Por que engajar o funcionário é essencial para reter clientes?

CONTEÚDO

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Os problemas de vendas não começam com os clientes, eles começam com você e sua equipe. Quando os consumidores esperam uma experiência fantástica, mas recebem um atendimento medíocre, você pode perdê-los definitivamente.

Ter uma marca harmônica pode ajudar a alcançar as expectativas de seus clientes e diminuir drasticamente experiências ruins com sua marca. O melhor modo de entender as necessidades do seu cliente é ser seu próprio cliente.

Utilizar o seu produto dentro da sua empresa, fazendo com que líderes e colaboradores interajam como cliente e atendimento, te ajuda a entender a jornada do seu cliente e a validar a qualidade e as capacidades do seu produto. Você consegue extrair mais informações sendo usuário do produto do que procurando respostas empíricas para o problema de engajamento do seu consumidor.

É um ciclo sem fim

Sua liderança engaja os colaboradores que, por sua vez, engajam o cliente. Pesquisas mostram que, apesar de 90% dos líderes acreditarem que o engajamento da sua equipe afeta o resultado final da empresa, apenas 25% deles têm uma estratégia de engajamento. A experiência do usuário começa a partir do primeiro contato que a pessoa tem com sua marca e equipe e uma primeira impressão ruim é o primeiro passo para o descomprometimento entre o cliente e seu produto.

Para engajar sua equipe e proporcionar a melhor experiência do consumidor com sua marca, você pode seguir alguns passos:

1. Dê e receba feedback regularmente

Algumas empresas apenas dão feedback a cada seis meses. É utópico esperar que cada funcionário se lembre do que fez bem ou mal meio ano atrás, ou permaneçam engajados com sua liderança. Pesquisas apontam que 43% dos colaboradores altamente engajados recebem feedback uma vez por semana.

2. Comunique seus objetivos

A cultura da sua empresa precisa ser de transparência e comunicação. Se não, como seus funcionários te ajudarão a atingir seus objetivos sem saberem quais são?

Se sua equipe sempre sabe o que você espera dela, eles podem te ajudar a fechar negócios com mais rapidez, resolver problemas com o cliente sem muita turbulência e estar sempre pronta para te apoiar em qualquer atividade.

3. Escute seus colaboradores

Seus funcionários são uma fonte valiosa de informação a respeito da interação do cliente com seu produto. Converse com eles, pergunte suas ideias e opiniões e considere o que eles têm a dizer.

4. Comemore conquistas

Poucas coisas engajam mais os empregados do que serem reconhecidos por um trabalho bem feito. Certifique-se de mostrar que se importa e que reconhece as qualidades do seu time.

5. Mude as estatísticas

Já te mostramos que 24% dos trabalhadores estão altamente desmotivados com seus trabalhos. Sabendo disso, tome medidas para mudar essa realidade na sua empresa!

Nessa coluna sobre engajamento e seus benefícios para as empresas, vamos abordar atitudes que você pode tomar e o impacto que elas terão na melhoria dos seus resultados. Fique de olho!

Fontes: Entrepreneur e Gallup

E aí, concorda que uma equipe engajada trabalha melhor e isso ajuda a reter clientes e torná-los advogados da sua marca? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Texto escrito por:

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Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.