Gestão Estratégica

Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

Publicação : 23/05/2019

Por Siteware

8 min

Já reparou que funcionários de uma empresa costumam agir de uma forma, enquanto os de outra têm um comportamento diferente?

Toda empresa tem uma série de regras de comportamento (escritas ou não) que determinam a maneira de agir das pessoas.

A cultura organizacional é esse conjunto de crenças e valores que são traduzidos em objetivos, políticas, hábitos e comportamentos que se disseminam por toda a empresa.

A cultura pode se manifestar formalmente, como em uma declaração de Missão, Visão e Valores, ou de maneira informal. Assim, em um simples bate-papo no refeitório, a cultura pode se manifestar. Ela é um dos principais fatores para o sucesso de uma organização.

Tendo isso em vista, é possível que a sua cultura atual esteja atrapalhando os resultados da sua empresa.

Veja alguns sintomas de uma cultura organizacional fragilizada:

  • funcionários pouco produtivos;
  • sem engajamento e desmotivados;
  • falta de colaboração entre as equipes;
  • dificuldades de gerar novas ideias.

Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa

Mas, antes de decidir como melhorar sua cultura, você precisa avaliar o estado atual. O que está funcionando? O que precisa mudar?

Neste artigo você vai descobrir 4 dicas de como avaliar a cultura organizacional de uma empresa. E, assim, identificar quais aspectos precisam ser melhorados para que o seu negócio alcance melhores resultados.

Além de como avaliar a cultura organizacional, quer mais dicas de gestão estratégica de pessoas? Então, confira este vídeo do nosso canal no YouTube:

Leia também: Como mudar a cultura de uma empresa em 6 passos

Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa?

1 – Observe as diferentes interações

As interações em ambiente corporativo se dão entre colaboradores, equipes e entre líderes e liderados. As relações humanas são a base para uma cultura organizacional forte e sustentável.

Por isso, ao avaliar a cultura organizacional, analise a dinâmica entre colegas de trabalho e observe como eles se comunicam ou colaboram uns com os outros.

  • Eles respeitam as ideias e opiniões uns dos outros?
  • Eles se relacionam em um nível interpessoal?
  • Eles funcionam coesivamente como um time?
  • O ambiente de trabalho promove uma livre troca de diálogo e perspectivas?

O pensamento, o planejamento, a tomada de  decisões e as ações são melhores quando executados cooperativamente.

2 – Reveja seus programas de incentivo (ou a falta deles)

A segunda dica de como avaliar a cultura organizacional de uma empresa tem a ver com os mecanismos que você utiliza para motivar seus colaboradores.

A motivação é um aspecto crucial para a cultura de uma empresa. Por isso, é interessante que você faça uma análise dos seus atuais programas de incentivo. E, dessa forma, caso você ainda não tenha um, estude a possibilidade de desenvolver quanto antes.

Torne essa prática o mais pessoal possível. Leve em consideração os interesses, estilo de vida e hobbies de cada funcionário e encontre maneiras de recompensá-los com esses detalhes pessoais em mente.

Por exemplo, se algum colaborador gosta de cozinhar, mostre recompense seus esforços oferecendo a ele um minicurso ou um workshop de culinária.

Profissionais que se sentem valorizados tendem a dar o melhor de si, contribuindo para a disseminação da cultura da empresa.

Veja também: O que é remuneração estratégica: definição, benefícios e 5 dicas de como implementar

3 – Faça uma caminhada pela empresa

Uma maneira de observar a cultura em sua organização é passeando por ela, atentando-se aos diferentes sinais. Por exemplo:

  • Como o espaço é alocado e distribuído entre os departamentos?
  • Onde estão localizados os escritórios?
  • Qual é o conteúdo postado em quadros de avisos e murais?
  • Como os funcionários se organizam e dividem suas tarefas?
  • Como as áreas comuns são utilizadas?
  • O que os colaboradores escrevem uns para os outros?
  • Como eles se relacionam?
  • O que é dito nos e-mails e qual é o tom das mensagens (formal ou informal, agradável ou hostil etc.)?
  • Com que frequência os colaboradores se comunicam uns com os outros?
  • Toda a comunicação é escrita ou as pessoas se comunicam verbalmente?
  • Que tipo de interação você vê entre os funcionários?

Estas são apenas algumas das perguntas a serem respondidas quando você for avaliar sua cultura organizacional.

Por isso, faça uma caminhada pela empresa periodicamente para observar a cultura em ação.

4 – Faça entrevistas com os colaboradores

Outra maneira de como avaliar a cultura organizacional de uma empresa é entrevistando os colaboradores. O objetivo é observar os comportamentos e os padrões de interação entre eles, assim como ouvir o que eles têm a dizer sobre a empresa.

Como, geralmente, é difícil para as pessoas colocarem em palavras como é a cultura da empresa, você obterá mais sucesso na coleta de informações fazendo perguntas indiretas.

Por exemplo:

  • De 0 a 10, qual a chance de você indicar essa empresa para um amigo trabalhar?
  • Como você descreveria essa empresa para um amigo que quer trabalhar aqui?
  • Qual é a coisa que você mais gostaria de mudar nessa organização?
  • O que você não mudaria de jeito nenhum na empresa?
  • Qual é a sua característica favorita que está presente nesta empresa?
  • Você acha que os líderes se comportam de acordo com os valores da empresa?
  • Quais atividades lhe trazem satisfação, independentemente de você receber recompensas e reconhecimento?
  • Qual parte do seu papel te inspira mais?

Saiba mais: [ENPS] Employer Net Promoter Score: o que é esta métrica?

Agora que você já sabe como avaliar a cultura organizacional de uma empresa, que tal algumas dicas de como melhorá-la? Então, confira nosso infográfico:

qual a importancia da cultura organizacional

Essas foram as nossas 4 dicas de como avaliar a cultura organizacional de uma empresa. Que tal colocá-las em prática?

Confira em nosso blog: Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer saber mais sobre esse tema? Então, baixe nosso infográfico gratuito: 5 perguntas para fugir ao senso comum sobre cultura organizacional

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