4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Como é o clima organizacional em sua empresa?

Existem aqueles membros da equipe que “não se bicam” e vivem de nariz torcido um para o outro?

Esse tipo de postura pode ser extremamente prejudicial para o clima de trabalho e, principalmente, para a carreira desses profissionais.

Na posição de gestor de pessoas, uma das principais responsabilidades é fazer com que todos os colaboradores trabalhem em equipe. Mas para que essa função seja exercida com sucesso, é preciso conhecer bem algumas técnicas de gestão de conflitos.

Veja algumas delas neste post e comece a aplicar agora mesmo!

O que gera conflitos nas empresas?

Na prática, várias situações diferentes podem gerar conflitos entre pessoas dentro de um determinado grupo:

  • Divergências por conta do repasse de recursos da empresa;
  • Indecisão sobre as atividades prioritárias;
  • Problemas com horários;
  • Ideias diferentes para executar alguma atividade.

E cabe sempre ao gestor assumir a função de entender a situação e encontrar uma resolução.

Neste conteúdo, preparamos uma relação com 4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer.

Porque existem conflitos nas empresas?

Antes de encontrar as técnicas de gestão de conflitos, é importante entender o que caracteriza um conflito em si e porque ele acaba acontecendo nos ambientes de trabalho.

O que é conflito, afinal?

Podemos dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas.

Isso significa que um conflito pode ser definido como a própria diferença de opiniões em si. E na verdade é bom ter diferentes perspectivas na equipe.

Mas, ao mesmo tempo, a empresa pode ser prejudicada se eles não forem tratados adequadamente. Deve-se evitar que cheguem a um nível de disputa maior, envolvendo o bom trabalho das equipes.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

1 – Colaborar para resolver os problemas

Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. Quando os membros da equipe confiam uns nos outros e sabem que precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum, automaticamente os conflitos são resolvidos de forma rápida.

Como gestor, você precisa entender junto com o time qual a causa do problema e quais os pontos de vista dos membros da equipe em relação a ele.

Apresentar uma solução inovadora e obter consenso entre todos é a chave para essa técnica de resolução de conflitos. Dessa forma, o engajamento entre colaboradores não será prejudicado.

Como a resolução de problemas requer a consideração de múltiplos pontos de vista, essa técnica leva um bom tempo e muito esforço em comparação com as outras.

2 – Suavizar a situação

Suavizar a situação deve ser empregado quando os argumentos surgem entre as partes e você minimiza o problema, buscando pontos comuns. Isso não significa negar as diferenças, que devem ser discutidas com cuidados, mas sem antagonismo extremo.

A ideia é fazer com que cada um dos envolvidos dê um passo atrás, esfrie a cabeça e aproveite para pensar sobre o que está acontecendo.

A suavização é um trabalho temporário e não resolve o problema real. Mas ele é extremamente importante como uma das técnicas de gestão de conflitos. Com ele você consegue melhorar o ambiente e fazer a solução surgir de forma mais natural e mais harmônica.

3 – Atue como um mediador

Ser um mediador é uma das técnicas de gestão de conflitos que vai ajudar todas as partes a concordarem com um caminho escolhido.

A verdade é que as pessoas que estão no meio de um conflito precisam ver no gestor a segurança de uma pessoa experiente, capaz de ver novas alternativas.

Mas para assumir essa posição na prática, aqui estão alguns pontos importantes. Entenda o trabalho de um mediador durante um conflito:

  • Escute separadamente ambos os lados antes de tomar uma atitude;
  • Identifique se há interesses externos por trás das posições de cada lado;
  • Procure sempre por alternativas ganha-ganha;
  • Mantenha ambas as partes focadas ​​e respeitosas;
  • Impeça que qualquer parte sinta que está perdendo voz na empresa;
  • Tenha sempre por escrito os acordos que são feitos.

4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional

Um dos grandes motores para gerar mais e mais conflitos dentro das empresas está no fato de que algumas pessoas assumem uma divergência como algo pessoal.

A partir daí, a resolução deixa de ser o foco. Assim, a própria discussão para encontrar o lado certo ou errado é que predomina, na maioria das vezes.

Por isso, é papel de um gestor manter a comunicação aberta entre todas as partes durante um conflito. Mas deixe claro que aquela discussão é relacionada a um problema de nível profissional.

Conflitos podem desmotivar o time e gerar baixa engajamento, veja mais em nosso e-book gratuito: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores

Antes de conduzir uma reunião formal entre pessoas envolvidas em algum conflito, faça com que as duas partes concordem com algumas diretrizes dessa reunião:

  • Peça para que todos se expressem com calma;
  • Evitem colocar emoções na fala;
  • Peça que as partes concordem em tentar entender a perspectiva do outro;
  • Diga que se violarem as diretrizes, a reunião acaba.

O objetivo final da resolução de conflitos é que ambas as partes resolvam o problema entre si. Tente facilitar a reunião e ajude cada um a identificar o verdadeiro problema que causa o conflito. O foco sempre deve estar a nível profissional, e não pessoal.

Veja também: Gestão de conflitos nas empresas: Uma Visão Mais Abrangente!

Aproveite e veja algumas dicas de como organizar reuniões:

 técnicas de gestão de conflitos

Banner 16 4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa