Como montar um squad? — Aprenda o conceito e saiba como fazer

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Dinamismo e capacidade de adaptação são duas das maiores qualidades de profissionais e empresas na segunda década do século XXI. Por isso, muitas vezes, a forma de organização tradicional das empresas não é mais suficiente para dar as respostas que a empresa precisa. Nesse contexto, o interesse por como montar um squad vem crescendo. 

A metodologia squad é uma nova forma de composição das equipes de trabalho que faz parte da Cultura Ágil. Ela permite uma maior autonomia e, portanto, maior capacidade de mudanças rápidas dentro da empresa.

Quer saber mais sobre as metodologias ágeis? Baixe grátis nosso kit: 

Quer saber como montar um squad ou vários dentro da sua empresa? Este é o lugar certo para você! Continue lendo este artigo, que nele vamos ensinar o passo a passo para ter sucesso nessa nova dinâmica de equipes! 

O que é a metodologia squad? 

No modelo tradicional de empresa, os departamentos agrupam por temas ou competências os profissionais. Por exemplo, você tem o departamento de marketing, o financeiro, o jurídico. Tem também o departamento de inovação e pesquisa, o comercial e assim sucessivamente. 

Mas e se todo mundo trabalhasse junto e misturado? A ideia do squad é mais ou menos essa, mas com método e organização. A metodologia squad é um modelo organizacional que propõe a distribuição dos profissionais da empresa em equipes multidisciplinares. Cada equipe tem um objetivo específico, ou projetos determinados. 

Saiba mais sobre gestão de projetos no nosso e-book, que você baixa gratuitamente: 

Assim, em um squad, você vai ter profissionais de diferentes áreas, colaborando para alcançar um objetivo em comum. Cada um contribui com o seu conhecimento e fazendo aquilo em que é melhor. 

Os squads têm um certo grau de autonomia para decidir seus projetos e a direção que devem tomar — tudo sempre alinhado com o planejamento estratégico geral da empresa, é claro. O Spotify foi uma das primeiras empresas a utilizar essa metodologia, e eles têm dois vídeos que explicam melhor o funcionamento da coisa. Assista a seguir. 

Por que adotar a gestão de squads nas empresas? 

A metodologia squad permite uma maior agilidade nas respostas da empresa quando uma mudança de curso é necessária. E, no mundo VUCA em que estamos inseridos, o que não faltam são mudanças de curso que se apresentam sem aviso prévio. Mas ainda há outros motivos, que vamos apresentar a seguir. 

Espírito colaborativo

Os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) já são o maior grupo geracional na força de trabalho atualmente, e a estimativa é que eles sejam 75% da força laboral até 2025. Uma das principais características dessa geração é o espírito de colaboração. Estudos apontam que 88% dos Millennials preferem trabalhar em um ambiente colaborativo do que em um competitivo. 

Dentro de uma empresa, nada mais colaborativo do que um squad. Em uma equipe formada por profissionais com habilidades e domínios diferentes, cada um tem o seu espaço para se destacar. Todos juntos vão mais longe. 

Maior engajamento

No squad, cada um tem um papel bem definido, e o sucesso do time depende do empenho de todos. Assim, existe um compromisso de cada um com os colegas. Além disso, todos os integrantes do squad se envolvem de forma ativa nos projetos. Isso torna os resultados mais visíveis. Como consequência, há uma maior motivação e engajamento. 

Mais produtividade

Um dos segredos da produtividade é o foco, e essa é uma das principais características dos squads. Cada squad trabalha em um projeto ou objetivo por vez. Isso faz com que todos os esforços estejam concentrados em apenas uma coisa. O resultado é uma maior produtividade e a passagem mais rápida para um próximo objetivo. 

Percepção holística

Com o contato próximo com colegas de outras áreas, os colaboradores acabam tendo uma noção básica das competências de cada tipo de profissional. Isso dá uma visão holística de toda a empresa e um maior poder de autopercepção dos colaboradores sobre seu papel na empresa.  

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens, está na hora de aprender como montar um squad. Está pronto? Então aqui vamos nós! 

Como montar um squad? 

Existem alguns cuidados de como montar um squad que você precisa tomar para a metodologia dar certo na sua empresa. O primeiro deles é observar que cada squad não tenha mais do que 10 profissionais. Esse é o número para garantir uma boa dinâmica e uma boa multiplicidade de visões, mantendo a organização.  

Cada squad é uma unidade autônoma dentro da empresa. No entanto, é fundamental que a comunicação entre os squads seja fluida. Assim, a recomendação é que você organize os seus “pelotões” em três níveis de estrutura. 

Tribos

As tribos são agrupamentos de squads que trabalham em projetos semelhantes ou com objetivos em comum. Esse nível de organização permite que esses squads troquem informações e experiências de forma mais constante. Por causa disso, as tribos devem ter no máximo 100 colaboradores e, de preferência.

Capítulos

Os capítulos são os profissionais que têm uma mesma função no contextos dos seus respectivos squads e estão dentro de uma mesma tribo. Por exemplo, todos os gestores de projeto de uma mesma tribo formam um capítulo; todos os profissionais de marketing são outro capítulo, e assim por diante. 

Guildas

As guildas são grupos que estão de fora da lógica dos squads, das tribos e dos capítulos. Trata-se de profissionais que têm em comum determinados interesses e, portanto, se juntam de forma espontânea para desenvolver um projeto relacionado a isso. 

Acha que está mais claro agora como montar um squad? Então vamos ver um exemplo, para você enxergar tudo isso funcionando em uma empresa de verdade. 

Análise de caso: squads Nubank

Em 2015, o Nubank decidiu adotar a metodologia squad no seu escritório, e fez isso misturando o pessoal do atendimento ao consumidor (que eles chamam de xpeers) ao restante da empresa. 

Ou seja, sabe aquela ideia do call center, em que dezenas de profissionais compartilham uma grande sala dividida por baias, todos eles com seus fones de ouvido e atendendo um cliente depois do outro? Esqueça. 

No Nubank, os xpeers ficam espalhados por toda a empresa, vivendo o dia a dia dos demais setores e tendo uma ideia de como toda a coisa funciona. Assim como orienta a metodologia, eles fazem parte de squads, e cada equipe tem objetivos específicos dentro da estratégia da empresa. 

E também de acordo com o manual, cada squad é formado por diferentes capítulos. Alguns exemplos são engenheiros, programadores, designers, profissionais de comunicação, analistas financeiros e outros. Esses squads trabalham em tarefas como o lançamento de um novo produto, início de operações em outro país, uma nova campanha publicitária e diversos outros. 

Com esse exemplo prático, fica ainda mais fácil enxergar como montar um squad e de que forma essa metodologia funciona na prática. Para tudo correr sem percalços e com maior eficiência possível, ter uma boa gestão de processos é um elemento chave. 

Portanto, se você gosta da ideia de começar a adotar a metodologia squad na sua empresa, considere também contratar uma ferramenta como o STRATWs One. O software transforma em processos toda a metodologia de gestão da sua empresa. 

Veja o case de um dos nossos clientes e inspire-se: 

Além de facilitar o dia a dia da sua gestão operacional, esse software automatiza algumas tarefas, liberando os seus gestores e os colaboradores para atuarem naquilo que importa mais em cada momento. Com o STRATWs One, você também consegue monitorar os indicadores dos seus projetos e gerar relatórios de forma simples e rápida.Hoje em dia, estamos presentes em cerca de 1000 empresas em 20 países diferentes.

Banner 16 Como montar um squad? — Aprenda o conceito e saiba como fazer