Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente: 8 dicas que você precisa conhecer

CONTEÚDO

Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente

CONTEÚDO

Aumentar a motivação no ambiente de trabalho pode ajudar a melhorar o desempenho, elevar a moral dos colaboradores e aumentar a produtividade. 

Para alcançar melhores resultados, cada líder precisa ter uma estratégia motivacional capaz de criar e manter o entusiasmo entre os funcionários.

Pensando nisso, listamos aqui 8 dicas de como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente.

Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para engajar seus funcionários e garantir o crescimento contínuo de sua empresa.

Leia também: Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho

Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente?

1 – Forneça feedback contínuo

A primeira dica de como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente é fornecer feedback contínuo aos seus colaboradores.

Os colaboradores são motivados ao se determinar metas e pelo recebimento de feedback contínuo sobre como seu desempenho realmente está em relação a essas metas.

Assim, ao fornecer um feedback imediato e contínuo, isso permite que o colaborador entenda como suas ações afetam a empresa. Quando os colaboradores sabem que estão evoluindo, eles se sentem mais motivados a desempenhar suas atividades.

Por isso, seja sempre específico ao dar seu feedback. 

Por exemplo, em vez de dizer a um colaborador que ele “fez uma ótima apresentação”, elogie a maneira como ele organizou as informações, as citações que usou e a maneira como desenvolveu seu discurso.

Assim, ele se sentirá mais motivado a repetir seu esforço no próximo projeto.

Tem dificuldade em dar feedback? Isso é mais comum do que se imagina! Por isso, confira este vídeo e saiba como lidar com essa situação:

Saiba mais: Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

2 – Identifique pontos fortes individuais e atribua tarefas de acordo

Os funcionários tendem a se dedicar mais em suas funções quando suas habilidades e experiências únicas são utilizadas.

Portanto, sempre que possível, identifique os pontos fortes de cada membro da equipe. Em seguida, atribua tarefas que você sabe que são mais adequadas às suas habilidades e talentos pessoais.

3 – Explique por que as metas coletivas são importantes

É fácil perder a motivação quando você não entende totalmente o objetivo para o qual está trabalhando.

Para cobrar metas e manter os funcionários motivados, certifique-se de que eles não apenas entendam o objetivo em questão, mas também os resultados que se seguirão ao atingi-lo.

Os funcionários devem estar alinhados com os objetivos. Assim, permanecem motivados e produtivos, e ter conhecimento das metas é uma das melhores maneiras de garantir que isso aconteça.

4 – Seja transparente

Não há como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente se os seus funcionários não sabem quais são os objetivos da sua empresa. 

Por isso, você precisa mostrar a estratégia corporativa que está por trás de tudo isso para seus colaboradores. Mostre quais são os objetivos e metas da empresa. 

Na verdade, seja ainda mais detalhista e apresente as metas de curto, médio e longo prazo. Assim, ao notarem como as atividades de cada um afeta os resultados do negócio, perceberão que seu esforço valeu a pena e se sentirão motivados a dar o seu melhor. 

Converse regularmente com seus colaboradores. Eles ficam mais motivados para colaborar quando conhecem os objetivos e as metas da empresa.

Leia também: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

Com o People Analytics você sabe o que seus colaboradores desejam e como atender essas necessidades influencia em seus resultados.

Veja este vídeo de nosso canal no YouTube e saiba como aplicar em sua empresa:

5 – Crie um ambiente de trabalho positivo

Motive os funcionários oferecendo um ambiente de trabalho positivo e otimista.

Incentive o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias e garanta que os funcionários tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para um bom desempenho.

Esteja disponível quando os funcionários precisarem que você seja um mediador de conflitos. Elimine esses conflitos à medida que surgirem e dê aos funcionários a liberdade de trabalhar de forma independente, quando apropriado.

6 – Mostre sua confiança

Motivar e inspirar seus funcionários é demonstrar que você tem fé em suas habilidades para fazer o trabalho.

Você pode fazer isso atribuindo-lhes mais responsabilidades e dando-lhes a chance de enfrentar desafios. Isso mostra que você confia neles.

7 – Estimule a competição saudável

Estimular a competição saudável no trabalho é uma maneira eficiente de cobrar metas e motivar a equipe. Para isso, adotar um sistema de recompensa pode ser um boa ideia.

Recompense as pessoas por um trabalho bem feito e elas estarão mais propensas a repetir o desempenho e a fazer o que for preciso para ganhar o cobiçado prêmio.

O reforço positivo, afinal, é um dos princípios psicológicos mais antigos e verdadeiros.

Você pode incentivar seus funcionários com prêmios como um almoço oferecido pela empresa, uma tarde de folga, ingressos para eventos ou cartões-presente para pessoas que atinjam determinadas metas.

Isso não só vai ativar os reforços positivos de seus cérebros, mas também irá inspirar uma competição amigável e saudável no local de trabalho.

Você sabe como usar os KPIs para motivar seus colaboradores? Então, baixe nosso infográfico gratuito: Como usar KPIs para acompanhar resultados e engajar seu time

8 – Seja um exemplo

Você não pode esperar que seus funcionários trabalhem duro ou se comportem da maneira que você quer se você não der o exemplo. Se você demonstrar sua empolgação com os objetivos da empresa, seus funcionários vão se envolver e trabalhar para atingir essas metas.

Gostou das nossas dicas de como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente? Então que tal colocá-las em prática na sua gestão?

Veja mais: Liderança baseada em motivação e desenvolvimento pessoal

Banner 16 Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente: 8 dicas que você precisa conhecer

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a criar, acompanhar e divulgar seus KPIs. Assim, é ideal para mostrar os resultados de cada colaborador e dar o feedback necessário para motivá-los a crescerem cada vez mais.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente: 8 dicas que você precisa conhecer

assinatura mar 18 daniella Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente: 8 dicas que você precisa conhecer

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!