4 estratégias de comunicação para engajar colaboradores

CONTEÚDO

Melhorar o engajamento entre colaboradores

CONTEÚDO

Um dos maiores desafios da liderança é engajar colaboradores nas entregas das promessas de sua marca. Como já mostramos neste post, uma pesquisa do Gallup sugere que os gestores podem melhorar o engajamento da equipe através da comunicação.

Um chefe que não se comunica com frequência enfrenta dificuldades no engajamento dos funcionários, o que pode afetar a receita da empresa. Os líderes que buscam comunicação efetiva para melhorar o engajamento entre colaboradores de seus times devem seguir os quatro passos abaixo:

4 passos para engajar colaboradores

1. Adote um estilo de comunicação que seja bom para cada indivíduo

Apesar das metas e objetivos da empresa serem padrão, estamos lidando com pessoas. Bons chefes sabem que não podem gerir cada funcionário da mesma maneira:

  • Pessoas desorganizadas melhoram com estrutura. Ajude-os a se organizar!
  • Dê autonomia àqueles que precisam de pouca atenção
  • Alguns prezam reconhecimento público: comemorações!
  • Pessoas mais modestas preferem apenas um email de congratulação

Quando for considerar como se comunicar, entenda que as pessoas absorvem informação de maneira diferente. Alguns gostam de bater papo ao telefone, outros preferem diálogo face a face. Utilize todos os meios disponíveis e adote o melhor modo de comunicação para cada colaborador.
Entenda, também, suas habilidades: se você é bom redator, mas não fala bem, use a escrita a seu favor para melhorar a comunicação com a equipe.

2. Seja consistente

O engajamento melhora quando o gestor define com clareza sua job description. Muitas vezes, a razão real da falta de engajamento é a falta de definição de papéis e objetivos. Se você não comunica as responsabilidades de cada um, como pode cobrar um funcionário pelo resultado do trabalho?

Após compartilhar as expectativas que tem de cada um, estabeleça reuniões regulares para aumentar a comunicação com seu time. É sua chance de criar laços com a equipe. Outra pesquisa do Gallup indica que quando o colaborador tem reuniões frequentes com seu gerente, ele é três vezes mais feliz no trabalho.

Certifique-se de que sua disponibilidade ande lado a lado com suas habilidades comunicativas. A pesquisa mostra que funcionários que podem abordar seus chefes com qualquer tipo de questionamento são 54% mais engajados no trabalho.

3. Evite demonstrações públicas de emoção

Você já teve um chefe que gritava muito?
Todos sabemos que assim que o grito começa, a comunicação acaba. Se você tem dificuldade em se comunicar com seus funcionários e sempre perde a calma, é hora de reavaliar sua abordagem.
Se você quer engajar colaboradores com sucesso, considere:

  • Quanto diálogo realmente existe entre um chefe muito bravo e seus funcionários?
  • Como isso afeta a moral das pessoas no escritório?
  • Você acha que trabalhadores respeitam um chefe que grita?

Um estudo afirma que funcionários que lidam com ligações de clientes raivosos e bravos têm problemas em lembrar até qual era a reclamação para início de conversa. A emoção passa por cima de qualquer conteúdo que queiramos compartilhar.

Nunca há um momento em que gritar com os membros da sua equipe seja aceitável. O grito desmoraliza o empregado e o deixa sem vontade ou incapaz de executar seu trabalho de maneira eficaz.

4. Elogie mais, critique menos

Os melhores gestores criam um ambiente no qual seus colaboradores queiram ser excelentes.
Todos querem se sentir valorizados. Respeito mútuo é conquistado através de elogios, apoio e incentivo constantes. Ambientes de trabalho positivos criam, naturalmente, uma força de trabalho mais engajada.

Quando você se comunica com positividade, em vez de negatividade, seus funcionários se sentem empoderados, apoiados e farão o máximo possível para realizar o melhor trabalho para sua empresa.

Atenção, chefes: Se você adapta sua comunicação pessoal ao estilo de cada colaborador e foca em positividade em vez de raiva, você vai engajar engajar colaboradores para o sucesso da sua empresa. Essa abordagem vai lhe ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo para sua equipe.

Mas qual a importância de melhorar o engajamento entre colaboradores?

A  outra pesquisa do Gallup, de 2016, sobre o engajamento de funcionários em empresas de 142 países, conseguiu quantificar a importância de se ter um time motivado.

As descobertas foram preocupantes, mas fica a lição de que todo gestor se preocupar em como engajar colaboradores, visando aumentar o engajamento no trabalho principalmente para melhorar os resultados da empresa.

Seus colaboradores não estão engajados?

Dentre os milhões de colaboradores entrevistados, apenas 13% dos empregados estão efetivamente engajados com seu trabalho, fazendo contribuições positivas para a empresa, 63% estão desmotivados e menos interessados em se esforçar para atingir objetivos estratégicos da empresa e melhorar seus resultados e, ainda mais preocupante, 24% dos trabalhadores estão ativamente desinteressados com seus trabalhos, ou seja, espalhando negatividade para os outros colegas. Estão infelizes e improdutivos, podendo causar a perda de receita para sua empresa.

Ao olhar para a pesquisa por continente, descobrimos que o grau de insatisfação na América Latina só perde para o da África e Oriente Médio. Isso acaba impactando no desenvolvimento econômico e social dos países.

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas passam uma parte substancial do seu tempo no trabalho. Como resultado disso, sua experiência no ambiente de trabalho afeta, inevitavelmente, a qualidade de suas vidas.

A descoberta de que a maioria dos empregados está insatisfeito no trabalho pode explicar porque a economia global não consegue se reerguer e o motivo de tanta inquietação social em vários países.

Melhore seus resultados

Os líderes devem se esforçar para aumentar o engajamento dos colaboradores, garantindo o crescimento sustentável de suas empresas, comunidades e países.

Veja a pesquisa na íntegra.

E o que você achou dos números da pesquisa? Como você faz faz para engajar colaboradores? Gostou das dicas? Já aplica em sua empresa? Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar seus colegas no engajamento de funcionários também!

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Texto adaptado por:

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Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.