento por boleto, cartão de crédito e até transferência bancária, ajuda você a não perder um cliente porque não oferece uma forma de pagamento que esteja alinhada às necessidades dele.

Milhares de consumidores brasileiros não possuem conta no branco, nem cartão de crédito, além disso, muitos que possuem essas facilidades preferem o boleto por se sentirem mais seguros e não precisarem compartilhar dados bancários com a empresa.

Já as compras no cartão de crédito, atendem a 52 milhões de pessoas no Brasil que usam esse meio de pagamento, que corresponde a mais de 80% do número total de transações.

Ou seja, não oferecer uma boa variedade de formas de pagamento em sua loja pode diminuir as taxas de conversão e fazer você perder clientes. Por isso, rever o leque de opções de pagamento que sua loja oferece é uma das dicas para mais vendas em 2021.

5. Invista em ações como upsell e cross sell

Upsell e cross sell são formas de aproveitar melhor cada cliente que chega à sua loja, ampliando o ticket médio dele a partir da venda de mais produtos ou de produtos com maior valor agregado.

No cross sell junto à venda do produto que o cliente originalmente estava interessado, você estimula a compra de um outro produto complementar. Por exemplo, ao vender um celular você oferece a compra de uma película e uma capa protetora.

Up-sell é uma estratégia de vendas que incentiva o consumidor a comprar uma versão mais avançada do produto desejado.

De qualquer maneira estamos falando de opções que ampliam o valor da venda e assim contribuem para os resultados financeiros da sua empresa.

Dicas para mais vendas em 2021

Fonte: E-commerce Brasil

6. Não esqueça das ações de marketing para atração

É claro que as ações de marketing não poderiam ficar de fora de uma lista com dicas para mais vendas em 2021.

Conseguir levar a sua marca para potenciais clientes é uma das formas de fazer com que mais gente visite seu site. Espera-se que com esse movimento haja maiores retornos financeiros.

Entre as ações de marketing para atração de usuários para sua loja virtual podemos incluir:

  • anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e mais,
  • marketing de conteúdo,
  • SEO para e-commerce,
  • redes sociais.

Entretanto, além das ações de atração também é fundamental a criação de estratégias para manter o relacionamento com o usuário, afinal, nem sempre ele fará uma compra na primeira vez que entrar em seu site. Entre as ações de relacionamento de uma estratégia de vendas online estão:

  • Remarketing,
  • captação de leads,
  • e-mail marketing.

Que tal algumas dicas extras para mais vendas em 2021? Confira o vídeo abaixo e complemente seu plano de ação para este ano!

Atenção aos carrinhos abandonados e não pagamento de boleto

Colocando em prática essas 6 dicas para mais vendas em 2021 você tem grandes chances de alcançar o objetivo da sua empresa.

Como você viu, trazer mais clientes para sua loja, por meio de anúncios e outras ações de marketing é só parte de toda a estratégia para convencer um visitante a concluir uma compra.

Considerar todas essas etapas vai te ajudar não apenas a vender mais como também vai contribuir para reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar o retorno sobre investimento.

Dentro desse cenário é importante que você esteja atento também a dois indicadores que impactam nesses resultados:

  • número de abandono de carrinhos,
  • taxa de desistência de pagamento de boleto.

O índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas. Ou seja, a cada 10 clientes que emitem boleto de 3 a 4 não fazem o pagamento.

Já a taxa de abandono de carrinhos no Brasil alcança o preocupante número de 82%!

Para mudar essa situação dentro da sua loja é importante considerar estratégias de como recuperar boletos e como colocar parcelamento na sua loja, de maneira que essa opção contribua para fazer o cliente concluir a compra imediatamente.

Considerando esses dois fatores você otimiza os resultados da sua loja e os indicadores das ações que levaram o cliente até a etapa de pagamento.

Esperamos que essas dicas para mais vendas em 2021 tenham te ajudado e que você comece o ano com energia e estratégia para alcançar o sucesso. Boas vendas!

Esse post foi escrito por Apps E-commerce, desenvolvemos aplicativos que vão ajudar a sua loja virtual a conseguir mais vendas e atingir seus objetivos. Conheça os apps Parcelamento – Installments e Boleto Recovery ideais para recuperar boletos e tornar suas opções de pagamento mais transparentes e atrativas.

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