Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa e se destacar no mercado em 6 passos

CONTEÚDO

Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa

CONTEÚDO

Conhecimento é o resultado gerado por toda integração humana com máquinas, outros seres humanos ou até com inteligências artificiais. Logo, sua empresa o produz em grande quantidade a cada processo que é realizado. 

Mas o que é feito depois de concluído o objetivo? Esse compilado de informações é guardado de alguma forma para ser utilizado em benefício próprio? Se não é, sua empresa provavelmente está perdendo tempo, eficiência e, consequentemente, dinheiro.

Acompanhe neste post como implantar gestão do conhecimento na sua empresa. Além disso, veja de que maneira esse investimento pode se traduzir em resultados para o seu negócio.

Leia também: O que é gestão do conhecimento: 6 princípios essenciais para fazer a empresa crescer

O que é gestão do conhecimento?

Como o próprio nome diz, gestão de conhecimento é a tarefa de gerenciar, de modo prático, todas as informações que a instituição produziu, produz e ainda vai produzir em sua história. 

Essa prática tem como objetivo otimizar os processos gerenciais e de produção ganhando, assim, tempo, economizando recursos e aprimorando o resultado final do seu trabalho. 

Desde que aplicado corretamente, esse investimento se reflete em maior produtividade da equipe e melhor qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

A maior premissa humana de aprender com os erros é elemento fundamental do processo. Mas não são apenas os erros que devem ser levados em consideração.

Os acertos também precisam ser contabilizados para maior aprimoramento do produto ao longo do tempo.

Confira também em nosso blog: Você reconhece a importância da Gestão do Conhecimento para o seu negócio?

6 dicas de como implantar gestão do conhecimento na sua empresa

1 – Faça um raio-x da empresa

Antes de tudo, é necessário fazer um levantamento de quais são os conhecimentos que seus colaboradores já têm.

De posse dessas informações, será possível mensurar quais são os maiores gargalos da sua empresa e o que será necessário desenvolver.

2 – Promova entrosamento e divisão de conhecimento

A segunda dica de como implantar gestão do conhecimento é estimular uma política de compartilhamento de informação dentro da empresa. Assim, a retenção de conhecimento individual é prejudicial à coletividade e à saúde da empresa.

Quando essa prática é adotada, a instituição não fica refém da competência de algum colaborador que possa, porventura, vir a ser substituído.

Sem o engajamento de todos os colaboradores, seus esforços serão inúteis e micro informações que poderiam ser cruciais vão continuar se perdendo.

Por isso, crie uma rotina para diálogo e debate como uma reunião de pauta para que eles tenham voz. Mostre que cada colaborador é importante.

Quer motivar seus colaboradores? Então, confira este infográfico:

Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa

4 – Invista em softwares

Algumas ferramentas disponíveis na internet ajudam você a como implantar gestão do conhecimento de maneira eficaz e até gratuita.

Google Drive

Mecanismo gratuito da gigante da tecnologia, o Google Drive permite armazenar arquivos em vários formatos de maneira organizada e intuitiva.

Caso o cliente necessite de uma capacidade maior, no entanto, existem alternativas pagas para atendê-lo.

Trello 

O Trello é um aplicativo bastante eficaz para criar painéis com tarefas e informações. Estimulando o uso, a equipe adquire o hábito de disseminar conhecimento, atingindo o objetivo do programa.

Slack 

O Slack é uma ferramenta de diálogo utilizada para registrar e arquivar conversas entre colaboradores das empresas dos mais diversos setores.

A plataforma diminui a necessidade de troca de e-mails e deixa tudo o que é debatido guardado para uso posterior.

5 – Crie um roteiro

De posse do levantamento inicial da situação da empresa, estabeleça onde são as maiores lacunas de informação e delimite prazos para saná-las. Esses gargalos podem ser ocupados com projetos correlatos ao trabalho habitual da própria equipe.

Por exemplo, ao final do dia ou da semana, cada colaborador deverá escrever os resultados obtidos para serem posteriormente debatidos com a equipe e arquivados.

Veja mais: Como as empresas inteligentes transformam o conhecimento em ação?

6 – Fique de olho na concorrência

Para finalizar as dicas de como implantar gestão do conhecimento na sua empresa, acompanhar o que as empresas do mesmo setor desenvolvem é elementar para aprimorar o próprio produto e não ficar atrás em inovação.

Invista em ações de benchmarking competitivo e alie o conhecimento gerado no mercado ao que sua instituição já produz. 

Neste post vimos como implantar gestão do conhecimento na sua empresa, que envolve uma série de práticas com o objetivo de gerenciar todas as informações produzidas dentro da sua instituição para serem utilizadas no próprio aperfeiçoamento. 

Você conhece as Forças de Porter? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

A conclusão a que chegamos é que os empreendimentos que investem em capital intelectual preservam sua própria memória. Assim, consequentemente, pensam estrategicamente nos negócios, se adaptando melhor às mudanças do mercado.

Saiba mais: A importância das práticas de gestão do conhecimento para a sustentabilidade de uma empresa

Banner 16 Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa e se destacar no mercado em 6 passos