melhoria-continua

Melhoria Contínua

A revolução promovida pela Qualidade e Produtividade mostrou aos gestores de todo o mundo as vantagens da combinação de inteligências múltiplas – individuais e funcionais – na solução de problemas.

O conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e pressupõe a existência de desafios, a capacidade de identificar as causas dos problemas e implementar soluções.

De acordo com a Gestão da Qualidade Total, melhoria contínua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos.

A partir da aplicação cíclica do PDCA, a sigla em inglês dos termos Plan (Planejar); Do (Fazer); Check (Verificar); Act (Agir /Corrigir), é possível obter melhorias de processos, produtos, serviços ou sistemas analisados.
Algumas importantes vertentes tornam o processo de melhoria contínua efetivo. Dentre elas:

  • análise de valor;
  • eliminação de desperdícios;
  • padronização;
  • racionalização da força de trabalho.

O software Solução de Problemas e Projetos de Melhorias do PortalSIM estimula a melhoria contínua, que é considerada uma das formas mais eficazes de aprimorar o desempenho e a qualidade nas organizações. Independentemente de ser uma indústria, uma empresa de serviços ou uma entidade sem fins lucrativos, a melhoria contínua assegura qualidade superior e uma cultura organizacional de permanente insatisfação com o status quo.

À primeira vista, os curtos ciclos de mudança e a alta frequência têm impactos pequenos, mas quando somados trazem benefícios significativos à organização.

Voltar

Módulos relacionados