O que é custo de aquisição de clientes e por que é importante calcular esse indicador

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O que é custo de aquisição de clientes

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Você sabe o que é custo de aquisição de clientes?

Também conhecido como CAC, este é um indicador que mostra, em média, quanto a sua empresa precisou investir para conquistar um cliente.

Essencial para compreender a saúde financeira de um negócio, o CAC vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é custo de aquisição de clientes. Além disso, entenderá sua importância e como calculá-lo.

Fique com a gente e descubra de que maneira essa ferramenta estratégica pode ajudar a sua empresa!

Leia também: Indicadores para fidelizar clientes: 4 exemplos que você precisa implementar agora

O que é custo de aquisição de clientes?

Como já adiantamos na nossa introdução, o custo de aquisição de clientes nada mais é que a média de investimentos que você precisou fazer para conquistar um único cliente.

Geralmente, o CAC está mais relacionado aos departamentos de Marketing e de Vendas. Ele considera toda a jornada do prospect pelo Funil de Vendas, desde a atração até a nutrição dos leads e conversão da venda.

Nesse sentido, o CAC tem a ver também com a quantidade de clientes que a sua empresa consegue converter e o investimento feito em cada uma das etapas do Funil.

Como calcular?

Para que você possa compreender melhor o que é custo de aquisição de clientes, é importante saber como é feito o cálculo deste indicador.

Calcular o CAC não é nenhum bicho de sete cabeças. O primeiro passo consiste em somar todos os custos e investimento diretos feitos em Marketing e Vendas durante um período específico, geralmente mensal. Por exemplo:

  • salários;
  • comissões de vendas;
  • aquisição de software de relacionamento;
  • anúncios pagos (mídia tradicional ou online);
  • links patrocinados;
  • eventos de divulgação da marca;
  • marketing digital;
  • infraestrutura oferecida aos vendedores etc.

Em seguida, você precisa somar o total de clientes adquiridos dentro desse mesmo período.

Feito isso, aplique a seguinte fórmula:

  • CAC = Total de investimentos diretos / Total de clientes

Suponhamos que, nos últimos 12 meses, os seus investimentos diretos em Marketing e Vendas somaram 50 mil reais. Neste mesmo período, você conseguiu adquirir 100 novos clientes. Logo, seu CAC será de 500 reais.

Indicadores de vendas e indicadores financeiros têm uma relação direta entre si. Por isso, vale a pena conferir este vídeo:

Veja também: Conheça os 4 indicadores de desempenho de vendas que você precisa acompanhar para alavancar seus resultados

Por que é importante mensurar o CAC?

O CAC é um importante indicador da saúde financeira da sua empresa. Com ele, os gestores de Marketing e de Vendas são capazes de otimizar seus investimentos e tomar decisões mais assertivas, com base em dados concretos.

Mas, para uma análise mais completa, é necessário combinar os resultados de custo de aquisição de clientes com dois outros indicadores: o ticket médio e o lifetime value.

Basicamente, o ticket médio é o valor, em média, que cada cliente gasta em compras no seu negócio.

Já o lifetime value é o valor, também em média, que o cliente vai injetar na sua empresa durante todo o “ciclo de vida” dele com a sua marca. Essa métrica é muito utilizada por empresas que operam sob o modelo de receita recorrente.

Se o seu custo para conquistar cada novo cliente é de 500 reais e o seu lifetime value é de 450 reais, então você estará saindo no prejuízo.

Nesse caso, será necessário adotar estratégias para inverter essa balança, como ações de retenção e fidelização.

Ao fazer esse cruzamento de dados, é possível saber quais investimentos feitos em aquisição de novos clientes são mais vantajosos.

Assim, se o resultado do CAC estiver inferior ao de lifetime value e ticket médio, é sinal de que as suas estratégias e investimentos estão se provando, de fato, eficientes.

CAC e startups

O CAC é especialmente importante para startups ou empresas que estão dando os primeiros passos para se firmarem no mercado. Com esse indicador, é possível entender o quão viável e rentável o negócio é, o que serve como argumento para captar investidores.

Ficou claro o que é custo de aquisição de clientes? Implemente este indicador na sua empresa para fazer o acompanhamento da saúde financeira dos negócios e traçar estratégias mais eficazes.

Saiba mais: 4 dicas de como reduzir o custo de aquisição do cliente e melhorar a eficiência da empresa

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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