Por que valores e cultura organizacional importam?

CONTEÚDO

valores e cultura organizacional

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Toda empresa tem uma personalidade, a forma como ela ou seus colaboradores agem ou fazem as coisas, o nome que se dá a isso é Cultura.

Nas empresas menores, são os valores, que dão origem à Cultura. Estes valores estão presentes nos donos ou líderes que costumam estar envolvidos em todos aspectos da operação, fazendo com que todas as ações e atitudes sejam permeadas pela Cultura que querem propagar na empresa.

Nesse contexto, qual a importância dos valores e cultura organizacional de sua empresa?

É sobre este assunto que trataremos nesta postagem.

Importância dos valores e cultura organizacional para seu negócio

Quando a organização cresce e o dono ou CEO não consegue mais estar presente em todos os momentos surge um problema de valores e cultura organizacional. Nesse momento é crucial que os funcionários responsáveis pelas tomadas de decisão representem sua marca de modo tão consistente quanto você o faria.

Para isso é preciso que todos conheçam a fundo os valores da empresa e dessa forma agir de acordo com a Cultura da mesma.

Implicações Mercadológicas

Valores e Cultura também tem impacto no mercado. Empresas de sucesso sempre conseguem as melhores pessoas e os melhores clientes. Ótimos funcionários não escolhem sua empresa apenas pelo salário, os realmente bons conseguem isso em qualquer lugar. O que eles querem é trabalhar em um lugar onde pertençam, uma empresa com a qual compartilhem seus valores.

Do mesmo modo, clientes costumam ser atraídos por vendedores que se encaixem com seu jeito de ser, que tenham os mesmos princípios. Simon Sinek argumenta que clientes não compram da sua empresa pelo que você entrega e sim pelo que você acredita.

Citando a Apple como exemplo, ele diz que a empresa não construiu um culto de consumidores fanáticos apenas por produzir computadores, MP3 players e smartphones.

As pessoas são atraídas pela Apple por causa daquilo que ela acredita – desafiar o status quo sabendo como desenvolver produtos inovadores em sua concepção, aplicação e design. Esse é o posicionamento da Apple, que serve de base para sua Cultura e a ajudou a ser a empresa número 1 do mundo em 2011.

Esse conjunto de regras que forma a cultura funciona como um organismo vivo dentro das empresas. É preciso que esteja sempre em movimento, seja dentro ou fora da organização. Todos devem estar alinhados com a sua Cultura para que não haja problemas na execução de sua estratégia e no dia a dia, seja com clientes, fornecedores ou entre si.

Para manter seus valores e cultura organizacional sempre vivos e garantir que seja aplicada na sua empresa, seguem algumas dicas de onde praticá-la para que seja permeada entre seus colaboradores:

Recrutamento:

Um bom recrutamento tem que ter “encaixe”. As pessoas que você está contratando se encaixam na Cultura e personalidade do seu negócio? Eles são bons representantes da sua marca?

Para saber, você precisa testar os valores da pessoa na hora da entrevista. Se sua empresa incentiva o aprendizado, por exemplo, você pode perguntar quais livros a pessoa está lendo para manter o conhecimento profissional ou que cursos fez no último ano para se manter relevante no mercado. As respostas a esse tipo de pergunta te indicarão se aquele é o melhor candidato para sua empresa.

Desempenho:

suas avaliações não devem abranger apenas os resultados do funcionário em termos de números e entregas. Você deve avaliar, também, se a atitude daquele colaborador é a que você quer para sua empresa, se ele vivencia seus valores lá dentro. Assim, você saberá se ele é adequado para a função que desempenha ou se estaria melhor em outro lugar.

Em geral, empresas que se constroem baseadas em valores sólidos costumam ter melhores resultados do que aquelas que não o fazem. Então, acompanhe essa série e saiba como, com uma base forte, você pode levar sua empresa de BOA para ÓTIMA.

 

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